POR Ascom/Janine Falcão, 02 mai 2011, 08H40

Ementário

1º Semestre

EDUCAÇÃO E PESQUISA, 60h
Ementa: Estudos sobre as concepções epistemológicas acerca do conhecimento científico e os diversos tipos de conhecimento Processos de produção do conhecimento e suas implicações na investigação científica da educação. A instrumentalidade no processo de produção do conhecimento: esquema, resumo, resenha e análise de situação-problema para a elaboração preliminar do ante-projeto de pesquisa observando as normas da ABNT.

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I, 60h
Ementa: Evolução do processo educacional e as instituições educativas: das antigas civilizações orientais. A Idade Média. A pedagogia européia: manifestações, tendências e modelos pedagógicos do século XV ao século XX.

PRÁTICAS DE LEITURA E DE PRODUÇÃO DE TEXTO, 60h
Ementa: Fundamentos teóricos das práticas de leitura. Constituição do sujeito leitor/autor. Diversidade dos gêneros textuais. Alternativas metodológicas para a formação do leitor e do produtor de textos.

SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO, 60h
Ementa: A formação clássica da sociologia ocidental: movimentos histórico-sociais e estágio do conhecimento. Principais conceitos e reflexões dos fundadores da Sociologia e o surgimento da Sociologia da Educação. Análise das várias perspectivas teóricas no estudo sociológico da educação. Desdobramentos contemporâneos da teoria e da pesquisa sociológica e sua relação com o fenômeno educacional. A perspectiva sociológica da educação no Brasil: questões modernas e contemporâneas.

ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO, 60h
Ementa: A construção do saber antropológico. A diversidade cultural: etnocentrismo e relativização. Perspectivas teóricas, prática etnográfica e método comparativo. O conceito de cultura como elemento estruturador do conhecimento antropológico. Educação como mecanismo de reprodução cultural. Universos simbólicos, a diversidade dos saberes e suas formas de transmissão. A etnografia do universo educacional. Construção da sociedade brasileira e a assimetria da diversidade. Antropologia da infância e horizontes de uma educação para um humanismo plural.

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA, 60h
Ementa: Natureza e questões fundamentais da Filosofia. Correntes filosóficas: teorias da Filosofia Clássica e Medieval. Tendências filosóficas da contemporaneidade.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

2º Semestre

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO II, 60h
Ementa: Educação brasileira na colônia, império e república. Permanências e rupturas nas questões históricas da educação brasileira. Movimentos pela democratização da educação no Brasil e na Bahia.

ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR I, 60h
Ementa: A educação e o contexto sócio-político-educacional brasileiro. A legislação brasileira referente à organização da educação nacional, em especial no âmbito da educação infantil e do ensino fundamental. Organização, estrutura e funcionamento da educação básica: os níveis e modalidades de educação e de ensino. Organização curricular, proposta curricular e cultura escolar.

FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA, 60h
Ementa: O processo de construção da Psicologia como disciplina científica: o objeto, método, pressupostos básicos, convergências e divergências epistemológicas. As contribuições da Psicologia para a educação.

ARTE E EDUCAÇÃO, 60h
Ementa: Artes como objeto de conhecimento; princípios básicos e funções das artes e educação; linguagens e métodos do ensino das artes; atividades referentes às diversas linguagens artísticas; vivências do fazer artístico. A aprendizagem artística nos planos perceptivos, imaginativos e produtivos.

LITERATURA E EDUCAÇÃO, 60h
Ementa: Literatura, educação e sociedade. Literatura e tradição oral: a arte de contar histórias. Literatura infantil e juvenil: a formação do leitor, contextos de produção, recepção e consumo. Literatura e ensino: alternativas metodológicas.

PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA I, 60h
Ementa: Pesquisa e prática pedagógica: abordagem crítica das relações investigativas na formação e na ação docente. Pressupostos epistemológicos dos conceitos de professor pesquisador, investigador e reflexivo.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

3º Semestre

ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E EDUCAÇÃO I, 60 h
Ementa: Lingüística: perspectiva social da linguagem. Linguagem e Língua. Língua, cultura e sociedade. Oralidade e escrita. Gramaticalidade e adequação lingüística. Competência comunicativa. Variantes lingüísticas. Diversidade lingüística e ensino da língua materna. Preconceito lingüístico.

