POR vcoqueiro, 02 set 2016, 18H59

I Seminário de Análise Econômica sobre o Direito

Entre os dias 25 e 26 de agosto de 2016 aconteceu, no auditório do campus XV da Uneb (Valença), o I Seminário de Análise Econômica do Direito, sob a coordenação dos professores Fábio Gabriel de Oliveira e Eduardo Morais de Cabral, que também coordenam o grupo de pesquisa Direito e Economia.

O evento contou com a participação de professores e discentes do Departamento. Nas várias mesas disponíveis durante o seminário, foram apresentados temas ligados à análise do Direito e Economia, sempre se ressaltando a importância de diálogos entre essas duas áreas do conhecimento.

Inicialmente o discente Lúcio Cardoso explanou um pouco sobre os autores estudados no grupo que deu origem ao evento, mostrando a diversidade de pensamento que o norteia e pontuando os ápices das discussões feitas. Alguns professores fizeram alguns links sobre a temática, a exemplo do professor Rodrigo Salazar que falou sobre a mediação nos parâmetros do Novo Código de Processo Civil, e a professora Thiana Cairo, que abordou a importância do estudo interdisciplinar da Economia no Direito, dando alguns exemplos nas áreas de sua docência.

O evento teve como objetivo principal a apresentação das pesquisas e trabalhos desenvolvidos pelos discentes orientados no grupo de estudo Direito e Economia. Assim, vários deles apresentaram seus trabalhos, fazendo paralelos bem interessantes sobre Economia no Direito Penal, Administrativo e outras análises de problemas atuais.

As apresentações contaram com o amplo apoio da comunidade acadêmica, que lotou o auditório em todas as apresentações. Oportunamente, o coordenador do grupo de estudos convidou os presentes a participarem das próximas reuniões e submeterem-se ao processo seletivo de monitores/pesquisadores, sendo mais uma oportunidade de complementar a formação curricular e ampliar os horizontes de estudos.


Em Destaque