POR Diego Andrade, 15 ago 2012, 15H10

Brinquedoteca Paulo Freire

QUEM SOMOS?

A Brinquedoteca Paulo Freire, situada no Departamento de Educação – Campus I/UNEB é um espaço de brincadeiras e pesquisas para as crianças, alunos e professores dos Cursos de Pedagogia, Psicologia e Ciências Sociais. (Leia as Normas para Funcionamento na íntegra)

HISTÓRICO

A Implantação da Brinquedoteca Paulo Freire foi uma iniciativa da Direção Departamento de Educação – Campus I, na pessoa do professor Antonio Amorim, autor do referido Projeto de Extensão.

No dia 23 de abril de 2012 iniciou-se o trabalho de implantação sob a responsabilidade geral da Analista Universitária – Jociane Cajado da Silva – que, juntamente com as Monitoras Bolsistas Ilma Nascimento Soares, Luiza Alves Costa, Lorena Azevêdo Oliveira e Priscila Santos Moreira, organizaram e deram vida a proposta do projeto.

01_640x310

Toda parte de estruturação, montagem, planejamento e estudo foram desenvolvidos em 52 dias, inaugurando em 14 de junho de 2012. Uma conquista para o Departamento que contou com a presença do Pró-Reitor de Ensino de Graduação, José Bites de Carvalho, da candidata a Direção do DEDC I, Professora Carla Liane Nascimento, dos professores, funcionários e estudantes do DEDC I e do Coral organizado pela Professora de Música, Claudia Santana, que abrilhantou a nossa festa.

02_640x310

QUAIS OS NOSSOS OBJETIVOS?

  • Criar oportunidade para que as crianças possam brincar sem cobrança de desempenho;
  • Estimular o desenvolvimento da capacidade de concentrar a atenção e de construir uma vida interior rica;
  • Ampliar a operatividade da criança, favorecendo assim, o seu equilíbrio emocional;
  • Desenvolver as oportunidades para a manifestação de potencialidades;
  • Despertar a inteligência e a criatividade;
  • Proporcionar maior número de experiências lúdicas na criança;
  • Criar oportunidades para que elas aprendam a jogar, a participar, a esperar a sua vez, a competir e a cooperar;
  • Despertar os sentimentos afetivos e cultivar a sensibilidade;
  • Favorecer o relacionamento entre as crianças, suas famílias e a universidade;
  • Incentivar a valorização do brinquedo como atividade promotora do desenvolvimento intelectual e social;
  • Criar espaço educativo para que alunos e professores possam ampliar os estudos e pesquisas no âmbito de suas disciplinas.

QUAIS ATIVIDADES OFERECEMOS?

Trabalhamos com planejamento específico das atividades que envolvem: brincar livre, música e dança, hora do conto, rodas de conversação e brincadeiras, cinemateca, hora do faz-de-conta, arte, jogos, além de projetos didáticos desenvolvidos pela própria equipe da Brinquedoteca e pelos docentes e seus alunos dos cursos do DEDC I. Sendo assim, estruturamos o espaço da Brinquedoteca dividindo-o em “cantinhos” que facilitam a escolha do brincar.

03_640x310

PÚBLICO ALVO

Crianças de 06 a 10 anos de idade, com no máximo 16 alunos por turno, que sejam oriundas do Ensino Fundamental I das escolas públicas do Cabula e seu entorno e filhos, netos sobrinhos e primos da comunidade interna da UNEB (professores, funcionários e estudantes).

UNEBRINQUE

A UNEBrinque – Semana da Criança da Brinquedoteca Paulo Freire/UNEB – é uma proposta de difusão da cultura lúdica, que agrega as atividades extensionistas desenvolvidas ao longo do ano pela brinquedoteca no âmbito do Departamento de Educação, em outros setores do Campus I e atividades lúdicas propostas pelos professores, Grupos de Pesquisa e estudantes do DEDC I e áreas afins, oferecendo ações que ampliem a percepção do brincar e das brincadeiras como elementos essenciais ao desenvolvimento humano, ampliando a leitura de mundo da criança da comunidade de escolas comunitárias e crianças do entorno, por intermédio de ações artísticas e culturais.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

De segunda-feira a sexta-feira:

  • Matutino (das 08h às 12h);
  • Vespertino (das 13h às 17h).

DE QUE FORMA TRABALHAMOS?

Agendamento através do telefone: 71 3117-5397, e-mail: brinquedotecadedc1@gmail.com ou presencial.

  • De segunda-feira a quarta-feira – Escolas;
  • Quinta-feira – Comunidade externa;
  • Sexta-feira – Comunidade interna (Filhos de funcionários, professores e estudantes da Uneb).