POR Ascom/Janine Falcão, 29 abr 2011, 21H43

Estrutura Curricular

1º Semestre

QUÍMICA ORGÂNICA I – QUI – 100, 60h
Ementa: Estuda as principais funções orgânicas, métodos de separação, síntese e purificação.

BIOLOGIA E GENÉTICA – BIO 105, 90h
Ementa: Estuda a Biologia celular: composição, estruturas, função e componentes. Divisão celular. Reprodução: tipos e diversidade dos seres vivos. Classificação dos seres vivos. Genética Humana; herança biológica e ambiente; as bases cromossômicas da hereditariedade; genética mendeliana; Padrões de herança monogênica; estrutura, função e expressão gênica, mutações. Aberrações cromossômicas; Grupos sangüíneos e polimorfismos do sangue e do sistema microssomal hepático, tipos especiais.

BIOSSEGURANÇA EM SAÚDE – BIO 106, 60h
Ementa: Estuda as práticas das ações voltadas para prevenção, minimização ou eliminação dos riscos inerentes às atividades nas práticas de laboratório, manuseio de animais, manipulação de medicamentos e manuseio de materiais de origem biológica.

FARMÁCIA SOCIAL – FAR 001, 45h
Ementa: Estuda a formação e prática Profissional. Apresenta a perspectiva histórica e organização do setor saúde com ênfase no setor farmacêutico

INFORMÁTICA APLICADA A SAÚDE – CPD052, 45h
Ementa: Estuda os conceitos básicos de informática. Utilização de programas e aplicativos de interesse na área de saúde. Acesso a banco de dados a internet, como auxilio a prática cotidiana do profissional de saúde.

MATEMÁTICA APLICADA E BIOESTATÍSTICA – MAT100, 90h
Ementa: Estuda cálculo com variáveis: derivada de uma e de várias funções e equações diferenciais e lineares. Enfoca estatística descritiva e princípios de biometria.

QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA – QUI101, 60h
Ementa: Estuda os princípios básicos da estrutura atômica, as ligações químicas, reatividade e equilíbrios nas espécies inorgânicas, como os elementos metálicos e seus compostos e a química de coordenação.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2º Semestre

ANATOMIA HUMANA – BIO061, 90h
Ementa: A disciplina de Anatomia Humana, constituinte da Área Fundamental de Ensino do Curso de Farmácia, visa fornecer ao estudante uma visão genérica das estruturas e funções do organismo humano.

BIOFÍSICA – BIO099, 60h
Ementa: Estuda a biofísica da membrana celular, dos sistemas neuro-muscular, nervoso, cardiovascular e respiratório. Mecanismos e funções básicas. Biofísica da audição e visão. Ação dos agentes físicos sobre o organismo vivo.

HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA – BIO107, 60h
Ementa: Estuda os diferentes órgãos e tecidos humanos. Estuda o desenvolvimento embrionário, placenta e anexos embrionários.

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA I – EDC001, 60h
Ementa: Estuda a prática do pensamento científico. Introduz os métodos de investigação científica. Normatização bibliográfica e produção de textos técnicos.

PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE – EDC002, 60h
Ementa: Estuda o desenvolvimento humano através de diferentes paradigmas psicológicos. Compreensão dos aspectos fundamentais da psicologia social e sua articulação com as questões de saúde.

ESTAGIO SUPERVISIONADO I – FAR007, 60h
Ementa: Deverá realizado em Centros de Saúde da Rede Municipal e/ou Estadual e deverão complementar as disciplinas Farmácia Social e Metodologia da Pesquisa Científica I.

QUIMÍCA ORGÂNICA II – QUI 120, 60h
Ementa: Estuda os mecanismos de reação e análise de compostos orgânicos, com ênfase nos métodos instrumentais (cromatografia, polarimetria, potenciometria).

