POR Ascom/Kleber Palafoz, 11 jan 2011, 18H07

PERGUNTAS FREQUENTES

1. O que é o Sistema de Seleção Unificada (SISU)?

É o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes, com base no desempenho obtido no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) do ano imediatamente anterior.

2. Quantas vagas serão oferecidas pela UNEB?

Na 2ª Edição do SISU 2017 (para ingresso no 2º semestre), a UNEB está ofertando 1.480 vagas. Estas vagas foram distribuídas em 105 opções de cursos de graduação em campi da universidade na capital e no interior do estado.

3. Onde encontro o edital?

O Edital pode ser acessado por meio da página www.uneb.br/sisu.

4. Quem pode se inscrever no SISU?

Podem se inscrever no SISU apenas os estudantes que fizeram o Enem do ano imediatamente anterior.

5. O candidato inscrito no Vestibular pode se inscrever no SISU?

Sim. A inscrição do candidato no Vestibular não invalida sua inscrição no SISU. O candidato pode concorrer a vagas nos dois processos seletivos simultaneamente.

6. Como funciona o SISU?

O processo seletivo do SISU terá uma única etapa de inscrição, a se realizar, ininterruptamente, em período informado no site http://www.sisu.mec.gov.br.

Ao efetuar sua inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do SISU. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas (cotas), em conformidade com os requisitos do edital.

Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada. Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos melhor classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem 2016.

Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo SISU em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga.

- Candidato selecionado em 1ª opção: O candidato selecionado em sua primeira opção não participará da chamada subsequente, independentemente de efetuar ou não sua matrícula na instituição de ensino para a qual foi selecionado. Por isso, o estudante deve ficar atento aos prazos. Se for selecionado em primeira opção, deverá fazer sua matrícula, pois não será convocado na chamada seguinte.

- Candidato selecionado em 2ª opção: O candidato selecionado em sua segunda opção, tendo ou não efetuado a respectiva matrícula na instituição, continuará concorrendo na chamada subsequente à vaga que escolheu como primeira opção.

Assim, se o candidato já matriculado na sua segunda opção for selecionado na primeira opção (por desistência de candidatos selecionados, por exemplo) na chamada subsequente, a matrícula na vaga da primeira opção implicará no cancelamento automático da matrícula realizada anteriormente na segunda opção.

- Lista de Espera: Após a chamada única do processo seletivo, o SISU disponibilizará à UNEB uma Lista de Espera, a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. Esta lista será redefinida, conforme previsto em edital, de forma a atender as ações afirmativas da UNEB.

Para participar da Lista de Espera o candidato deverá manifestar interesse no SISU durante o período disponibilizado pelo site http://www.sisu.mec.gov.br.

Atenção: As listas dos candidatos aprovados nas chamadas da Lista de Espera serão publicadas no endereço eletrônico www.uneb.br/sisu, cabendo ao candidato a responsabilidade de consulta-las.

7. Como é feita a inscrição no SISU?

As inscrições dos candidatos são feitas exclusivamente pelo site http://sisu.mec.gov.br, sem o pagamento de qualquer taxa. Ao se inscrever, o candidato deverá informar seu número de inscrição e sua senha no Enem 2016. O estudante deverá realizar o primeiro acesso ao SISU com a sua senha do Enem. Caso o aluno não se lembre de sua senha, deverá recuperá-la no sítio do Enem. No momento em que o candidato inserir no sistema o seu número de inscrição e a senha do Enem 2016, o SISU importará, automaticamente, as suas notas obtidas no exame.

8. É cobrada alguma taxa para a realização da inscrição?

A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente no site http://sisu.mec.gov.br.

9. Qual o horário de inscrição no SISU?

O SISU ficará disponível para inscrição dos candidatos no período informado no site http://sisu.mec.gov.br, sendo considerado o horário oficial de Brasília.

