POR admin, 06 jun 2011, 17H40

Programação

A programação da III SEMAT baseia-se no tema de “A Interconexão da Resolução de Problemas com as demais tendências em Educação Matemática” e seus eventos foram distribuídos durante o período de realização de acordo com a tabela a seguir:

Horário

14/09 – Quarta

15/09 – Quinta

16/09 – Sexta

8:00 – 9:40

 

Mesa Redonda
(1, 2, 3)

Comunicações e Relatos de Experiência

9:40 – 10:00

Intervalo

10:00 – 12:00

Credenciamento

Minicursos/Oficinas

Minicursos/Oficinas

12:00 – 14:00

Almoço

14:00 – 16:00

Credenciamento

Minicursos/Oficinas/Conversê Cine Clube

Minicursos/Oficinas/Conversê Cine Clube

16:00 – 16:20

Intervalo

16:20 – 18:00

Credenciamento

Atividade Cultural

Mesa Redonda (4, 5)

18:00 – 18:30

Intervalo

18:30 – 20:00

Cerimônia de Abertura
Atividade Cultural

Exposição de Pôsteres

Painel de Encerramento

20:00 – 22:00

Palestra e Coquetel

Minicurso/Oficinas

Minicurso/Oficinas

A partir das 22:00

 

 

Atividade cultural: SEMAT DANCE

  

Programação Detalhada

Evento

Detalhes

Painel de Abertura

A Resolução de Problemas na Formação do Professor: teoria e prática
Eliane Scheid Gazire (PUC/MG)
Lourdes de la Rosa Onuchic (UNESP)

Mesa Redonda 1

Prática Pedagógica e Currículo na Formação do Professor de Matemática
Jorge Costa do Nascimento (UESB)
Marger da Conceição Ventura Viana (UFOP/MG)
Sinoélia Silva Pessoa (UNEB/Campus X)

Mesa Redonda 2

Resolução de Problemas e Modelagem Matemática
no ensino-aprendizagem da Matemática.

Francis Miller Barbosa Moreira (UNEB/Campus X)
Márcio Antônio de Andrade Bortoloti (UESB)
Rodney Alves Barbosa (FASB)

Mesa Redonda 3

As relações das Tecnologias de Informação e Comunicação com a resolução de problemas
Adelmo Ribeiro de Jesus (UCSAL/UNEB)
Adriana Richit (UFFS)
Leandro do Nascimento Diniz (UFRB)

Mesa Redonda 4

A Matemática na Educação Infantil e Séries Iniciais
Liana Gonçalves Pontes Sodré (UNEB/Campus X)
Roberta D’Angela Menduni Bortoloti (UESB Jequié)

Mesa Redonda 5

Possibilidades Metodológicas para o
Ensino-aprendizagem da Matemática no Ensino Superior

Marcelino Serretti Leonel (UFVJ)
Wander Augusto Policário (UNEB)

Painel de Encerramento

Um olhar sobre a formação do professores e seus saberes docentes
Gilson Bispo de Jesus (UFRB)
José Walber de Sousa Ferreira (Grupo EMFOCO)

 

Programação dos Minicursos

As inscrições nos minicursos poderão ser feitas até o dia do evento no credenciamento.

Minicurso Tema Período Local
MC01 (Re)construindo conceitos e conteúdos matemáticos através da resolução de problemas. Matutino Sala 03
MC02 Preparação para a Prova Brasil (9º ano – Ensino Fundamental): Trabalhando Língua Portuguesa e Matemática a partir das novas tecnologias. Matutino Laboratório de Informática
MC03 A utilização de materiais manipuláveis para o ensino e aprendizagem de trigonometria: o caso da Régua Trigonométrica. Matutino Sala 10
MC04 Leitura e interpretação de textos matemáticos envolvendo gráficos estatísticos nas aulas do ensino médio. Matutino Sala 02
MC05 O uso do software livre no ensino da matemática: cálculo e suas aplicações com o auxílio do Winplot. Matutino Laboratório de Informática
MC06 A construção de funções e figuras geométricas com o auxilio do software Geogebra. Vespertino Laboratório de Informática
MC07 Etnomatemática: diálogos possíveis. Vespertino Sala 06
MC08 Explorando a geometria no ambiente Superlogo utilizando a teoria das situações didáticas. Vespertino Laboratório de Informática
MC09 Converse Cine Clube na Semana de Matemática do Campus X. Vespertino Sala 03
MC10 A utilização de jogos matemáticos e materiais manipulativos no ensino da Matemática do 6° ao 9° ano. Noturno Sala 10
MC11 Desmistificando o principio da indução finita. Noturno Sala 06
MC12 Tabuleiro e Probabilidade: o mundo de Catan. Noturno Sala 07
MC13 O uso do Soroban no processo de ensino-aprendizagem da adição e subtração. Noturno Sala 01

Em Destaque