POR admin, 27 nov 2009, 12H47

Pesquisa

A pesquisa e a extensão atualmente desenvolvidas pelos professores do Departamento abrangem as áreas de conhecimento resultantes da sua formação e qualificação como Botânica, Palinologia, Genética, Micologia, Microbiologia, Parasitologia, Ecologia, Educação, Educação Matemática, com temas de interesse e objeto de pesquisa que se estendem além dos limites geográficos deste território.

Os professores-pesquisadores estão organizados em 5 (cinco) grupos de pesquisas ligados ao Departamento e participam de 15 (quinze) grupos que envolvem outros Departamentos e/ou outras instituições, todos eles certificados pelo Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq. Dentre os projetos de pesquisa cita-se: Flora do Parque Estadual de Sete Passagens, Avaliações das Perturbações Antrópicas das matas das Serras de Santana e da Maravilha, Inquérito Parasitológico e Educação Sanitária em Comunidades Quilombolas do Semi-Árido baiano, Biomonitoramento citogenético de trabalhadores agrícolas do perímetro irrigado do município de Ponto Novo, Identificação de Geminivirus no Território Piemonte Norte do Itapicuru, Sustentabilidade da Meliponicultura em Senhor do Bonfim, História e Memória da Educação na Bahia e Violência e criminalidade na microrregião de Senhor do Bonfim – Bahia: mapeamento e estudo de Representações Sociais.

As atividades de extensão nos últimos anos estão pautadas na política da Universidade em atendimento às necessidades das comunidades do Território, incluindo a consolidação de espaços de discussão acadêmica, através de programas de caráter inclusivo e de políticas afirmativas como o Topa – Todos pela Alfabetização, Universidade para Todos, AFROUNEB.

RELAÇÃO DOS PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA APROVADOS

Aluno/bolsista: Clerisvaldo Epifanio de Almeida
Professor: Marcos Fábio Oliveira Marques
Projeto: Fungos Anemófilos do Parque Estadual de Miguel Calmon
Programa: PICIN

Aluno/bolsista: Émile Caroline de Lima
Professor: Maria Celeste Souza de Castro
Projeto: Análise dos Erros cometidos pelos Discentes do Curso de Licenciatura em Matemática das Universidades Estaduais Baianas
Programa: PICIN

Aluno/bolsista: Maísa Borges dos Santos Suzzana
Professor: Alice Lima Almeida
Projeto: A Avaliação do Ensino Fundamental no Semi árido Baiano: o IDEB e os Desafios na Luta por uma Educação de Qualidade Social e Contextualizada: o caso dos Municípios da Microrregião de Senhor do Bonfim – BA.
Programa: FAPESB

Aluno/bolsista: Saulo Vitor Santos de Santana
Professor: Cristiana de Cerqueira Silva Santana
Projeto: Projeto arqueológico e paleontológico da microrregião de Senhor do Bonfim e bacia do rio Itapicuru – BA.
Sub-projeto: Levantamento de Sítios lito-cerâmicos na Microrregião de Senhor do Bonfim
Programa: PICIN

Aluno/bolsista: Gilmar D’Oliveira Silva 
Professor: Cristiana de Cerqueira Silva Santana
Projeto: Projeto arqueológico e paleontológico da microrregião de Senhor do Bonfim e bacia do rio Itapicuru – BA.
Sub-projeto: Arte Rupestre da Microrregião de Senhor do Bonfim: registro, caracterização e monitoramento.
Programa: PICIN

Aluno/bolsista: Nadja Lima da Silva
Professor: Francisco Hilder Magalhães e Silva
Projeto: Morfologia Polínica da Lamiales e Solanales do Parque Estadual das Sete Passagens, município de Miguel Calmon, Bahia
Programa: PICIN

Aluno/bolsista: Lahire Sena Accioly Neto
Professor: Alayde Ferreira dos Santos
Projeto: Um estudo sobre Domínio das Estruturas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental no Estado da Bahia
Programa: PICIN

Aluno/bolsista:Murilo Melo Crhistino
Professor: Marcos Fábio Oliveira Marques
Projeto: Fungos Conidiais da Serrapilheira e Folhedo Aéreo na Serra da Fumaça no Município de Pindobaçú- BA.
Programa: PICIN

TÍTULO DO PROJETO
Aproveitamento da Manipueira como Fonte de Carbono e Nutrientes na Microbiologia Industrial
ORIENTADOR: Gervásio Paulo da Silva
OBJETIVO: Avaliar o potencial da manipueira  como fonte de carbono e nutrientes em processos fermentativos industriais
PÚBLICO-ALVO/RESULTADOS ESPERADOS: Pretende-se obter  um maior conhecimento sobre a diversidade dos microrganismos associados  a fermentação natural da manipueira, bem como dos microorganismos presentes em locais contaminados pela manipueira descartada pelas casas de farinha.

TÍTULO DO PROJETO:
Conhecendo o divino do Brasil Caboclo: Umbanda s os elementos sincréticos da Diversidade religiosa afro-brasileira
ORIENTADORA:
Professora Msc Simone Ferreira de Souza Wanderley
OBJETIVO: Conhecer os principais  elementos do sincretismo  da cultura brasileira, na contribuição dos europeus, ameríndios e  africanos , presentes na Umbanda
PÚBLICO-ALVO/RESULTADOS ESPERADOS:
Dar voz a  lideres  Religiosos e / ou de terreiros pais , mãe de Santo.