10. Como recuperar o número de inscrição ou a senha do Enem 2016?

Caso o candidato tenha perdido seu número de inscrição ou sua senha do Enem, deverá recuperá-la no endereço http://www.enem.inep.gov.br.

11. A senha cadastrada no SISU em anos anteriores continua válida para acesso ao SISU 2017/1?

Não. As senhas eventualmente criadas nos processos de anos anteriores do SISU não terão validade para o processo 2017/1.

12. Quais os documentos necessários para fazer a inscrição no SISU?

Para se inscrever no SISU, o candidato precisará apenas de seu número de inscrição no Enem 2016 e da senha cadastrada no exame. É necessário, no entanto, que ao fazer sua inscrição, o candidato fique muito atento aos documentos exigidos pela(s) instituição(ões) para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação. Esta informação estará disponível no sistema, no momento de sua inscrição, e no Termo de Adesão da UNEB que pode ser encontrado no site.

13. Como são informadas, no SISU, as notas do candidato no Enem 2016?

No momento que o candidato insere no sistema o seu número de inscrição e a senha do Enem 2016, o SISU recupera, automaticamente, as suas notas obtidas no exame.

14. Há oferta de vagas para cursos na modalidade de ensino a distância no SISU?

Não, neste processo seletivo somente serão ofertadas vagas para cursos presenciais.

15. Há oferta de vagas específicas para políticas de ações afirmativas no SISU?

Sim. No caso da UNEB, 40% das vagas são destinadas a candidatos autodeclarados negros que tenham cursado todo o 2º ciclo do ensino fundamental (5ª a 8ª série) e todo o ensino médio única e exclusivamente em escola pública e tenham renda bruta familiar mensal igual ou inferior a 04 salários mínimos; 5% de sobrevagas para candidatos indígenas que tenham cursado todo o 2º ciclo do ensino fundamental (5ª a 8ª série) e todo o ensino médio única e exclusivamente em escola pública e tenham renda bruta familiar mensal igual ou inferior a 04 salários mínimos e que tenham vinculação étnica comprovada por organização indígena devidamente reconhecida.

Atenção: É de inteira responsabilidade do candidato se certificar de que atende aos requisitos exigidos para concorrer a uma vaga destinada à política afirmativa e se possui os documentos que serão exigidos pela instituição, no momento da matrícula, em caso de aprovação. A documentação necessária será informada pelo sistema, juntamente com os demais documentos exigidos para matrícula, quando o candidato clicar na opção de curso.

16. As instituições adotam pesos diferentes para as notas do Enem 2016? Como o SISU calcula a nota nestes casos?

Algumas instituições participantes do SISU adotam pesos diferenciados para as provas do Enem 2016. Esse também é o caso da UNEB. Cada curso apresenta pesos diferenciados. Por isso, o candidato deve ficar atento ao Termo de Adesão da UNEB no SISU (disponível no site www.uneb.br/sisu), no qual essa informação está disponível de forma detalhada.

17. É possível que um mesmo candidato tenha notas diferentes para cursos diferentes?

Sim. Como a UNEB atribui pesos diferentes nas provas do Enem 2016 para cada curso, a nota do candidato pode variar de acordo com o parâmetro definido pela universidade.

18. Como é calculada a nota de corte de cada curso que o SISU informa como referência?

Uma vez por dia, o SISU calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Atenção: A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar ao candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte se modifica de acordo com a nota dos inscritos.

19. O candidato pode imprimir o comprovante de sua inscrição?

Sim. Ao finalizar a inscrição, o sistema possibilita ao candidato imprimir seu comprovante.

20. Depois de concluir sua inscrição, o candidato pode modificar suas opções?

Sim. É permitido ao candidato, durante o período de inscrição, modificar suas opções quantas vezes julgar conveniente. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

21. Como saber o resultado do SISU?

O resultado do processo seletivo será divulgado, de acordo com o cronograma previsto, no Portal do MEC e na sua Central de Atendimento, no telefone 0800 616161.