ANÁLISES QUÍMICA – QUI 102, 45h
Ementa: Estuda as características dos ensaios analíticos, objetivo, finalidade e classificação. Enfoca a medida analítica sua precisão e exatidão, erros e tratamento estatístico dos resultados analíticos.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3º Semestre

QUÍMICA ANALÍTICA – QUI O40, 60h
Ementa: Estuda as principais funções inorgânicas, reações químicas e métodos volumétricos de análise.

ORGANIZAÇÃO À ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA – FAR 008, 60h
Ementa: Estuda e discute a organização da Assistência Farmacêutica nos aspectos de produção, seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição, prescrição e dispensação e consumo.

BIOQUÍMICA – BIO 057, 60h
Ementa: Estuda a composição elementar dos seres vivos: água, proteínas, enzimas, carboidratos e lipídios. Estudas os principais metabolismos da célula e suas interrelações e seus mecanismos de regulação celular. Aspectos bioquímicos de algumas patologias.

FISIOLOGIA – BIO-055, 75h
Ementa: Estuda os aspectos fisiológicos fundamentais do organismo humano, visando portanto, os conhecimentos básicos sobre: Neurofisiologia, Sistemas Motores, Sistema Circulatório, Fisiologia Cardíaca, Fisiologia da Circulação Periférica, Fisiologia Respiratória, Fisiologia Renal, Fisiologia do Sistema Digestório, Fisiologia Endócrina e Reprodução.

IMUNOLOGIA – BIO-056, 60h
Ementa: Conhecer os componentes do sistema imunológico humano, compreendendo suas funções, assim como as respostas imunológicas aos diferentes microrganismos e células tumorais. Abordar a ação do sistema imune no combate as doenças e as diferentes técnicas imunológicas diagnósticas. Estudar a inflamação, as doenças autoimunes, as reações de hipersensibilidade, as imunodeficiências e os transplantes.

FARMACOBOTÂNICA – FAR-009, 75h
Ementa: Técnicas usuais em microscopia vegetal. Célula vegetal: constituintes e composição química. Meristemas. Tecidos e órgãos vegetais. Raiz, caule, folhas, inflorescência, flores, frutos, sementes de plantas medicinais: morfologia externa e anatomia de plantas vasculares, com ênfase em plantas medicinais. Fundamentos de taxonomia vegetal. Principais grupos taxonômicos, com enfoque em plantas de interesse farmacológico. Ação farmacológica e princípios ativos das plantas dessas famílias.

PLANTAS MEDICINAIS, 60h
Ementa: Histórico da utilização de plantas medicinais pelo homem. Estudo da biodiversidade com ênfase nas plantas medicinais, na farmacognosia, na fitoterapia e fotoquímica. Potencialidades de usos no presente e no futuro. Métodos de cultivo, colheita, conservação, uso e formulação de fitoterápicos. Os principais constituintes ativos vegetais e sua ação farmacológica. Termos usuais em Fitoterapia. Famílias botânicas com potencialidades medicinais e tóxicas.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


4º Semestre

ÉTICA E LEGISLAÇÃO FARMACÊUTICA – FAR – 010, 60h
Ementa: Estuda e discute a ética do ponto de vista do indivíduo e da sociedade com ênfase nos princípios da Bioética. Estuda os instrumentos legais que regulamentam a ética profissional, a defesa do consumidor, a vigilância à saúde da publicidade de medicamentos, das bulas, de patentes e da prescrição.

FARMACOLOGIA GERAL – BIO308, 60h
Ementa: Estuda os princípios básicos da Farmacologia, englobando suas principais divisões (Farmacodinâmica e Farmacocinética) e interação droga-organismo.

MICROBIOLOGIA – BIO-073, 60h
Ementa: Estuda a taxonomia, classificação, morfologia, citologia. fisiologia, nutrição, metabolismo e reprodução bacteriana, genética de microrganismos, patogenia microbiana, agentes antiinfecciosos. Teoria das colorações. Enfoca a estrutura, classificação, replicação, métodos de titulação, conservação e inativação dos vírus.

BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR – BIO-020, 60h
Ementa: Estuda o metabolismo nitrogenado e dos nucleotídeos, avançando no campo da biologia molecular relacionados ao tratamento farmacológico de determinadas enfermidades de alterações genéticas.

PARASITOLOGIA HUMANA – BIO-021
Ementa: Conceitos de parasitismo, relação parasito-hospedeiro, vetores (Insetos e Moluscos) e reservatórios. Biologia e importância médica de endoparasitos do trato intestinal, do sangue e de outros órgãos e tecidos (Protozoa, Nemathelminthes e Platyhelminthes), ectoparasitos Insetos (Siphonaptera, Anoplura e Díptera) e Aracnídeos (ácaros e carrapatos). Métodos e técnicas usuais em parasitologia. Quimioterápicos (tratamento) e medidas profiláticas contra parasitas humanos.

FÍSICA E FÍSICO-QUÍMICA APLICADA – QUI-104, 75h
Ementa: Estuda os fundamentos da termodinâmica, como também a termodinâmica das dissoluções. Enfoca o equilíbrio químico, cinética química, como também os fenômenos de superfície e de transporte.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – FAR-011, 225h
Ementa: Deverá ser realizados em farmácia escola, farmácias comunitárias e/ou centros de saúde focalizando a disciplina Organização a Assistência Farmacêutica e Saúde e Sociedade.

SAÚDE E SOCIEDADE – ENF-078, 60h
Ementa: Estuda e analisa como fenômeno social condicionado a sua história, as coordenadas sociológicas de outros países e da sociedade brasileira bem como saberes populares. Busca aspectos conceituais e classificação das doenças relacionadas aos aspectos sociais. Conhece ações de saúde das instituições do SUS.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


5º Semestre

PATOLOGIA GERAL – BIO- 309, 60h
Ementa: Estuda e discute os processos patológicos humanos:etiologia, patogenia, fisiopatologia as alterações morfológicas (macroscópica e microscópica) ocorridas pelos processos patológicos gerais.

EPIDEMIOLOGIA – BIO-310, 60h
Ementa: Estuda as bases históricas, conceitos em epidemiologia, amostragem, organização e análise de dados e dos métodos estatísticos aplicados a fenômenos biológicos, medidas de morbi-mortalidade. Analisa e discute a elaboração de indicadores de saúde e introduz métodos epidemiológicos qualitativos e quantitativos. Estuda o sistema de informação de saúde do SUS e conhece a legislação vigente do Sistema Único de Saúde.

FARMACOGNOSIA – FAR-002, 75h
Ementa: Estuda as drogas de origem vegetal enfocando as medicinais, como também a taxonomia farmacológica e produção da monografia das drogas estudadas bem como a Farmacognosia especial.

BROMATOLOGIA E NUTRIÇÃO – FAR-012, 75h
Ementa: Estuda os conhecimentos sobre a química dos alimentos enfatizando aspectos técnicos e sanitários, os efeitos dos procedimentos sobre o valor nutricional dos alimentos. Enfoca os princípios básicos da nutrição humana.

ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS FARMACÊUTICAS – FAR-013, 75h
Ementa: Estuda a administração e a contabilidade de empresas comerciais e de prestação de serviços relacionados ao setor de medicamentos. Enfoca livros e documentos comerciais e sanitários obrigatórios e sua legalização. Enfoca a organização interna, estoques m´sximo, médio e mínimo como também compra e venda de mercadoria.

TÉCNICAS INSTRUMENTAIS – QUI – 121, 45h
Ementa: Estuda o conceito das Técnicas Instrumentais enfocando principalmente a Espectrofotometria de absorção UV – VIS, Polarimetria, Refractometria, Potenciometria e Condutometria.

