POR vcoqueiro, 01 nov 2016, 15H37

Palestra Sobre Los Derechos Laborales y Seguridad Social en el Escenario del Posconflicto

No dia 9 de outubro de 2016 aconteceu, no auditório do campus XV da Uneb, a Palestra Sobre Los Derechos Laborales y Seguridad Social en el Escenario del Posconflicto, com o palestrante Cristian Joaquim Gil Aponte (Colômbia). O evento foi uma parceria do Núcleo de Prática Jurídica e do projeto de extensão Seminário de Reflexões Contemporâneas sobre Direito e Justiça.

O evento contou com a participação de professores e discentes. Após breves considerações da professora Maristela Barbosa, o palestrante discorreu sobre a questão dos direitos trabalhistas e da seguridade social na Colômbia.

Sendo militante na área, trouxe o palestrante um contexto geral do assunto, falando um pouco da herança colonialista e da exploração do povo indígena, onde ainda é possível encontrar reflexos diretos na contemporaneidade do país. Foi colocado também o fato que a globalização é um processo inerente a um capitalismo voraz, que não respeita valores culturais e submete os processos econômicos locais.

Aduziu que as empresas na Colômbia, dominada pelo neoliberalismo desde anos 50, vem pagando salários ínfimos aos trabalhadores, com constante desrespeito a direitos sindicais e previdenciários, sendo que é necessário garantias trabalhistas frente a multinacionais que pagam baixos salários e exploram ao máximo o trabalhador.

Ao final da palestra, após participação dos ouvintes que quiseram perguntar ou fazer alguma ponderação, o palestrante incentivou os futuros advogados a terem uma prática militante e verem a profissão da advocacia como ferramenta de responsabilidade coletiva antes as demandas de cunho evidentemente individuais.

Em Destaque