TÍTULO DO PROJETO:
A avaliação  do ensino fundamental no semi árido Baiano, o IDEB e os desafios na luta por uma educação de Qualidade Social  e contextualizada: o caso dos municípios da Micro-região de Senhor do Bonfim
ORIENTADORA:
Professora Msc Suzzana Alice lima Almeida
OBJETIVO:
Compreender em que medida uma educação contextualizada e com um olhar sobre o semi-árido pode contribuir a um desempenho mais  positivo da escola pública referida, que repercuta em índices mais positivos e aceitáveis.
PÚBLICO-ALVO/RESULTADOS ESPERADOS:
Os sujeitos de pesquisa  serão aqueles que atuam na linha de frente da educação Municipal  a exemplo de dirigentes municipais da educação, Coordenadores  Diretores , professores, pais alunos e técnicos das diversas Secretarias.

TÍTULO DO PROJETO: Bioprospecção  de Microrganismos para a Fermentação do Glicerol
ORIENTADOR: Gervásio  Paulo da Silva
OBJETIVO: Isolar (Biosprecção), a partir do ambiente natural , como água ,solo, vegetais matéria orgânica em decomposição , e de efluente das industriais  de Biodisel. 
PÚBLICO-ALVO/RESULTADOS ESPERADOS:
Possibilitar o aumento  do conhecimento sobre a Biodiversidade  a ecologia e o metabolismo  dos microorganismos capazes de utilizarem glicerol como ultima fonte de carbono e energia.

TÍTULO DO PROJETO: Um estudo sobre o Domínio das estruturas Aditivas nas séries iniciais do ensino fundamental no estado da Bahia
ORIENTADORA: Professora Alayde Ferreira dos Santos
OBJETIVO: Visa contribuir  na consolidação dos grupos de pesquisa emergentes na área da educação matemática  no estado da Bahia, através de uma pesquisa interinstitucional no qual todos pesquisadores , de forma coletiva e compartilhada .
PÚBLICO-ALVO/RESULTADOS ESPERADOS:
Estudantes de Escolas públicas urbanas  do ensino regular , de 1ª a 4ª série seus professores de 8 regiões do estado da Bahia

TÍTULO DO PROJETO: Trabalho e pobreza na cultura do sisal
ORIENTADOR: Ozelito Souza Cruz
OBJETIVO: Analisaras relações “trabalhoe  pobreza” no processo de produção de fibras do sisal e o impacto das políticas de combate às desigualdades sociais na cultura do sisal, no município de Campo Formoso.
PÚBLICO-ALVO/RESULTADOS ESPERADOS:
Público-alvo: Trabalhadores na cultura do Sisal da microrregião de Campo Formoso. Identificar a problemática relacionada com a situação da pobreza.

TÍTULO DO PROJETO:
Avaliação do consumo de medicamentos por área do município de Senhor do Bonfim
ORIENTADOR/A: Thaysy Luzia C. Fermandes/Artur Dias Lima   
ÁREA: EMFERMAGEM
OBJETIVOS: Verificar a prática da automedicação por área da população de Senhor do Bonfim; Examinar o acesso e uso dos serviços de saúde; Identificar os principais motivos apresentados pela população que levam a automedicação.
RESUMO:
Sendo esta problemática considerada de saúde pública mumdial, discutida e avaliada em todo o mundo, e cada vez mais preocupante no Brasil, a avaliação/ investigação de determinadas regiões torna-se necessária para o reconhecimento da abrangência da automedicação, suas causas e medicamentos mais usados em determinadas sociedades em seus níveis sociais.

TÍTULO DO PROJETO:
Discutindo Educação Sexual e gênero na Educação Básica
ORIENTADORA: Prfª Maria Elisabeth Gonçalves 
ÁREA: PEDAGOGIA
OBJETIVOS:
Promover a formação e a reflexão continuadas de professores de educação básica, discentes dos cursos de pedagogia, enfermagem e biologia sobre sexualidade e gênero e o impacto da abordagem dessas áreas nas práticas educativas de alunos e alunas de municípios que se situam em Senhor do Bonfim e municípios circunvizinhos;

Ampliar o processo de formação acadêmica dos discentes do curso de pedagogia, desenvolvendo novas práticas articuladas com os cursos que constituem o DEDC.
RECUMO: O projeto ampliará a aquisição de conhecimento na área especificada, a partir de leituras de produções cientificas, valorizando a pluralidade de conhecimentos, a interdisciplinaridade, os processos interacionais, a cooperação e o conhecimento responsável.

TÍTULO DO PROJETO:
Identificação e Catalogação da cadeia do potencial turístico dos municípios do Piemonte Norte Itapicuru
ORIENTADOR: Ozelito Souza Cruz
ÁREA: PEDAGOGIA
OBJETIVOS:
Identificar e divulgar o potencial turístico da microrregião.
RESUMO:

TÍTULO DO PROJETO:
Conservação do acervo pertencente ao Herbário da Universidade do estado da Bahia – - HUNEB, Campus VII – Senhor do Bonfim
ORIENTADORES:
Francisco Hilder M. e Silva /Marileide Dias Saba
OBJETIVOS:
RESUMO:

TÍTULO DO PROJETO:
Fungos do Semiárido: expondo idéias.
ORIENTADOR: Marcos Fábio Oliveira Marques
OBJETIVOS:
Apresentar informações sobre os fungos da microrregião, apresentando uma visão de uma realidade local que envolve atividades práticas e alternativas didáticas sobre fungos.
RESUMO:
A temática fungos é pouco discutida quanto ao seu ensino, e podemos observar, freqüentemente, no contato com escolas de Ensino fundamental que o estudo desses organismos se restringe à memorização de conceitos e terminologias, sem incentivos e questionamentos por parte dos alunos. Assim, baseado na perspectiva de curiosidade e investigação que fascina a Biologia pretendemos realizar exposições intinerantes incentivar a criatividade do estudante na busca de materiais alternativos para aulas sem microscópios e apresentar atividades alternativas para o uso em sala de aula.

Em Destaque