FARMACOLOGIA CLÍNICA – FAR 014, 60h
Ementa: Estuda os principais fármacos que atuam sobre o sistema nervoso (autônomo e central), endócrino e cardiovascular, enfocando as interações medicamentosas, administração e efeitos adversos.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


6º Semestre

DIAGNÓSTICO LABORATORIAL I – FAR-017, 60h
Ementa: Estuda o funcionamento do laboratório de análises clínicas: organização e padronização; investigação laboratorial de anormalidades do metabolismo de carboidratos; lipídios; proteínas; hormônios, enzimas, substâncias nitrogenadas não protéicas, função hepática, íons de interesse em análises clínicas, uroanálise, eletrólitos e minerais. Obtenção e conservação de amostras biológicas. Realiza métodos bioquímicos utilizados no laboratório de análises clínicas: diagnóstico das diversas patologias com alterações do metabolismo.

CITOLOGIA GERAL – BIO – 022, 60h
Ementa: Estuda os elementos sangüíneos: origem, evolução, morfologia, fisiologia e patologia. Hematopoese, hemoglobinas, patologias de eritrócito, patologias dos leucócitos, anemias, doenças do colágeno, coagulação sanguínea, noções de hemoterapia. Estuda as técnicas de coloração usadas em hematologia e citologia geral. Citologia do trato genital feminino: hormonal e oncótica.

ANÁLISE DE ALIMENTOS – FAR-015, 60h
Ementa: Estuda os princípios, as técnicas e metodologias empregadas para análise dos alimentos. Enfocando a composição centesimal dos alimentos.

FÍSICA INDUSTRIAL – FAR-016, 60h
Ementa: Estuda as especificações e parâmetros operacionais de máquinas e equipamentos especiais utilizados na tecnologia industrial do setor farmacêutico e de alimentos.

QUÍMICA FARMACÊUTICA – FAR-018, 90h
Ementa: Estuda a relação entre estrutura química e atividade biológica dos principais grupos farmacológicos. Enfocando os princípios da modelagem molecular.

ATENÇÃO FARMACÊUTICA – FAR-004, 60h
Ementa: A disciplina integra os conhecimentos clínicos, farmacológicos e humanísticos necessários para realização do processo de cuidado ao paciente com o propósito de exercitar o raciocínio clínico farmacêutico para identificar, prevenir e solucionar os problemas farmacoterapêuticos de pacientes.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


7º Semestre

FARMÁCIA COMUNITÁRIA – FAR-003, 60h
Ementa: Estuda e discute a atenção farmacêutica no nível individual e coletivo: dispensação e educação em saúde. Estuda a farmácia hospitalar e ambulatorial.

VIGILÂNCIA À SAÚDE – ENF-079, 60h
Ementa: Estuda e analisa a magnitude dos problemas de saúde. Utilizando a epidemiologia como instrumento básico para a tomada de decisão em saúde. Identifica populações em situação de risco. Planeja ações em saúde. Vigilância em Saúde, nos segmentos da Vigilância Epidemiológica, Sanitária, Saúde do trabalhador e do Meio Ambiente. Trabalha a questão da Educação para a Saúde e realiza pesquisas na área de Epidemiologia.

DIAGNÓSTICO LABORATORIAL II – FAR023, 60h
Ementa: Estuda o diagnóstico laboratorial das doenças parasitarias. Métodos diagnóstico parasitológico e imunológico das parasitoses humanas. Imunopatologia da parasitoses humanas. Normas de coleta, transporte e armazenamento do material clínico.

ANÁLISES TOXICOLÓGICAS – FAR020, 75h
Ementa: Estuda os fenômenos tóxicos, a quantificação da toxidade e os procedimentos fisiopatológicos de fármacos, medicamentos e alimentos. Enfoca os diferentes grupos terapêuticos, quadro clínico e o tratamento da intoxicação.

QUIMICA DE PRODUTOS NATURAIS – QUI-001, 45h
Ementa: Estuda a química dos produtos naturais com apresentação das principais famílias. Métodos de extração, fracionamento, identificação e quantificação de princípios ativos de fármacos.

