POR Ascom/Gilson Dultra, 07 fev 2011, 13H22

Pesquisa

2009 – 2010

Turismo na Bahia: resgate sociohistorico
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo resgatar a história do turismo na Bahia, compreendendo o seu processo de organização a partir de uma abordagem sociocrítica à luz das falas dos depoentes. O interesse por esta temática originou-se da identificação da escassez de estudos adequados ao tema, assim como a presente necessidade da sistematização desse conhecimento. Nessa perspectiva, faremos um contraponto entre o desenvolvimento do turismo na Bahia e o contexto sócio-histórico do qual este emerge. Esta pesquisa tem caráter qualitativo e analítico, para a qual os dados e informações serão coletados a partir de entrevistas com protagonistas do denominado trade turístico da Bahia. Como produto final desta pesquisa, serão editados documentários, publicados artigos, realizados seminários de divulgação, formatados cursos à distância sobre a história do turismo na Bahia que estarão disponíveis no site e nas bibliotecas da Universidade do Estado da Bahia UNEB, para serem utilizados por professores, pesquisadores, dentre outros interessados. Este trabalho vem contribuir para qualificar o trabalho de docentes, pesquisadores e estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior, assim como dos empresários e outros.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação (2).
Integrantes: Alfredo Eurico Rodrigues Matta – Integrante / Débora Maria Menezes Miranda – Integrante / Natale Solís de Ovando Nascimento – Integrante / Francisca de Paula Santos da Silva – Coordenador.
Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia – Auxílio financeiro.

2009 – Atual

Roteiros Turísticos Alternativos, Responsáveis, Solidários e Sustentáveis – RTUARSS
Descrição: Trata-se de roteiros turísticos urbanos e em zonas rurais organizados pelos estudantes dos cursos do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia – UNEB sob a coordenação de Francisca de Paula integrando os atores sociais no contexto da localidade. Em princípio este projeto vem sendo modelado nos âmbitos de ensino, extensão e pesquisa com fins de reflexão e pensamento crítico sobre a realidade, e construção de alternativas para superação da falta de oportunidades de emprego e renda das comunidades locais.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação ( 5) / Mestrado profissionalizante ( 1) .
Integrantes: Francisca de Paula Santos da Silva – Coordenador.
.

2008 – Atual

Configuração do Turismo na Bahia
Descrição: Analisar a configuração do turismo na Bahia, a partir do estudo sobre as organizações componentes da rede turística.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação (5).
Integrantes: Francisca de Paula Santos da Silva – Coordenador.
Número de orientações: 3

2007 – Atual

Caracterização, Avaliação e Gestão de Resíduos Sólidos do Campus I da UNEB
Descrição: Projeto que visa sensibilizar a comunidade universitária sobre a problemática de resíduos sólidos do Campus I; identificar ações, interesses e conhecimento da comunidade em nível de ensino, pesquisa e extensão; e elaborar uma proposta de implantação da coleta seletiva e gerenciamento dos resíduos sólidos do Campus I.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação (4) / Mestrado profissionalizante (2).
Integrantes: Francisca de Paula Santos da Silva – Coordenador.
.

2006 – Atual

Projeto A Caminho dos Sertões de Canudos
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Integrantes: Edivaldo Machado Boaventura – Integrante / Alfredo Eurico Rodrigues Matta – Integrante / Roberto Dantas – Integrante / Sergio Guerra – Integrante / Manoel Neto – Integrante / Antônio José Azevedo – Integrante / Lirandina Gomes Sobrinho – Integrante / Francisca de Paula Santos da Silva – Coordenador.
.
Projeto “Turismo e Internacionalização no Litoral Norte da Bahia”

Esta pesquisa visa analisar os processos e os conflitos sócio-espaciais e as novas dinâmicas territoriais no Litoral Norte da Bahia, impulsionadas pelas políticas privadas das empresas hoteleiras e imobiliárias e, pelas políticas públicas territoriais – urbanas, ambientais e de turismo.  Estas políticas se constituem num conjunto de diretrizes, ações e estratégias expressas em programas e projetos implantados pelos governos federal, estadual e municipal na região para atrair investidores estrangeiros.

Esse processo é desencadeado por dois vetores de modernização com as suas respectivas lógicas. A primeira refere-se ao processo de metropolização da Região Metropolitana de Salvador – RMS, desencadeado pelo seu crescimento demográfico e urbano e pelo boom imobiliário aliado a expansão do Pólo  Petroquímico e Automotivo de Camaçari. A segunda lógica de produção e organização territorial desta região é deflagrada pelo capital internacional imobiliário e turístico em articulação com o Estado. Estas lógicas de acumulação e reprodução do capital engendrado pelos atores hegemônicos constituem os fatores responsáveis pelas transformações sócioambientais, econômicas e culturais no Litoral Norte da Bahia, criando um mosaico espacial e novas territorialidades que se expressam em segregação socioespacial, densificação, privatização de espaços ecologicamente conservados.

Diante da complexidade do problema, dos processos sócioespacias e das diversas lógicas de produção e organização territorial e dos contextos acima apresentados essa tese tem como objetivos

  • Verificar como os investimentos públicos e privados voltados para desenvolver o setor turístico–hoteleiro e imobiliário vêm modificando a dinâmica territorial, econômica e social no Litoral Norte da Bahia;
  • Identificar a origem e o valor dos investimentos privados, bem como as estratégias de atuação das empresas;
  • Conhecer as novas configurações territoriais e os processos e formas urbanas das localidades situadas ao longo do Litoral Norte da Bahia, impulsionadas pelas empresas e o Estado;
  • Analisar os principais programas e projetos de planejamento e ordenamento territorial implantados na região;
  • Analisar comparativamente as estratégias de atuação das redes hoteleiras portuguesas e espanholas no litoral norte da Bahia com relação ao país de origem, observando as políticas públicas territoriais – urbanas e ambientais.

liragomes11@yahoo.com.br

lsobrinho@uneb.br