POR Ascom/Janine Falcão, 04 mai 2011, 13H08

Ementário

1º SEMESTRE

Filosofia, 60h
Ementa: A compreensão do fenômeno humano na sua integridade e na complexidade de suas relações corpóreas, existenciais, gnosiológicas e dialógicas com a realidade e a produção do conhecimento científico.

Práticas de Leitura e Produção de Texto, 60h
Fundamentos teóricos das práticas de leitura. Constituição do sujeito leitor/autor. Diversidade dos gêneros textuais. Alternativas metodológicas para a formação do leitor e do produtor de textos.

Fisiologia, 60h
Fisiologia da membrana e do nervo. Fisiologia do músculo, fisiologia do sangue, fisiologia cardiovascular, os rins e os líquidos corporais. Fisiologia do sistema respiratório, fisiologia da
digestão, fisiologia endócrina e reprodutiva, fisiologia do sistema nervoso.

Psicologia Geral, 60h
A Psicologia como ciência. Campos da Psicologia. Sistemas ou escolas em Psicologia. A relação entre a teoria e a prática em Psicologia. Origens, teorias gerais da psicologia: Freud, Jung, Lacan,
Roger, Gestalt, Behaviorismo. Os grandes temas contemporâneos da psicologia sob as diversas concepções teóricas: motivação, emoção, percepção, inteligência e personalidade. Padrões de
comportamento, normas e valores, socialização, papéis sociais, o contexto social da formação da personalidade.

Tecnologia e Informação em Psicologia, 60h
Conceitos de tecnologia da informação e de comunicação – TIC; sistemas de busca de informações científicas; conceitos de sistemas operacionais; uso de editores de textos e de
planilhas de cálculos aplicados à psicologia; uso de softwares de apresentação; conceitos de bancos de dados; uso de softwares proprietários e abertos; relacionamento do usuário com o setor
de TIC e aplicação em psicologia.

Metodologia do Trabalho Científico e da Pesquisa, 60h
Relação entre teoria e pesquisa; objetivos da pesquisa nas ciências humanas, especificamente na psicologia; a complexidade do objeto de estudo da pesquisa e métodos de investigação científica.

Sociologia, 60h
O contexto histórico do surgimento da Sociologia. A Sociologia como ciência e sua relação com as outras ciências sociais. A evolução do pensamento sociológico: quadros
teóricos clássicos e referenciais para o estudo da sociedade. Conceitos básicos da sociologia. Cultura política, classes sociais e questões sociais. Organização política dos grupos, da comunidade e da sociedade.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2º SEMESTRE

Ética Profissional em Psicologia, 60h
Sujeito humano e seu agir moral. As leis, o direito e a ciência moral. Natureza e aspectos da profissão. Problemas profissionais. Responsabilidades gerais e específicas do psicólogo. Disposições da profissão do psicólogo.

Fundamentos Epistemológicos da Psicologia, 60h
Investigação crítica sobre o estatuto epistemológico da Psicologia no contexto da ciência contemporânea. Conceitos centrais de epistemologia e suas relações com os conceitos
fundamentais da Psicologia, entre os quais a ideia de conhecimento, mente e conteúdo mental, causação, identidade, percepção e ação intencional.

Psicologia Sociedade e Cultura, 60h
Caracterização da sociedade contemporânea. Implicações na vida cotidiana e nas atividades profissionais. Aspectos desafiadores de algumas problemáticas sociais contemporâneas:
sustentabilidade ambiental, relações interétnicas, relações de gênero, implicações sócio60 ocupacionais das políticas sociais e econômicas, relação globalização-localização, violência
urbana. Compreensão do estudo da psicologia para esses desafios.

Antropologia Aplicada à Psicologia, 60h
A Antropologia e a organização social na perspectiva interdisciplinar com a Psicologia. Contextualização sócio-histórico-cultural da atuação profissional do psicólogo. Contribuição da
Antropologia para a compreensão da complexidade da constituição do sujeito e da psicologia.

