POR Maicon Novaes, 02 dez 2009, 17H09

Pesquisa

A mestiçagem e a poética do negro em Nicolas Guillén e Solano Trindade

Coordenador: Fábio Nogueira de Oliveira

Resumo: O projeto visa analisar a relação existente entre trajetória e produção poética de Nicolás Guillén e Solano Trindade, averiguando a influência de fatores como classe social, capital social, cultural, político, inserção nos meios de consagração e difusão de bens simbólicos, considerando os fatores sociológicos e as influências estéticas e literárias que permitiram à formação da poética negrista de Solano Trindade, Brasil, e Nicolás Guillén, Cuba.

E-mail: fabionogueira27@yahoo.com.br

Xangô, conhecimento Nagô na Bahia: Uma experiência Afonjá

Coordenador: Gildeci de Oliveira Leite

Resumo: O projeto Xangô, conhecimento Nagô na Bahia: Uma experiência Afonjá pretende estabelecer o conceito de autor Afonjá ou autor Xangô a partir de criações literárias e de letras de músicas de membros do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá e da relação deste com a citada casa. Também se pretende fazer um mapeamento dos Oloiês e Obás de Xangô nesses 103 anos de existência do Ilê axé, além de narrar de que forma foram incluídos alguns desses membros no segmento sacerdotal honorífico da casa. Haverá uma especial concentração nos estudos das obras e dos membros da comunidade terreiro que possuem vinculação com a arte em especial à literatura e à letra de música.

E-mail: gleite@uneb.br

Garimpando o português epistolar: em busca de testemunhos manuscritos

Coordenadora: Pascásia Coelho da Costa Reis

Resumo: O projeto visa inserir definitivamente o Departamento de Ciências Humanas e Tecnológicas, DCHT campus XXIII, no cenário da Investigação científica do componente curricular Constituição das Línguas Românicas dos cursos de Letras da Universidade do Estado da Bahia como um todo, reforçando os seus Grupos e Linhas de Pesquisa já existentes nessa área, através da contribuição de resultados significativos a partir da implantação de reflexões sistemáticas nos seguintes campos de atuação:  A constituição de corpora de natureza epistolar localizados em regiões diversas da Chapada Diamantina O conhecimento da história social e lingüística da Chapada Diamantina, a partir dessas missivas e. O estudo de fenômenos linguísticos depreendidos na análise dos corpora selecionados. Esta pesquisa se coloca, então, em direção ao conhecimento da constituição histórica do português brasileiro escrito popular ou culto da Chapada Diamantina.

E-mail: pascasia@ig.com.br

Vasconcelos Maia: Tradições e rupturas de uma negra Bahia

Coordenadora: Filismina Fernandes Saraiva

Resumo: Tem como objetivo desevolver o estudo da diversidade da língua portuguesa, focando as abordagens da Sociolinguística e da Dialetologia, com ênfase na diferenciação dialetal do português brasileiro.

E-mail: filismina.saraiva@gmail.com

Incluindo diferenças

Coordenadora: Iranice Carvalho da Silva

Resumo: O projeto de pesquisa e extensão busca discutir as possibilidades de ampliação da discussão sobre a relação com as diferenças, em particular aquelas marcadas pelas deficiências, no contexto social e educacional. Tendo como o objetivo desenvolver uma pesquisa-ação, que partindo da noção de “educação para todos” abra o debate em torno das dificuldades que implicam a presença de alunos marcados por tais diferenças na rede de ensino público do município de Seabra/BA. Para tanto se propõe a organizações de algumas ações de estudo e formação que aborde as dificuldades que implica a construção de uma perspectiva de educação mais inclusiva e menos excludente.

E-mail: iraniccs@yahoo.com.br