DIDÁTICA I, 60h
Ementa: Análise dos fundamentos da docência e sua relação com os pressupostos epistemológicos. Contextualização das tendências pedagógicas, considerando as bases filosóficas e a relação com a psicologia. Abordagens da trajetória da Didática e sua problematização a partir da reflexão histórica. Reflexão em torno dos componentes curriculares e traços paralelos no âmbito das tendências pedagógicas. A sala de aula como espaço para ensinar e aprender.

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO, 60h
Ementa: Principais teorias do desenvolvimento humano. Fatores do processo do desenvolvimento humano. Contribuições da Psicologia do Desenvolvimento para a prática pedagógica.

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, 60h
Ementa: Estrutura político-econômica e social da África pré-colonial: povos e línguas; pré-história da África; história dos povos africanos; formas de governo; estrutura político-social; vida econômica; as religiões; o legado africano. Descendentes de africanos no Brasil: o tráfico e a resistência na África e no Brasil; o sincretismo cultural e lingüístico africano na escravidão; o legado da Lei Áurea; as contribuições no âmbito econômico, político e social dos descendentes de africano para a nação brasileira.

ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR II, 60h
Ementa: A revitalização da escola brasileira: necessidades e propostas educativas. Integração entre os sistemas de ensino. Papel político-educacional dos Conselhos: escolares, municipal, estadual e nacional de educação. O projeto pedagógico da escola e a participação da sociedade. Referenciais nacionais da educação infantil e do ensino fundamental. Plano Nacional de Educação e projetos escolares e governamentais para melhorar a qualidade da educação básica.

PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA II, 60h
Ementa: O processo de ensino e aprendizagem nos espaços de Educação Infantil e nos Anos iniciais do Ensino Fundamental: formas de organização do trabalho pedagógico e suas implicações sócio-culturais e históricas. Perspectivas de pesquisa e de investigação acerca dos rituais e das dinâmicas pedagógicas da formação e da atuação do docente.

________________________________________________________________________________________________________________________________________

4º Semestre

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM E EDUCAÇÀO, 60h
Ementa: Principais teorias da Psicologia da Aprendizagem. Fatores interferentes no processo de aprendizagem. Contribuições da Psicologia da Aprendizagem para a prática pedagógica.

CURRÍCULO E EDUCAÇÃO, 60h
Ementa: A complexidade epistemológica e política das concepções de currículo. A concepção tradicional de currículo: pressupostos teóricos e racionalidade de planejamento. A concepção crítica de currículo, em suas versões neo-marxistas e pós-modernas. Questões atuais emergentes da concepção crítica: currículo e ideologia, cultura, poder, disciplinaridade e novas tecnologias. A prática curricular na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

DIDÁTICA II, 60h
Ementa: Problematização da docência segundo os pressupostos epistemológicos, a sala de aula como lócus do pedagógico. Reconhecimento da importância do processo de planejamento na sistematização do ato pedagógico. Abordagens dos níveis do planejamento. Estabelecimento das diferenças entre os planos de ensino. Elaboração dos diversos planos, a pedagogia de projetos e sua construção para unidades escolares de Educação Infantil e de anos iniciais do Ensino Fundamental, nos campos de observação e da práxis educacional.

ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E EDUCAÇÃO II ,60h
Ementa: Aquisição da linguagem: temas e pressupostos teóricos das diferentes abordagens. Estágios de desenvolvimento da linguagem. Processos dialógicos na construção da linguagem. A constituição do objeto da escrita pela criança. Letramento e alfabetização. Aquisição da escrita no contexto escolar.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, 60h
Ementa: A história da Educação de Jovens e Adultos, soluções e impasses pedagógicos gerados pelas práticas adotadas; as necessidades educativas dos jovens e adultos; o papel da escola e do educador; proposta curricular para EJA em suas várias dimensões; o gerenciamento do processo de ensino e aprendizagem dos educandos; natureza dos conhecimentos relativos à Língua Portuguesa, Matemática, Arte e Estudos da Sociedade e da Natureza; tradução dos conteúdos em objetivos de aprendizagem; a análise, concepção e avaliação do ensino de EJA.

PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA III, 60h
Ementa: A gestão escolar e a gestão do ensino: características da organização, estratégias de investigação, modelos de intervenção e suas implicações pedagógicas, sócio-culturais e históricas. Perspectivas de pesquisas e de investigação acerca dos rituais e da dinâmica pedagógica na formação do gestor e do educador de jovens e adultos.

LUDICIDADE E EDUCAÇÃO, 60h
Ementa: O lúdico, seus fundamentos e princípios básicos; suas relações com a educação e as artes. A ludicidade na liberação do potencial criativo inerente ao ser humano enquanto sujeito coletivo. Função do lúdico na primeira infância e na educação infantil. O lúdico e sua relação com a cultura e os rituais da vida adulta. Contextos lúdicos tradicionais e contemporâneos.

________________________________________________________________________________________________________________________________________

5º Semestre

GESTÃO ESCOLAR E EDUCACIONAL, 60h
Ementa: Abordagens sócio-históricas das concepções de gestão escolar e educacional. A informação como instrumento de gestão da educação e da escola; eleição dos indicadores educacionais: critérios e finalidades; papel da informação na definição das políticas públicas e das estratégias de gestão em educação. A gestão compartilhada e coletiva no espaço escolar. O colegiado, os conselhos escolares e a gestão pedagógica e administrativa da escola. A centralização e a descentralização das decisões gestoras. Importância do projeto pedagógico na gestão escolar. Gestão nas instituições de Educação Infantil e de anos iniciais do Ensino Fundamental.

EPISTEMOLOGIA E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO , 60h
Ementa: Conceito de alfabetização e letramento, histórico e implicações pedagógicas; natureza multifacetada do processo de alfabetização; condicionantes políticos, sociais, econômicos, culturais e tecnológicos; psicogênese da língua escrita, pressupostos epistemológicos e desdobramentos no campo da didática e da metodologia da alfabetização; abordagem crítica dos métodos tradicionais de alfabetização; construção de planos de ensino e planos de aula para classes de alfabetização. Práxis alfabetizadora em classes de Educação Infantil e de alfabetização.

REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA, 60h
Ementa: Construção da Matemática e sua importância na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; a Matemática no espaço e no tempo: processo histórico e o pensamento filosófico; articulação da Matemática com os diversos campos de conhecimento; a educação matemática; A pesquisa em educação matemática; evolução histórica do ensino da matemática no Brasil; propostas de intervenções para o ensino da matemática; os eixos conceituais da Matemática: número, operações, grandezas e medidas, espaço/forma e sua construção por parte das crianças; currículos, programas e os desafios do ensino da Matemática na contemporaneidade. Análise, reflexão dos elementos constituintes da prática pedagógica e o processo de avaliação.

REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA, 60h
Ementa: A Geografia como ciência: evolução do pensamento geográfico, paradigmas e correntes filosóficas. Fundamentos teóricos para a interpretação das categorias de análise da Geografia: paisagem, espaço geográfico, território, região, lugar. Proposta de intervenção para o ensino da Geografia como disciplina escolar na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Processo de planejamento e avaliação do ensino: concepção e representação de seqüências didáticas.

REFERENCIAS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE ARTES, 60h
Ementa: Fundamentos do ensino das artes no fazer educativo formal e informal; orientações curriculares para o ensino de artes nas classes de Educação Infantil e de Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Novas tecnologias e metodologias, suas aplicações nos ambientes educativos diversos. Processo de planejamento e de avaliação do ensino de artes: concepção e representação de seqüências didáticas.

REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, 60h
Ementa: Abordagem e pressupostos teóricos e metodológicos do mundo natural e social: exploração de diferentes objetos, suas propriedades e relações simples de causa e efeito; métodos e procedimentos experimentais das Ciências Naturais na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Identificação e discussão de problemas relevantes para a alfabetização científica básica. Análise e reflexão desses conceitos estruturadores na elaboração de seqüências didáticas. Concepção de planejamento e avaliação. O professor de Ciências Naturais e suas especificidades.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, 90
Ementa: O projeto de estágio e os elementos constituintes da prática docente e do gestor educacional. Atividade de planejamento e docência para as classes de Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa como eixo da abordagem de ensino por projetos; breve histórico e modalidades da pedagogia de projetos. A práxis pedagógica e a formação docente. Novos olhares sobre o cotidiano e a cultura escolar: observação, planejamento, construção e operacionalização do projeto de estágio.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6º Semestre

REFERENCIAIS TEÓRICO- METODOLÓGICOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇAO INFANTIL, 60h
Ementa: Abordagem de pressupostos teóricos e metodológicos e a construção de uma visão de mundo integral e relacional, com conhecimentos acerca do mundo natural e social; a exploração de diferentes objetos, propriedades e relações simples de causa e efeito; o contato com pequenos animais e plantas, o conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas. Análise e reflexão dos conceitos estruturadores na elaboração de seqüências didáticas. Concepção de planejamento e de avaliação.

REFERENCIAIS TEÓRICO METODOLÓGICOS DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, 60h
Ementa: A educação matemática: objeto de conhecimento, importância, interfaces com os diversos campos de conhecimento; propostas de intervenções, modelagem, resolução de problemas, jogos, história da matemática e etnomatemática; os currículos de matemática na Educação Infantil, soluções e impasses pedagógicos gerados pelas práticas adotadas. Processo de planejamento e de avaliação do ensino: concepção e representação de seqüências didáticas.

REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NA EDUCAÇÂO INFANTIL, 60h
Ementa: O ensino de Ciências Sociais no contexto das transformações paradigmáticas. A didática no ensino de Ciências Sociais: a organização dos conteúdos e metodologias de trabalho, em classes de Educação Infantil. O saber histórico e geográfico em Ciências Sociais na sala de aula e a análise das propostas curriculares. Processo de planejamento e de avaliação do ensino de Ciências Sociais: concepção e implementação de seqüências didáticas.

REFERENCIAIS TEÓRICO- METODOLÓGICOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL, 60h
Ementa: Abordagem dos pressupostos teóricos e metodológicos dos conceitos inerentes ao ensino de Ciências Naturais: o ambiente, seus componentes e as interações entre o homem e a natureza; a saúde e o corpo como um sistema integrado com o ambiente, a história de vida do sujeito; a sexualidade e as dimensões biológicas, afetivas e sociais; reflexões sobre o uso e produção de tecnologia e condições de vida no mundo atual. O papel do professor e o ensino de ciências na formação do cidadão. A solução de problemas em Ciências da Natureza como eixo central para análise e reflexão da práxis pedagógica e suas especificidades; concepção, planejamento, elaboração e avaliação de seqüências didáticas.

REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL, 60h
Ementa: O ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: interfaces com os diversos campos de conhecimento; os currículos de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: soluções e impasses pedagógicos das práticas adotadas; estudo crítico dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais dos blocos de conteúdos da matemática: número e operações, grandezas e medidas, espaço e forma, tratamento da informação; e tradução em objetivos de aprendizagem e a construção destes conceitos por parte das crianças. Concepção e representação de sequências didáticas no ensino: planejamento e avaliação.

REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL , 60h
Ementa: O conhecimento geográfico e a linguagem cartográfica. O saber geográfico na sala de aula como conhecimento escolar: temas emergentes de geografia e do mundo contemporâneo; propostas curriculares para o ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Processo de avaliação e planejamento do ensino de Geografia: concepção e representação de seqüências didáticas.

REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL – APROFUNDAMENTO, 60h
Ementa: O ensino da História no contexto das transições paradigmáticas da História e da educação. A didática no ensino de História: a organização dos conteúdos e metodologias de trabalho em classes de anos iniciais do Ensino Fundamental. O saber histórico na sala de aula: análise das propostas curriculares para o ensino de História. Processo de avaliação e de planejamento do ensino de História: concepção e representação de seqüências didática

REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, 60h
Ementa: Concepção de alfabetização e de letramento e suas implicações em EJA. A natureza simbólica da linguagem. O universo do adulto analfabeto: seus valores, crenças, sentimentos, concepções, representações sociais e experiência no mundo do trabalho. As hipóteses dos alunos acerca do objeto escrito. O texto oral e escrito enquanto unidade de significação. A função social da escrita. A questão da motricidade. A prática de leitura, de produção de texto e de análise linguística. As variedades lingüísticas. Processo de planejamento e de avaliação do ensino de Eja: concepção e representação de seqüências didáticas.

PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA, 60h
Ementa: O planejamento como prática de gestão pública e seu histórico no Brasil. As diferentes concepções de planejamento. Os mecanismos e instrumentos do planejamento escolar. Estudo investigativo de uma escola bem planejada.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II, 90h
Ementa: A unidade escolar e não-escolar como campo de estágio em gestão educacional; os elementos constitutivos do projeto inicial de estágio em gestão escolar em instituições de Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Educação Inclusiva. O trabalho administrativo e pedagógico da escola.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

7º Semestre

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E LIBRAS, 60h
Ementa: Abordagem de conceitos de educação especial e aspectos ético-político-social e educacional quanto à inclusão da pessoa com necessidades especiais; reflexão crítica na ação do educador e outros agentes sociais, grupos da população e suas necessidades. Discussão sobre a língua brasileira de sinais e o seu uso.

REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, 60h
Ementa: Laboratório de texto/ com texto na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Análise e criação de texto. Oficina da palavra: práticas de estruturas gramaticais – uma integração da Língua Escrita com a Oral, através de diferentes propostas metodológicas e suas influências no processo de aprendizagem na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Processo de planejamento e avaliação do ensino de Língua Portuguesa: concepção e representação de seqüências didáticas.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I, 60h
Ementa: O trabalho monográfico, construção e integração com os estudos de Pesquisa e Educação, Práticas Pedagógicas e atividades de Estágio Supervisionado. Orientação direcionada ao acompanhamento da redação final do trabalho de monografia de conclusão de curso. Observação das normas técnicas recomendadas pela ABNT. Recomendações quanto ao estilo de redação. Acompanhamento permanente de um professor pesquisador.

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS DE EDUCAÇÃO II, 30h

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III, 90h
Ementa: O projeto de estágio e os elementos constituintes da prática docente. Planejamento para as classes de Educação Infantil. A pesquisa como eixo da abordagem de ensino por projetos. A práxis pedagógica e a formação docente nas classes de Educação Infantil: planejamento, observação, avaliação, acompanhamento, histórico e modalidades da pedagogia de projetos. A práxis pedagógica e a formação docente. Iniciação da construção e da operacionalização do projeto de estágio em Educação Infantil.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

8º Semestre

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II, 60h
Ementa: Orientação semanal direcionada ao acompanhamento da redação final da monografia de conclusão de curso, organizada em TCC I. Recomendações quanto a estilo de redação, os aspectos pedagógicos e o interesse educacional da temática. Observação quanto à coerência, a lógica teórica do texto elaborado. Acompanhamento sistematizado de um profissional orientador familiarizado com a temática estudada. Redação final da monografia. Apresentação pré-liminar ao professor orientador. Apresentação final da monografia.