Psicologia da Educação I, 60h
A constituição da Psicologia como ciência. Relações entre Psicologia e Educação. Concepções epistemológicas acerca do conhecimento: ambientalismo, inatismo e interacionismo. Estudo dos
processos de desenvolvimento e aprendizagem a partir das abordagens: comportamentalista, humanista, cognitivista. O desenvolvimento sócio-afetivo e psicossexual da criança numa abordagem psicanalítica.

Psicologia das Relações Humanas, 60h
Teoria da comunicação humana; comportamento humano e relações interpessoais; relação de ajuda: condições, estágios, filosofia e comportamentos adequados e inadequados do psicólogo;
Interação psicólogo-paciente para diagnóstico das necessidades biopsicossociais do paciente e intervenção; problemas psicológicos: depressão, ansiedade e estresse.

Bases Biológicas do Comportamento, 60h
Biologia e hereditariedade. Genética aplicada à Psicologia. Aspectos genéticos da evolução humana. Noções de anatomia funcional.

Estágio Básico: Técnicas de Pesquisa em Psicologia I, 30h
Ciência e pesquisa em psicologia. Principais abordagens metodológicas na Psicologia: a abordagem qualitativa e quantitativa. Principais fases da pesquisa. Escolha do tema. Escolha da
amostra na prática investigativa.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3º SEMESTRE

História da Psicologia, 60h
Estudo da história da Psicologia enquanto campo de estudo e pesquisa, desde a Antiguidade até a atualidade, no contexto mundial e brasileiro.

Estatística Aplicada à Psicologia, 60h
Introdução ao estudo da estatística como instrumental para tratamento quantitativo de dados e aplicação nas pesquisas em Psicologia. Estudos de dados estatísticos. Estatística básica e
avançada. Análise descritiva e explicativa.

Neuroanatomia, 60h
Sistema Nervoso Central, Sistema Nervoso Periférico e Sistema Nervoso Visceral.

Aprendizagem e Cognição, 60h
Aprendizagem e cognição; estudo do pensamento; linguagem e teorias da inteligência.

Psicologia da Educação II, 60h
Psicologia da Educação: concepção e fatores determinantes. A psicologia da aprendizagem e sua importância na formação do educador. O processo ensino-aprendizagem: modelos e teorias.
Dificuldades de aprendizagem. Práticas de prevenção e intervenção terapêutica.

Psicologia Social I, 60h
Formação histórica da Psicologia Social contemporânea. Raízes epistemológicas: filosofia pragmática americana e bases fenomenológicas da psicologia social européia. Bases da Psicologia
Social: crítica e alternativas contemporâneas. História e bases epistemológicas da Psicologia Social no Brasil e na América Latina. Estado da arte da Psicologia Social e suas influências.
Tendências de aplicação da Psicologia Social: metodologia e desenvolvimento de pesquisas em Psicologia Social.

Oficina I: A Profissão de Psicólogo, 30h
O curso de Psicologia; a função do psicólogo, características profissionais; legislação e regulamentação da profissão e mercado de trabalho.

Estágio Básico: Técnicas de Pesquisa em Psicologia II, 30h
Experimentação e técnica de pesquisa em Psicologia aplicada ou em Psicologia teóricoexperimental. Projeto de pesquisa. Temas contemporâneos em Psicologia.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4º SEMESTRE

Psicologia Social II, 60h
Teorias e categorias de análise em Psicologia Social; o fato social e o conflito social em uma perspectiva psicológico e social; fatos sociais próprios de nossa realidade; metodologia de análise
do fato social.

Psicologia do Desenvolvimento I, 60h
Conceito de desenvolvimento em Psicologia e sua perspectiva histórica. Desenvolvimento e constituição psíquica da criança em diferentes períodos, segundo referenciais teórico relacionado à teoria do apego; à teoria psicanalítica e à psicogênese.

Neuropsicologia I, 60h
Abordagem experimental dos processos cognitivos; relações da psicologia com outras áreas do conhecimento. Os processos psicológicos básicos de percepção, consciência e memória;
desenvolvimento das respectivas áreas de pesquisa, dos primeiros laboratórios até os mais recentes modelos conceituais. Aplicação clínica e bases neurofisiológicas do funcionamento dos
processos psicológicos; últimos progressos tecnológicos de investigação. Experimentos clássicos na história da psicologia.

