POR sjunior, 27 nov 2009, 11H44

O Departamento

Inicialmente criado como Faculdade de Educação de Senhor do Bonfim (FESB), através do Decreto nº 31.574/1985, o Departamento de Educação-Campus VII, recebeu essa denominação a partir da vigência da Lei n° 7176/1997, que redimensionou a estrutura administrativa da Universidade, passando do sistema ternário para o binário e conseqüentemente alterou a concepção de Departamento.

O Departamento de Educação – Campus VII da UNEB localiza-se na cidade de Senhor do Bonfim, sede do Território Piemonte Norte do Itapicuru no semi-árido baiano. Além do município de Senhor do Bonfim, compreendem esse Território os municípios de Andorinha, Antônio Gonçalves, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Filadélfia, Jaguarari, Pindobaçu e Ponto Novo.

As atividades agropecuárias e de serviços predominam nesse território, destacando-se o comércio de Senhor do Bonfim que com sua tradicional feira semanal,  tão grande e farta, de movimentação intensa as sextas-feiras e sábados já faz parte da paisagem urbana desse município. Merece destaque também, os festejos juninos que mostra um pouco da cultura regional, sendo o São João de Senhor do Bonfim considerado um dos maiores do interior da Bahia, tem um importante papel na preservação e propagação dos costumes da região. As indústrias existentes na microrregião estão voltadas para a produção e/ou beneficiamento mineral.

Como um pólo de desenvolvimento que aglutina pessoas, produtos e serviços dos municípios que integram o Território Piemonte Norte do Itapicuru, o município de Senhor do Bonfim, ao longo da sua trajetória, apresenta freqüente demandas educacionais para as quais, nem sempre existiam possibilidades concretas de atendimento. Dentro dessas demandas, se inseriam a necessidade cada vez mais premente de criação de cursos superiores que pudessem atender a vontade e necessidade de melhor formação profissional do povo da região. Neste contexto, é que em 1986 foi inaugurada a antiga Faculdade de Educação de Senhor do Bonfim, hoje, Departamento de Educação do Campus VII.

Com vistas ao fortalecimento da política de expansão do conhecimento no interior, o Campus VII oferece cursos de graduação, licenciaturas e bacharelados em diversas áreas do conhecimento, como também Cursos de Especialização lato sensu e Mestrado, visando à melhoria educacional da região.

Por todas essas ações, é que se pode afirmar que a presença do Departamento de Educação do Campus VII no município de Senhor do Bonfim, tem significado para o território, a possibilidade de formação de profissionais qualificados em nível superior, bem como tem se revelado como um importante locus de intercambio de conhecimentos e culturas com a comunidade onde se insere.

Em Destaque