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS DE EDUCAÇÃO III, 30h

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV, 180h
Ementa: O Estágio Supervisionado: importância, dimensões e problemas. Elaboração e desenvolvimento do Projeto de Estágio. O estudo da prática pedagógica em diferentes espaços educativos: o currículo proposto e o currículo realizado na Educação Infantil, – creches e pré-escolas-, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – educandos de 7 a 14 anos- e na Educação de Jovens e Adultos. A Gestão Escolar e Educacional: implicações na prática pedagógica. As normas de estágio, trabalho da comissão interdisciplinar, observando a opção do aluno e as determinações do Colegiado de Curso e do Departamento de Educação I. Integração das atividades de Estágio Supervisionado IV com o Estágio III e o Trabalho de Conclusão de Curso II.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS DE EDUCAÇÃO I ( 3ª SEMESTRE)

DIFERENÇAS ÉTNICO-RACIAIS NO SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO, 30h
Ementa: Raça, aspectos conceituais e históricos. Raça, identidade e diversidade: a construção social do racismo. Determinantes do racismo no Brasil. Etnia, aspectos conceituais e históricos. Discriminação e desigualdade étnico-racial no sistema educacional brasileiro. Estratégias de combate à discriminação e ao racismo na educação.

HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA, 30h
Ementa: Abordagem histórica do conceito de infância; especificidades e características próprias da infância na história da civilização. A construção dos conceitos de infância apresentados na literatura existente. O lugar da criança na história da cultura brasileira e a diversidade que a compõe; a formação das crianças e os papéis estabelecidos nas sociedades: famílias, escolas, educação, brincadeiras e jogos, o trabalho; papel social da infância. A legislação atual sobre a infância. Políticas públicas e legislação atual para a infância; movimentos sociais e infância.

EDUCAÇÃO E CUIDADO EM CRECHES: FUNDAMENTOS PARA A PRÁXIS PEDAGÓGICA, 30h
Ementa: Abordagem histórica do conceito de infância e de Educação Infantil. Principais etapas e construções no processo de desenvolvimento da criança, da gestação ao terceiro ano de vida. Os sentidos sócio-históricos de cuidar e educar; educação e cuidado em creches, berçários, maternais e pré-escolas. Padrões de estrutura física e de organização do espaço pedagógico em creches; critérios de avaliação Formação do educador de creche: identidade, saberes e conhecimentos; desafios e políticas públicas para a profissionalização dos educadores para a infância.

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÀO , 30h
Ementa: Imbricamento, educação e tecnologias da comunicação e da informação: problematização da técnica e da tecnologia; elemento comum aos contextos didático-pedagógico escolar, comunicacional e informacional emergentes; ressignificação da didática e do currículo a partir da identificação, da vivência e da reflexão crítica sobre diferentes fazeres formativos e educativos; modos de elaboração de conhecimentos e comunidades epistêmicas. Os fundamentos tecnocientíficos da didática e do currículo escolares. Os fundamentos filosófico-antropológicos, tecnocintíficos, em uma pespectiva sócio-histórica, das tecnologias de comunicação e informação, vistas enquanto potenciais transformadores da práxis educacional escolar, em geral, e da vivência didática e curricular, em especial. Problematização da formação do educador a partir dessa emergência contemporânea, comprometida com a superação de processos societário capitalistas e de sua matriz tecnocientífica da modernidade.

ARTES VISUAIS NA CONTEMPORANEIDADE, 30h
Ementa: As artes visuais e sua história. Reflexão e vivência sobre o objeto artístico, histórico, cultura e extensão de si mesmo no mundo contemporâneo. A cidade como um grande museu e fonte de estudo na escola. A cultura como supermercado. Técnicas de artes visuais.

PENSAMENTO PEDAGÓGICO BRASILEIRO 30h
Ementa: Correntes de pensamento e idéias pedagógicas no Brasil. Disputas políticas e conquistas legais. Instrumentos e mecanismos de expressão e divulgação.

EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS, 30h
Ementa: Teorias e trajetória dos movimentos sociais no Brasil. A dimensão educativa dos movimentos sociais na formação da cidadania. A contribuição dos movimentos na elaboração e implementação de políticas sociais. O papel dos movimentos sociais na articulação educação não formal com o sistema formal de ensino. Tendências e perspectivas contemporâneas: Organizações não Governamentais, Redes e Terceiro Setor.

ANTROPOLOGIA E MÍDIA, 30h
Ementa: Contribuições teóricas ao estudo da mídia, enquanto fenômeno sócio-cultural. Cultura, educação e mídia. Televisão e produção de significados na sociedade de consumo com ênfase no contexto brasileiro. Cinema e identidade cultural.

EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE, 30h
Ementa: O estudo da sexualidade e suas implicações com a prática pedagógica. A sexualidade no cotidiano escolar e suas representações nos livros didáticos. Educação sexual e orientação sexual: papel da família, da escola e influências da mídia. As relações de poder, os papéis sociais e as representações sobre a sexualidade no contexto atual.

DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM, 30h
Ementa: Distúrbios de aprendizagem: histórico, conceitos, características, diagnósticos e tratamento. Fatores endógenos e exógenos dos distúrbios de aprendizagem. As atenções necessárias na prática educativa.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS DE EDUCAÇÃO II (7ª SEMESTRE)

EDUCAÇÃO E ESTUDOS DE PSICOMOTRICIDADE, 30h
Ementa: Aspectos conceituais da psicomotricidade: imagem do corpo, a tonicidade, o movimento, a comunicação corporal. O desenvolvimento psicomotor da criança. Expressão corporal e educação. Principais perturbações psicomotoras na criança. A reeducação psicomotora. Processos de mediação e socialização. Implicações para a formação do educador infantil e do educador para atuar nos Anos Inciais do Ensino Fundamental.

ARTES: AMBIENTES E MATERIAIS, 30h
Ementa: Considerações gerais sobre o ambiente físico na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, seus materiais: indústria e sucata. Análise crítica e avaliação dos materiais na Educação Infantil; os recursos oriundos da comunidade em comunicação. Linguagem oral, escrita, bibliotecas, programa de TV, fantoches e teatro infantil. Recursos de ciência e ecologia; recursos em estudos sociais e atividades físicas.

SEMINÁRIOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 30h
Ementa: Considerações teóricas para a práxis da teoria Vygotskyana na educação inclusiva. Reflexão crítica sobre a defectologia e a formação dos professores. Diretrizes educativas para a organização de projeto de adaptação curricular para a educação inclusiva.

VIOLÊNCIA E EDUCAÇÃO, 30h
Ementa: Estudo dos diferentes enfoques teóricos da violência. Análise das principais manifestações de violência: violência contra crianças e adolescentes, violência do gênero, do racismo, violência institucional, violência da polícia, das prisões, dos Centros de Acolhimento e de adolescentes. Cultura da violência; violência nas escolas. Infrações de adolescentes e educação para a legalidade e Direitos Humanos. O educador penitenciário; política de intervenção com crianças e adolescentes em situação de risco.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 30h
Ementa: Educação a distância, histórico mundial e no Brasil; educação a distância enquanto modalidade particular de prática educativa; meios de prática dessa modalidade (correios, rádio, televisão, meio telemático); sociedade da informação e a Educação a Distância; reflexos sociais da Educação a Distância; reflexões sobre o futuro da Educação a Distância no espaço social e virtual.

EDUCAÇÃO E SAÚDE DA CRIANÇA, 30h
Ementa: Concepções e paradigmas sobre saúde, políticas públicas de educação em saúde e cidadania na pós-modernidade. Escolas promotoras de saúde; saúde ambiental. Ação pedagógica e promoção para a saúde em espaços da comunidade.

POLÍTICA EDUCACIONAL, 30h
Ementa: Sistemas e políticas educacionais no Brasil e na Bahia: Estado, atores, sistemas e políticas educacionais na contemporaneidade.

EDUCAÇÃO E TRABALHO, 30h
Ementa: Estudo da centralidade da categoria trabalho e seu lugar na contemporaneidade, as múltiplas faces dos projetos de desenvolvimento e as categorias de análise que os informam e, sua relação com fenômeno educação.