Processos Psicológicos Básicos, 60h
Estudo dos processos psicológicos básicos: consciência e atenção, percepção, representação mental, emoção, linguagem e inteligência. Foco na complementaridade existente entre o
psicológico, o biológico e o cultural.

Teoria e Sistemas Psicológicos I, 60h
Antecedentes e pressupostos da fundação da Psicanálise por Sigmund Freud. Discípulos e sucessores. A Psicanálise na contemporaneidade. O inconsciente e a linguagem: processos
simbólicos. As formações do inconsciente: o sonho, o ato falho, o chiste, o sintoma: leis e mecanismos de funcionamento. Estruturas clínicas: o infantil, a histeria, a neurose obsessiva e a
psicose.

Psicologia da Saúde, 60h
Conceituação de Psicologia da Saúde. Relações da Psicologia da Saúde com áreas afins. Enfoques teóricos e metodológicos. Análise e discussão de pesquisas contemporâneas.

Oficina II: Psicologia, Sociedade e Meio Ambiente, 30h
A Psicologia, o indivíduo, a sociedade e o meio ambiente. Psicologia e educação ambiental; desenvolvimento, ser humano e sustentabilidade.

Estágio Básico: Técnicas de Pesquisa em Psicologia III, 30h
Observação e interação com indivíduos ou grupos de diversas faixas etárias em comunidades ou instituições da Justiça e do Trabalho.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5º SEMESTRE

Psicofarmacologia, 60h
Interação dos princípios de farmacologia e da terapêutica. Princípios de farmacoterapêutica clínica nas diversas doenças. Ensaios clínicos. Interações medicamentosas. Aplicação prática dos
diferentes tipos de fármacos. Sensibilidade e dor. Psicofarmacologia. Terapia dos distúrbios comportamentais, distúrbios do sono, depressão e ansiedade.

Psicologia Organizacional e do Trabalho, 60h
Introdução ao estudo da evolução do trabalho. Conceito e campo de atuação. As organizações. O trabalho dos psicólogos nas organizações. A política de recursos humanos. Satisfação e estresse
no ambiente de trabalho. A psicologia industrial e organizacional. Subsistemas da psicologia organizacional.Motivação. Liderança no trabalho. A psicologia organizacional no mundo.

Técnicas de Avaliação Psicológica I, 60h
Conceito de avaliação psicológica. Principais métodos e procedimentos. Natureza e utilização dos diferentes instrumentos de avaliação psicológica. Princípios éticos das técnicas de avaliação
psicológica.

Psicopatologia, 60h
Conceito de Psicopatologia. Evolução do conhecimento psicopatológico. Critérios de normalidade e causalidade psíquicas. Etiologia dos transtornos mentais. Transtornos das funções psíquicas.

Psicomotricidade, 60h
Concepções, bases antropofilosóficas da Psicomotricidade. Bases neurofisiológicas da Psicomotricidade. A Psicomotricidade e os problemas escolares. A anamnese, dislexias,
disgrafias, disortografias e discalculia: sintomas e diagnóstico. Técnicas de educação psicomotora. Relaxamento e relaxação. Os circuitos percepto-motores. Laboratório de sensibilização.

Teoria e Sistemas Psicológicos II, 60h
O Behaviorismo enquanto sistema teórico. Abordagem comportamental: fundamentos filosóficos e questões epistemológicas; principais teóricos. Expansão dos conceitos comportamentais e suas
aplicações nos diversos campos de atuação da Psicologia

Psicologia do Desenvolvimento II, 60h
A adolescência como uma construção social. Os aspectos do desenvolvimento intelectual, da personalidade e do desenvolvimento social na adolescência, e suas relações. As correntes teóricas
clássicas e o processo da adolescência: pontos concorrentes e divergentes. As temáticas associadas à adolescência e às questões relativas às fases de desenvolvimento subseqüentes.