BIOTECNOLOGIA INDUSTRIAL – FAR019, 60h
Ementa: Estuda a biotecnologia dos microorganismos, da fermentação, dos soros e vacinas. Enfoca as bases da enzimologia industrial.

FARMACOTÉCNICA – FAR021, 90h
Ementa: Estuda as normas corretas de fabricação, documentação, procedimentos normativos, boas práticas de laboratório nas diversas formas farmacêuticas magistrais de origem alopática e homeopática.

FARMÁCIA COMUNITÁRIA – FAR-003, 60h
Ementa: Estuda e discute a atenção farmacêutica no nível individual e coletivo: dispensação e educação em saúde. Estuda a farmácia hospitalar e ambulatorial.

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA II – EDC-003, 60h
Ementa: Estuda o conhecimento científico, os métodos da ciência, a pesquisa científica, a dimensão prática de pesquisa científica. O campo da pesquisa e as unidades de informação como processo de descoberta e criação. Os métodos de descrição e apresentação de dados: Métodos interpretativos de análise de dados.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III – FAR022, 270h
Ementa: Deverá ser realizado em farmácia escola, farmácias comunitárias e/ou com manipulação de medicamentos, em hospitais, centros de saúde complementando as disciplinas Farmácia Clínica, Farmácia Comunitária, Farmacotécnica.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


8º Semestre

DIAGNÓSTICO LABORATÓRIAL III – FAR-029, 60h
Ementa: Estuda diagnostico laboratorial das infecções virais e microbianas: Normas de coleta, transporte e armazenamento do material clínico, técnicas de isolamento e identificação de vírus, bactérias aeróbias e anaeróbias, contagem de colônia, execução e interpretação dos testes de sensibilidade bacteriana aos antibióticos e quimiotérapicos. Estuda a imunopatologia e o imunodoagnóstico das infecções. Verifica normas para prevenção e controle de infecções em instituições de saúde.

CONTROLE DE QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA – FAR-029, 60h
Ementa: Estuda as boas práticas de elaboração farmacêutica, apureza do medicamento e o controle físico e físico-químico. Enfoca o controle físico-químico dos alimentos.

TECNOLOGIA FARMACÊUTICA – FAR-025, 60h
Ementa: Estuda os fundamentos e desenvolvimento das operações que são necessárias aos processos tecnológicos a elaboração de formas líquidas e semi-sólidas, abordando suas bases científicas, suas aplicações e os mecanismos e dispositivos necessários para fabricação dos mesmos.

DERMOFARMÁCIA – FAR-005, 60h
Ementa: Estuda a formulação, manipulação e controle farmacêutico dos diferentes produtos de aplicação sobre as superfícies externas do corpo.

GESTÃO E EMPREENDEDORISMO EM EMPRESAS FARMACÊUTICAS – FAR-026, 75h
Ementa: Estuda os conhecimentos empresariais e os aspectos econômicos da gestão relacionados como desenvolvimento da Farmácia Comunitária, na Farmácia Hospitalar e na Indústria Farmacêutica, enfocando a correta aquisição, recepção, armazenamento e dispensação-distribuição dos elementos da gestão no caso medicamentos, matérias-primas, produtos de higiene, cosméticos entre outros.

FARMACOVIGILÂNCIA – FAR-027, 60h
Ementa: Estuda as leis orgânicas da saúde, portarias do MS, NOB’s, RDC’s, que regulam os procedimentos e serviços de saúde nas áreas farmacêuticas. Enfoca a vigilância na linha de produção industrial, fitoterápicos, nutracênicos e extratos brutos de produtos farmacêuticos. Estuda as atividades das unidades de farmacovigilância que integram o sistema nacional de farmacovigilância.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


9º Semestre

DIAGNÓSTICO LABORATORIAL IV – FAR-029, 60h
Ementa: Estuda diagnóstico das principais doenças hematológicas. Exames hematológicos para diagnósticos clínicos: métodos e técnicas. Desenvolve métodos e técnicas empregados em citopatologia do trato genital feminino, do trato respiratório, da mama, da urina e de líquidos. Obtenção e conservação de amostras biológicas. Correlação clínico-citológica. Diagnostico da doenças autoimunes.

