POR Maicon Novaes, 30 set 2013, 15H16

Ensino

Diversidade Linguística

Coordenadora: Amanda Maria Nascimento Gomes

Resumo: Tem como objetivo desevolver o estudo da diversidade da língua portuguesa, focando as abordagens da Sociolinguística e da Dialetologia, com ênfase na diferenciação dialetal do português brasileiro.

E-mail: amandalispector@hotmail.com

Estudo da produção literária baiana

Coordenadora: Filismina Fernandas Saraiva

Resumo: Este projeto trata-se de uma monitoria de ensino do componente curricular Estudo da produção literária baiana.

E-mail: filismina.saraiva@gmail.com

LABIN

Coordenador: Mauricio José de Souza Amorim

Resumo: O Laboratório de Ensino de Língua Inglesa da Universidade do Estado da Bahia, sediado no Campus XXIII, Seabra é uma instituição subordinada do Colegiado de Letras, para o estudo de temas relacionados ao ensino-aprendizagem de língua inglesa. Tendo como principais objetivos à promoção da melhoria do ensino de língua inglesa no curso de Letras com inglês; de atividades culturais e educacionais com vistas à elevação da autoestima, inserção e crescimento social e profissional do individuo através do estudo língua inglesa; cursos de formação e aperfeiçoamento para professores de língua inglesa de Seabra e região, tanto no aspecto de proficiência como nos processos metodológicos do ensino e aprendizado; intercâmbios culturais e educacionais entre UNEB, Campus XXIII, e outros laboratórios de Línguas Estrangeiras em Universidades e Instituições de Estudo e Ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil e no exterior e etc.

E-mail: mauricioamorim@bol.com.br

Laboratório de estudos em linguagens,Artes,sertanidades e religiosidades

Coordenadores:Camila Leite Oliver Carneiro e Everton Nery Carneiro

RESUMO:O LAR SER_Tão(Laboratório de estudos e linguagens,Artes,Sertanidades e religiosidades)è um laboratório de estudos da UNEB, campus XXIII,que possui como objetivo principal promover a realização de estudos, pesquisas e atividades de extensão sobre a questão das múltiplas linguagens e as artes que envolvem os diferentes sertões e seus vínculos com as diversas  religiosidades.Promover o envolvimento de docentes e discentes da universidade e da comunidade nas variadas atividades, bem como de especialistas, tendo como foco a introdução dos discentes no processo de iniciação científica.Cada civilização edifica ou recebe como herança para si o imaginário, um legado.Neste legado estão presentes as mais significativas representações e configurações de uma cultura e de uma sociedade.As diferentes linguagens, as artes, as sertanidades e as religiosidades fazem parte dessas representações e a estrutura simbólica teológico-literária e filosófico- literária constituem um núcleo comum nas formas de conhecimento do ser humano e do mundo, que os caracteriza justamente pela pluralidade do significado que eles sucessivamente produzem, num constante desafio a sucessivas operações hermenêuticas que, por conceituação são continuamente aproximativas e inacabadas.

MONITORIA DE TEXTO E DISCURSO PARA 2015.1

Coordenadora:Camila Leite Oliver Carneiro

OBJETIVO GERAL:Contribuir com o estudo das teorias de texto e discurso no curso de letras no DCHT em Seabra,Estudar com as turmas o processo de construção de textos diversos(orais e escritos)Numa perspectiva de articulação entre o componente lingüístico, o histórico-social e o ideológico.Trabalhando com:A compreensão histórica da linguagem, a lingüística e o estudo interno da linguagem, a linguagem enquanto instituição social,veículo ideológico e instrumento de mediação entre:Homem, natureza e homem outros homens.

Monitoria da SIP para 2015.1

Professor:Everton Nery Carneiro

Em atenção à coordenadora:Professora Pascásia Reis

Resumo:Tal monitoria visa contribuir com o desenvolvimento inicial da pesquisa nos recém ingressos(discentes) no curso de letras no DCHT XXIII em Seabra,propiciando condições de desenvolvimento,aperfeiçoamento de múltiplas competências no monitor no campo da educação e pesquisa.Contribuindo para uma leitura e análise crítica de textos científicos, estrutura e apresentação de trabalhos científicos e acadêmicos, elaboração de roteiros para apresentação de seminários, estudo interdisciplinar do tema norteador(linguagem e significado), orientação, articulação e socialização dos trabalhos realizados durante o semestre.Trabalhando com Abordagem epistemológica, a ciência e a modernidade, a pesquisa cientifíca hoje, a emergência e a crise dos paradigmas, o positivismo e o método compreensivo, além da abordagem técnica como tipos de fichamentos e resumo indicativo e informativo.

Aspectos históricos e culturais em língua inglesa

Coordenadora:Raphaella Silva pereira de Oliveira

Resumo:Na referida disciplina,a a história da língua inglesa não será resumida ao processo de formação da língua, mas pensará também os aspectos que dizem respeito a hejemonia, colonização, resistência e resiliência no contato das culturas de países colonizados pela Grã Bretanha.Será refletido sobre a faceta cultural e econômica do processo de colonização e quais os impactos desses processos nos países colonizados.Para tanto, um trabalho interdisciplinar de suma importância para entender inclusive, como as relações de poder desenvolve-se no âmbito da linguagem.São trabalhados textos teóricos, pesquisas em sítios específicos sobre cultura em em língua inglesa, além de programas televisivos para pensar o caráter global inglês, mas também as formas de resistência de países que tiveram sua língua submetida a língua inglesa.Dessa forma os estudantes são desafiados a se aprofundarem nos textos teóricos, apoiar seus pares e multiplicar a informação, fomentando assim a difusão do conhecimento.

Projeto de monitoria de ensino de prática pedagógica

Coordenadora:Aline Nery dos Santos

Resumo:A referida disciplina visa discutir as tecnologias da comunicação e informação com ênfase em educação à distância no ensino de lígua portuguesa e literaturas.Estuda a ludicidade no processo de mediação da aprendizagem, bem como as metodologias no ensino de língua de língua portuguesa e literatuas.O objetivo é acompanhar o desenvolvimento das atividades do componente curricular principalmente as relacionadas com o uso de tecnologias e EAD, tem como objetivos: Analisar as referências a serem estudadas na disciplina, acompanhar o desenvolvimento das atividades do componente, monitorar as atividades de pesquisa extensão.

Projeto de monitoria do componente curricular:Cânones e contextos na literatura brasileira.

Coordenadora:Renata Nascimento

Resumo:As discussões propostas tratam desde as definições do termo Cânone até os mecanismos que permitem a inclusão e a exclusão de determinados autores no cânone literário ocidental e brasileiro.Serão utilizados textos teóricos abordando a temática e textos literários de Machado de Assis tanto canonizados quanto não-canonizados como exercício de crítica através do método comparativo.Possibilita a co-participação discente tanto no processo de elaboração quanto de execução das atividades da disciplina como forma de iniciação à docência,tem como objetivos estudar as referências sugeridas na disciplina, acompanhar as atividades sugeridas pelos discentes, auxiliar na execução do cronograma do curso, monitorar as postagens no ambiente virtual de aprendizagem AVA