Estágio Básico: Técnicas de Pesquisa em Psicologia IV, 30h
Observação e interação com indivíduos ou grupos de diversas faixas etárias em comunidades ou movimentos sociais.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6º SEMESTRE

Psicologia Comunitária, 60h
Origens e desenvolvimento da Psicologia Comunitária. Aspectos éticos e metodológicos. Principais marcos teóricos em Psicologia Comunitária. Inserção na comunidade. Processos
psicossociais comunitários. Autogestão e lideranças comunitárias. Formação e atuação do psicólogo comunitário.

Teoria e Sistemas Psicológicos III, 60h
A abordagem fenomenológica e seu método na história da Psicologia: fundamentos filosóficos e caracterização. Fundadores e principais teóricos da fenomenologia em Psicologia: história, dados
biográficos, pressupostos teóricos e formulações gerais. Aplicação da fenomenologia nos campos de atuação da Psicologia. A Psicologia da Gestalt: histórico, principais autores, pressupostos
teóricos e formulações gerais.

Psicologia e Gestão de Recursos Humanos, 60h
Paradigmas atuais em gestão de recursos humanos. Principais subsistemas, responsabilidades e abrangências de atuação do psicólogo. Diagnóstico, planejamento e intervenção nos processos de
captação, socialização, avaliação, desenvolvimento e desvinculação no contexto das Organizações/ Instituições.

Psicologia Comportamental, 60h
Conceito histórico da Psicologia Comportamental. Objetivo da psicologia comportamental. Introdução à metodologia científica em psicologia. Observação experimental. As unidades
analíticas qualitativas. Mecanismo de interação sensório – motor.

Psicologia Jurídica, 60h
O meio social e o crime. Características antropométricas do criminoso potencial. O meio social. Os desvios psicológicos. A compulsão criminal. Análise da estrutura psicossocial do criminoso
efetivo e do criminoso potencial. Fatores externos do induzimento ao crime. Fatores internos. Fatores sociais. A perda momentânea do sentido da razão. Reeducação e reconstrução
psicológicas.

Teorias e Técnicas de Dinâmica de Grupo, 60h
Dinâmica de grupo: conceitos fundamentais, evolução histórica, campo de ação, Teorias e Técnicas. Exame das relações interpessoais e principais fenômenos e processos grupais. Teoria e
prática da dinâmica de grupo como técnica de desenvolvimento individual e grupal. Aplicações da dinâmica de grupo em diferentes áreas de atuação do psicólogo e suas respectivas implicações
éticas.

Técnicas de Avaliação Psicológica II, 60h
Testes e entrevistas como instrumentos auxiliares de avaliação e diagnóstico de adolescentes/adultos na área de educação e clínica; importância do diagnóstico; psicológico; principais técnicas de avaliação psicológica.

Estágio Básico: Técnicas de Pesquisa em Psicologia V, 30h
Observação e interação com indivíduos ou grupos de diversas faixas etárias em instituições hospitalares.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7º SEMESTRE

Orientação Vocacional e Profissional, 60h
Orientação, vocação e profissão. O psicólogo e a atuação em orientação vocacional e profissional: visão psicossocial e clínica; modalidades clínicas; dinâmicas de grupo, desenvolvimento de
projetos de orientação vocacional e profissional em escolas públicas e particulares; atendimentos individuais em clínicas.

Psicologia Institucional, 60h
A Psicologia Institucional e sua importância. Linhas do movimento institucionalista, discussão institucionalista nos aspectos de leitura institucional, diagnóstico e intervenção. Imaginário e
instituições.

Psicologia e Saúde Pública, 60h
Reflexão sobre a Psicologia no contexto de saúde pública; implicações e formas de atuação. O conceito de saúde e as implicações práticas das crenças e valores associados a este conceito;
contexto da saúde pública local, regional e nacional. Papel do psicólogo nos diferentes níveis de atenção à saúde; impasses existentes entre a formação tradicional em clínica e as formas de
atuação profissional em instituições de saúde pública.

Psicologia Hospitalar, 60h
Conceitos básicos acerca das peculiaridades da atenção psicológica em hospitais; aspectos inerentes ao processo saúde-doença, hospitalização e reabilitação numa perspectiva
psicossomática atual.

Teorias e Técnicas Psicoterápicas I, 60h
Estudo das principais técnicas psicoterapêuticas contextualizadas segundo diferentes referenciais teóricos.

