POR Ascom/Kleber Palafoz, 13 fev 2012, 13H17

O Simpósio

Contextualização

O Simpósio Baiano de Licenciaturas é um evento que surge no contexto do FORPROF – Fórum Permanente de Apoio a Formação Docente, o qual foi instituído na Bahia no dia 21 de janeiro de 2010, pelo Exmo. Secretário da Educação do Estado da Bahia, obedecendo ao Decreto 6.755 da atual Política Nacional de Formação do Magistério da Educação Básica de 29 de janeiro de 2009 e Portaria Normativa 833 e 931/MEC de setembro de 2009. O Fórum Permanente de Apoio a Formação Docente, FORPROF-BA, tem como objetivo propor, fiscalizar, acompanhar e monitorar as atividades do Plano Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no Estado da Bahia- PARFOR, por meio de reuniões contínuas com datas pré-estabelecidas e validadas pelos integrantes. (IAT, 2010).

O I Simpósio – 2011

O I Simpósio Baiano de Licenciaturas ocorrido no período de 11 a 12 de agosto de 2011 foi promovido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia em parceria com o Fórum Estadual Permanente de Apoio Formação Docente FORPROF-BA, na cidade de Vitória da Conquista. O encontro teve como objetivo discutir sobre a formação nos cursos de Licenciaturas oferecidos pelas Universidades públicas baianas, bem como promover o intercâmbio entre professores e pesquisadores da área. Este evento que teve como temática central a Formação de docentes nas IES baianas e o Estágio Curricular, contou com representação de todas as IES Públicas da Bahia, além do IAT/SEC e SUDEB/SEC, proporcionando ricos e frutíferos debates e encaminhamentos. Durante a realização do I Simpósio deliberou-se sobre a necessidade de cada Instituição de Educação Superior Pública na Bahia criar internamente seus respectivos Fóruns de Licenciaturas para fomentar internamente o debate sobre os desafios da oferta desses cursos na Universidade tendo em vista a qualidade da formação dos professores. Bem como, deliberou-se que o II Simpósio Baiano de Licenciaturas será realizado no ano de 2012 e sediado pela Universidade do Estado da Bahia. Assim, trata-se de um evento que pretende reunir professores de Licenciatura, gestores, coordenadores de curso e diretores de faculdades/departamentos/institutos de educação da Bahia.

Organização: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
Período: 11 e 12 de agosto de 2011
Local de realização: UESB / Vitória da Conquista-Bahia

O II Simpósio – 2012

A Universidade do Estado da Bahia assume a responsabilidade de organização do II Simpósio, em 2012, articulando com as demais IES Públicas e o referido fórum, a definição de temáticas e perfil dos convidados (Conferencistas, palestrantes, coordenadores de mesas-redondas). Assim, considerando o momento histórico de constituição do Plano Estadual de Formação de Professores do estado da Bahia, este evento científico terá como temática central a Política de Formação de Professores da Educação Básica, propondo-se a discuti-la com todas as IES públicas e privadas que formam docentes no estado, trazendo ainda contribuições reflexivas de convidados de outros estados, da CAPES/MEC e do CNE.

Organização: Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Período: 05 e 06 de julho de 2012
Local de realização: Instituto Anísio Teixeira – IAT / Salvador-Bahia
Cartaz do evento

Em Destaque