CONTROLE DE QUALIDADE BIOLÓGICO – FAR-030, 60h
Ementa: Estuda os métodos biológicos de controle do medicamento e do alimento.

TECNOLOGIA EXPERIMENTAL – FAR-031, 60h
Ementa: Estuda as novas técnicas de produção de alimentos , medicamentos, cosméticos e correlatos.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – FAR-034, 60h
Ementa: Planeja e desenvolve um trabalho para (monografia ou artigo cientifico) conclusão de curso de forma individual. Acompanha, discute e avalia em conjunto com os respectivos orientadores todas as etapas da formulação individual do trabalho, desde a fase de concepção, planejamento, execução, análise e redação, apresentada sob a forma de trabalho final de curso.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV – FAR032, 225h
Ementa: Deverá ser realizado em indústria farmacêutica e /ou de alimentos, farmácia com manipulação de medicamentos, farmácia escola, farmácia comunitária e laboratórios de análises de alimentos complementando as disciplinas de Controle de Qualidade Físico-Químico e Controle de Qualidade Biológico.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


DISCIPLINAS OPTATIVAS

FONTES DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE – BIO066, 60h
Ementa: Utiliza diversos recursos/ ferramentas como estratégia de busca na internet na pesquisa e na saúde, focalizando temas relevantes a área de Saúde.

SÍNTESE ORGÂNICA DE FÁRMACOS, 60h
Ementa: Estuda o planejamento de síntese de moléculas orgânicas empregando o conhecimento de reações clássicas e modernas com a finalidade de obtenção de fármacos. Aplicação dos conceitos modernos de planejamento de síntese.

METODOLOGIA EM RADIOISÓTOPOS, 60h
Ementa: Estuda a estrutura do átomo. Radioatividade natural e artificial. Mecanismos de desintegração radioativa. Lei de decaimento radioativo. Integração da radiação com a matéria. Métodos de preparação de moléculas marcadas por síntese, biossíntese e reações de troca. Métodos de proteção e simetria. Enfoca os efeitos biológicos das radiações. Aplicações “in vitro” e “in vivo”.

ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS, 60h
Ementa: Estuda a análise e interpretação dos resultados de exames laboratoriais de interesse da farmácia. Enfoca as interferências de medicamentos e alimentos em exames laboratoriais.

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE, 60h
Ementa: Estuda os nutracêuticos e a interação dos medicamentos com os alimentos.

MEIO AMBIENTE E SAÚDE, 60h
Ementa: Discute a estrutura e a dinâmica do meio ambiente. Principais fatores de risco ambientais e seus efeitos sobre o homem.

INGLÊS TÉCNICO, 60h
Ementa: Estuda textos técnicos: compreensão, interpretação e tradução. Enfoca desenvolvimento de estratégias de leitura.

INTERAÇÕES DE FÁRMACOS – FAR038, 60h
Ementa: Estuda e aprofunda os tipos de interações farmacocinéticas e farmacodinâmicas e os fatores que intervém nas interações de medicamentos.

DROGAS OPIÓIDES – FAR039, 60h
Ementa: Estuda as drogas opióides focalizando principalmente sua separação e ação de modificadores orgânicos no processo de separação.

FARMOQUÍMICA MOLECULAR – FAR040, 60h
Ementa: Estuda o aprofundamento da modelagem molecular e enfoca estratégias para a criação de novos fármacos. Geração de estruturas em 3D.

PRIMEIROS SOCORROS – ENF080, 60h
Ementa: Estuda o primeiro atendimento em casos de acidentes e envenenamentos, traumatismos, asfixias, hemorragias, picadas ou mordeduras de insetos e animais raivosos e acidentes com animais peçonhentos.