Psicologia e Inclusão Social, 60h
Aspectos históricos e conceituais das deficiências, suas causas, incidência e prevenção. Tendências atuais da Psicologia aplicada aos PNEs. A necessidade da inclusão social dos
portadores de necessidades especiais: educação e mercado de trabalho. Sexualidade e família. Diagnóstico e intervenção interdisciplinar e acompanhamento psicológico. O trabalho nas
instituições.

Oficina III: Corpo e Movimento, 30h
Corpo e movimento; compreensão do corpo como construção histórica e cultural; o movimento humano; as práticas corporais e esportivas.

Estágio Básico: Técnicas de Pesquisa em Psicologia VI, 30h
Observação e interação com indivíduos ou grupos de diversas faixas etárias em instituições empresariais, comércio e mercado de trabalho.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8º SEMESTRE – ÊNFASE EM PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOS

Teorias e Técnicas Psicoterápicas II, 60h
Estudo e aplicação das diversas estratégias psicoterápicas; o trabalho clínico com crianças, adolescentes e adultos; o tema da interpretação e suas variantes; coordenada “tempo” no
tratamento.

Psicopedagogia, 60h
Estudo da evolução histórica da Psicopedagogia. Caracterização do objeto de estudo da Psicopedagogia na contemporaneidade, suas relações éticas e interdisciplinares.

Saúde Mental, 60h
A trajetória da institucionalização dos doentes mentais e seus tratamentos; legislações e modelos de atenção em saúde mental no Brasil e em outros países. A reforma psiquiátrica brasileira do
ponto de vista de seus principais atores, paradigmas e referenciais; instrumentos e serviços da transformação político-assistencial.

Teorias e Técnicas Psicoterápicas Infanto – Juvenis, 60h
Fundamentos teóricos e técnicos das principais modalidades de psicoterapia de crianças e adolescentes na abordagem psicodinâmica.

Genética do Comportamento Humano, 60h
Evolução dos padrões comportamentais e das estruturas sociais entre os mamíferos e entre os primatas. Evolução do comportamento e do cérebro humano. Aspectos biológicos dos
comportamentos da vida cotidiana. Enfoque genético do desenvolvimento neurológico e da personalidade. Aspectos genéticos da variação normal e patológica do comportamento humano.
Aconselhamento genético nas alterações de comportamento relacionadas com síndromes cromossômicas e patologias de heranças mendelianas e multifatoriais.

Estágio Supervisionado em Psicologia e Processos Clínicos I, 90h
Estágio supervisionado, através de observação e interação com indivíduos ou grupos de diversas faixas etárias em instituições clínicas.

Seminários Especiais de Estudo em Psicologia e Processos Clínicos I – Tema: Aprofundamento em Psicologia Clínica (Optativo), 30h
Ementa: A Psicologia clínica e os novos sintomas da contemporaneidade.

Seminários Especiais de Estudo de Psicologia e Processos Clínicos I – Tema: Clínica e Saúde I, 30h
O papel da psicologia clínica nos serviços de saúde no âmbito municipal, estadual e federal.

Atividades Curriculares Complementares (ACC), 60h

9º SEMESTRE – ÊNFASE EM PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOS

Família e Sociedade, 60h
O significado sócio-histórico das diferentes construções teórico-metodológicas das categorias: família – infância, adolescência, e juventude – e sociedade. A produção brasileira e sua
contribuição para a formulação de programas governamentais e não governamentais.

Psicologia e Sexualidade, 60h
Sexualidade e constituição do sujeito. A história da sexualidade humana. Psicologia e sexualidade humana. Sexualidade e cultura. Gênero e papéis sexuais. Política e repressão sexual, doenças
sexualmente transmissíveis, orientação sexual, prostituição e disfunções sexuais.

Teorias e Técnicas Psicoterápicas III, 60h
Teorias e técnicas de psicoterapia psicanalítica. Teorias e técnicas de psicoterapia cognitiva–comportamental. Teorias e técnicas de psicoterapia existencial – fenomenológica. Teorias e
técnicas de psicoterapia familiar sistêmica. Teorias e técnicas de psicoterapia infantil.