RELAÇÕES HUMANAS NAS ORGANIZAÇÕES EDUCACIONAIS, 30h
Ementa: As relações humanas nas organizações educacionais: conceito e importância. O comportamento organizacional, definição e classificação de grupos. A comunicação humana: conceito, funções e barreiras. O líder nas organizações educacionais e sua função: competências gerenciais, técnicas e vivências na dinâmica das organizações.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS DE EDUCAÇÃO III (8ª SEMESTRE)

EDUCAÇÃO: PROCESSOS CIVILIZATÓRIOS E PLURALIDADE CULTURAL, 30h
Ementa: Estrutura político-econômica e social da África pré-colonial: povos e línguas; pré-história da África; história dos povos africanos; formas de governo; estrutura político-social; vida econômica; as religiões; o legado africano. Descendentes de africanos no Brasil: o tráfico e a resistência na África e no Brasil; o sincretismo cultural e lingüístico africano na escravidão; o legado da Lei Áurea; as contribuições no âmbito econômico, político e social dos descendentes de africano para a nação brasileira.

ESTUDOS INTERDISCIPLINARES: LITERATURA E PSICANÁLISE, 30h
Ementa: Sujeito do inconsciente e o Outro da linguagem. Romance familiar freudiano. Escritores criativos e o brincar da criança. Fantasia como realização de desejo. Simbolismo dos contos de fadas. Recriação de mitos.

ESTUDOS INTERDISCIPLINARES: LITERATURA E MEMÓRIA, 30h
Ementa: Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Literatura, biografia e autobiografia. Poesia e memória. Histórias de leitura na escrita autobiográfica.

FILOSOFIA PARA CRIANÇAS, 30h
Ementa: Conceito, histórico, método e finalidade da Filosofia para crianças. Aprimorar as dimensões criativa, lógico argumentativa e valorativa das crianças. A sala de aula como comunidade de questionamento e de investigação. Trabalhando nas escolas Filosofia com/para crianças.

PROCESSO DE CRIAÇÃO E EDUCAÇÃO, 30h
Ementa: Teorias e processos de criação em arte e educação. Elementos propiciadores dos processos de criação individuais e grupais. O percurso pessoal e coletivo de criação. A cultura e a criação. Suas relações com os ambientes de aprendizagem escolar e outros. Formas de integração local e regional às estruturas formais e não formais de arte, ludicidade e de educação.

LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL, 30h
Ementa: Discussão teórica sobre a gramática da LIBRAS. Estimulação, promoção, contato e ações básicas no ensino de Libras. Processo de inclusão da criança através da Libras. Formação do educador para a inclusão na Educação Básica: desafios e atuação.

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR EM CRECHES E PRÉ- ESCOLAR. 30h
Ementa: A informação como instrumento de gestão da educação; a eleição dos indicadores educacionais: critérios e finalidades; papel da informação na definição das políticas públicas e das estratégias de gestão em educação. Análise dos fundamentos teóricos do planejamento educacional e estudo dos modelos de planejamento; instrumentos de orientação macroestruturais da gestão; análise da gestão na unidade escolar de Educação Infantil: perspectivas e práticas.

METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO CRIATIVA, 30h
Ementa: A psicologia genética de Jean Piaget a abordagem sócio-Histórica de Vygotsky e Wallon, implicações metodológicas para os processos de aquisição, de desenvolvimento e uso da lecto-escrita; aquisição da escrita e inclusão digital no ensino fundamental da rede oficial; o papel da mediação docente em ambientes informatizados; a função do jogo e o papel dos jogos eletrônicos na aquisição da lecto-escrita; construção criativa de materiais didáticos multimídia para classes de alfabetização, testagem e avaliação dos materiais.

GESTÃO DE SISTEMAS E PROJETOS EDUCACIONAIS, 30h
Ementa: A gestão de sistemas educacionais. A escola como núcleo de gestão do sistema educacional. Descentralização de recursos e de decisão. Gestão de projetos dos sistemas municipal, estadual e federal de ensino em relação à educação básica. Principais projetos, programas e planos da educação básica.

GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES NÃO FORMAIS, 30h
Ementa: A educação nos espaços educativos e sociais não-governamentais. Políticas públicas e projetos sociais e educacionais no Brasil, a participação das ONG’s e suas perspectivas organizacionais e educativas. Estudos de diferentes práticas de gestão do processo educativo em diferentes espaços não-escolares.

Em Destaque