POR haraujo, 11 nov 2014, 17H41

Laboratório de Ensino de Matemática

Coordenação: Isaura Nascimento Moreira (Currículo Lattes)

O QUE É O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA?

O fracasso do processo de ensino e aprendizagem da Matemática é um fenômeno que pode ser observado no cotidiano das nossas salas de aula em qualquer grau de ensino. Mudar esse quadro, pelo menos no que se refere aos Anos  Iniciais do Ensino Fundamental, à Educação Infantil e à  Educação de  jovens e/ou adultos, tem se constituído numa tarefa muito difícil devido a inúmeras razões, as quais tem a ver com a qualidade da formação dos docentes que atuam nessas classes e suas condições de trabalho, geralmente insatisfatórias.
Muitas discussões tem sido feitas no sentido de reconstruir a identidade do professor de matemática. É preciso investir em sua profissionalização. Essa perspectiva traz para a sua formação a concepção de competência, que segundo Perrenoud, é a capacidade de mobilizar múltiplos recursos e agir de forma eficaz em uma situação que exige conhecimentos  mas não se limita a eles.
Amparada nos estudos de  Perrenoud, 2000 , explicitamos algumas das seguintes competências reconhecidas como prioritárias na formação do professor que irá atuar como mediador da construção do conhecimento matemático dos alunos dos Anos do Ensino Fundamental, da  Educação Infantil e da Educação de jovens e de adultos:
Organizar e dirigir situações de aprendizagem:
Administrar a progressão das aprendizagens:
Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação:
Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho:
Nessa perspectiva, foi criado um Laboratório de Ensino de Matemática- LABEM, no Departamento de Educação do Campus I, constituindo-se num espaço de permanente reflexão acerca do Ensino da Matemática.

HISTÓRICO

O Laboratório de Ensino de Matemática-LABEM, foi uma iniciativa da  Professora Isaura Nascimento Moreira, em seu Projeto de Dedicação Exclusiva-DE. O  Projeto de construção  do LABEM  foi aprovado pelo Departamento II de Metodologia e Prática de Ensino da FAEEBA- Faculdade de Educação do Estado da Bahia  ( Nome antigo do Departamento de Educação-DEDC I),  em 1997,  na  gestão da Prof  Tereza Coutinho. Hoje ele está situado no 1º andar do prédio do Departamento de Educação –DEDC I- UNEB, ao lado do SEIN.
OBJETIVOS
Promover cursos de formação de professores onde os participantes possam refletir criticamente acerca do Ensino da Matemática nos Anos  Iniciais do Ensino Fundamental, na Educação Infantil e na Educação de Jovens e  Adultos-EJA , bem como  ajudá-los a  intervir na construção do conhecimento matemático de seus alunos.
Promover oficinas teórico-metodológicas, onde os participantes possam construir/reconstruir o conhecimento acerca dos Conteúdos Conceituais, Procedimentais e Atitudinais dos Blocos de conteúdos da Matemática, referidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais;
Criar, confeccionar e analisar materiais e jogos que possam, a partir da mediação do professor, ajudar os alunos a avançar na construção do conhecimento matemático ;
Apoiar os docentes do Departamento de Educação em suas disciplinas;
Apoiar os docentes do Departamento de Educação em seu Projeto do PIBID;
Orientarr os alunos do curso de Pedagogia no Tirocínio Docente;
Orientar osalunos do curso de Pedagogia (que já atuam como professores) no exercício de sua Docência.

QUAIS ATIVIDADES OFERECEMOS?

Desde que foi criado o LABEM vem desenvolvendo ações de:
  • FORMAÇÃO DE PROFESSOR:
Formação inicial e continuada para alunos dos cursos de pedagogia, Matemática,  professores da Educação Infantil , e dos Anos iniciais do Ensino Fundamental.
Os  cursos de formação tem como objetivo, instalar  um conflito cognitivo que levem os professores e os futuros professores a resgatar o laço afetivo com a Matemática, construir/reconstruir o conhecimento matemático,   intervir na construção do conhecimento matemático de seus alunos e refletir acerca de jogos e materiais didáticos que possam ajudar as crianças e aos jovens e adultos a avançar na direção da construção do conhecimento matemático.

Construindo esqueleto dos sólidos e planificações do cubo;

Refletindo acerca dos quadriláteros e suas intersecções;

Refletindo acerca da construção do conceito de número na criança e a competência de enumerar;

Compreendendo as regras do sistema de numeração decimal;

Refletindo sobre o uso de cédulas e moedas  no ábaco de papel para ajudar seus alunos a compreenderem  o algoritmo da subtração.

JOGOS E MATERIAIS DO LABEM DESENVOLVIDOS NOS CURSOS DE EXTENSÃO


Em alguns dos cursos de extensão jogos e atividades lúdicas vem sendo elaboradas pelos participantes com objetivo de desenvolver as competências numéricas da crianças e a habilidade de cálculo mental:

EVENTOS

Em breve.

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

MATUTINO

• Quarta-feira, de 10 h às 12 h
• Quinta-feira e sexta-feira, de 11 h às 12 h

VESPERTINO

Segunda-feira a sexta-feira, de 13:30 h às 17:30 h

NOTURNO

• Segunda-feira e sexta-feira, de 17:30 h às 21 h

EQUIPE

Profa. Isaura Nascimento Moreira – Coordenação

Gilzelia Santos – Monitora

Natália Lima – Monitora