Trabalho de Conclusão de Curso I, 60h
Elaboração e projeto de pesquisa em psicologia clínica. Métodos e técnicas de pesquisa aplicados à psicologia clínica.

Seminários Especiais de Estudo em Psicologia e Processos Clínicos II (Optativos):
Seminários Especiais de Estudo em Psicologia e Processos Clínicos II Tema: Clínica e Saúde II, 30h
O trabalho do psicólogo na clínica psicológica. O trabalho interdisciplinar em clínica. Estudo de emas atuais sobre clínica e saúde.

Seminários Especiais de Estudo em Psicologia e Processos Educativos II. Tema: Psicologia e Informática, 30h
Estudo da relação da Informática com a Psicologia: suas contribuições para a vida acadêmica, a esquisa científica, o desempenho profissional e a investigação das estruturas cognitivas humanas.

Seminários Especiais de Estudo em Psicologia e Processos Clínicos II Tema: Clínica e bioética (Optativo), 30h
Bioética e Psicologia na atualidade. Novos paradigmas.

Estágio Supervisionado em Psicologia e Processos Clínicos II, 90h
Estágio supervisionado em vivência de processo de diagnóstico e prognóstico por meio de triagens, studos de casos e elaboração e estratégia de intervenção na dinâmica de ajuda psicológica.
Atendimentos psicoterápicos.

Atividades Curriculares Complementares (ACC), 60h

______________________________________________________________________________________________________________________________________

10º SEMESTRE – ÊNFASE EM PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOS

Trabalho de Conclusão de Curso II, 60h
Desenvolvimento de artigo científico em uma das diversas áreas da Psicologia Clínica. struturação e utilização adequada de metodologia científica na elaboração de artigo científico.

Estágio Supervisionado em Psicologia e Processos Clínicos III, 60h
Estágio supervisionado final de Psicologia em processos clínicos com a aplicação de métodos e técnicas, processamento teórico e aprofundamento profissional. Consolidação das competências e as habilidades do psicólogo clinico.

Atividades Curriculares Complementares (ACC) ,60h

_______________________________________________________________________________________________________________________________________


8º SEMESTRE – ÊNFASE EM PSICOLOGIA E PROCESSOS EDUCATIVOS

Teorias e Técnicas Psicoterápicas II, 60h
Estudo e aplicação das diversas estratégias psicoterápicas; o trabalho clínico com crianças, adolescentes e adultos; o tema da interpretação e suas variantes; coordenada “tempo” no
tratamento.

Psicologia Escolar, 60h
Retrospectiva histórica, conceituação, campos de ação, alternativas de atuação do psicólogo escolar; política educacional; diagnóstico institucional; a atuação do psicólogo escolar junto a
outros profissionais de educação e da escola.

Psicopedagogia, 60h
Estudo da evolução histórica da Psicopedagogia. Caracterização do objeto de estudo da Psicopedagogia na contemporaneidade, suas relações éticas e interdisciplinares.

Planejamento e Gestão Escolar, 60h
Planejamento e gestão escolar. Planejamento educacional numa perspectiva humanista. Paradigma multireferencial de planejamento de escolas públicas e de gestão escolar. Papel do psicólogo no
planejamento e na gestão do conhecimento.

Problemas de Aprendizagem, 60h
Problemas e dificuldades de aprendizagem na escola; inadequação social e distúrbios de comportamento no âmbito da instituição escolar; importância da atuação do psicólogo no conhecimento, análise e encaminhamento das soluções psicopedagógicas.

Estágio Supervisionado em Psicologia e Processos Educativos I, 90h
Estágio supervisionado, através de observação e interação com indivíduos ou grupos de diversas faixas etárias em instituições educacionais.

Seminários Especiais de Estudo em Psicologia e Processos Educativos I (Optativos):
Seminários Especiais de Estudo em Psicologia e Processos Educativos I. Tema Psicanálise e Educação, 30h
O sujeito na Psicanálise e na Educação: pressupostos epistemológicos e funções. O saber escolar e o saber da criança. As contribuições da Psicanálise para a formação do Psicólogo e do Educador.

Seminários Especiais de Estudo em Psicologia e Processos Educativos I. Violência e Educação: (Optativo), 30h
Estudo dos diferentes enfoques teóricos da violência. Análise das principais manifestações de violência: violência contra crianças e adolescentes, violência do gênero, do racismo, violência institucional, violência da polícia, das prisões, dos Centros de Acolhimento e de adolescentes. Cultura da violência; violência nas escolas. Infrações de adolescentes e educação para a legalidade e Direitos Humanos. O educador penitenciário; política de intervenção com crianças e adolescentes em situação de risco.

Seminários Especiais de Estudo em Psicologia e Processos Educativos I. Tema Psicologia, currículo e conhecimento: (Optativo), 30h
Psicologia e introdução ao estudo de currículo. Currículo: determinantes históricos, culturais, epistemológicos, sociais e ideológicos. Currículo e organização do conhecimento: o saber escolar.
Teorias do currículo e tendências pedagógicas na organização curricular. O currículo e a educação brasileira.

Atividades Curriculares Complementares (ACC), 60h

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

9º SEMESTRE – ÊNFASE EM PSICOLOGIA E PROCESSOS EDUCATIVOS

Família e Sociedade, 60h
O significado sócio-histórico das diferentes construções teórico-metodológicas das categorias: família – infância, adolescência, e juventude – e sociedade. A produção brasileira e sua
contribuição para a formulação de programas governamentais e não governamentais.

Psicologia e Sexualidade, 60h
Sexualidade e constituição do sujeito. A história da sexualidade humana. Psicologia e Sexualidade humana. A sexualidade e cultura. Gênero e papéis sexuais. Política e repressão
sexual; doenças sexualmente transmissíveis, orientação sexual, prostituição e disfunções sexuais.

Organização Escolar e Educacional, 60h
A função social da educação e da escola. Compreensão e análise crítica das políticas educacionais, da organização escolar e da legislação do ensino na Educação Básica; elementos de reflexão e de
intervenção na realidade educacional brasileira.

Trabalho de Conclusão de Curso I, 60h
Elaboração e projeto de pesquisa em psicologia e processos educativos.

Estágio Supervisionado em Psicologia e Processos Educativos II, 90h
Execução de projeto de intervenção em Psicologia e Processos Educativos em situação escolar junto a alunos, família e escola. Aplicação prática dos conteúdos teóricos relacionados aos
diferentes modelos de intervenção.

Seminários Especiais de Estudo em Psicologia e Processos Educativos II (Optativos), 30h
Seminários Especiais de Estudo em Psicologia e Processos Educativos II. Tema Psicologia, conhecimento e interdiscipinaridade (Optativo), 30h

Psicologia, conhecimento e interdisciplinaridade; interdisciplinaridade e práticas escolares; interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Temas transversais de educação. Pesquisa e
trabalhos sobre interdisciplinaridade e prática escolar.

Seminários Especiais de Estudo em Psicologia e Processos Educativos II. Tema: Psicologia e Educação de Jovens e Adultos, 30h
A Psicologia e os aspectos históricos da educação de jovens e adultos na Bahia e no Brasil. A educação de adultos e os movimentos populares. A educação de jovens e adultos na política
nacional de educação. Pressupostos teórico-metodológicos da educação de jovens e adultos. A educação de jovens e adultos como instrumento de inclusão social.

Atividades Curriculares Complementares (ACC), 60h

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

10º SEMESTRE – ÊNFASE EM PSICOLOGIA E PROCESSOS EDUCATIVOS

Trabalho de Conclusão de Curso II, 60h
Desenvolvimento de artigo científico em uma das diversas áreas da psicologia educacional. Estruturação e utilização de metodologia científica na elaboração de artigo científico.

Estágio Supervisionado em Psicologia e Processos Educativos III, 60h
Estágio supervisionado final de psicologia em processos educativos com a aplicação de modelos e técnicas, processamento teórico e aprofundamento profissional. Consolidação das competências e
da habilidades do psicólogo escolar.

Atividades Curriculares Complementares (ACC), 60h

Em Destaque