POR Ascom/Gilson Dultra, 07 fev 2011, 12H22

Estrutura Curricular

1º Semestre

Disciplina: Introdução a Administração
Ementa
: Administração como ciência. Bases das principais escolas e correntes teóricas. O processo e as funções administrativas. Funcionamento das organizações. Modelos de gestão.
Carga Horária:
45h

Disciplina: Sociologia Geral e do Lazer
Ementa:
Contexto sócio-histórico do aparecimento das Ciências Sociais. A reestruturação do conhecimento. Do domínio da teologia ao domínio da razão. A Sociologia como ciência. As teorias sociológicas clássicas. A Sociologia e a sociedade moderna. Conceito e Histórico da Sociologia do Lazer. Trabalho e Lazer. O lazer na sociedade pós-industrial. Lazer e turismo.
Carga Horária:
60h

Disciplina: Teoria Geral do Turismo
Ementa:
Conceitos e definições. Evolução histórica do turismo. Inter-relação do turismo com outras áreas do conhecimento. O turismo como fenômeno contemporâneo. Os recursos turísticos. Os serviços turísticos. A indústria do turismo. Modalidades de turismo. Aspectos sócio-econômicos do turismo na sociedade moderna. Tempo livre e lazer em turismo. A interdisciplinaridade do Turismo.
Carga Horária:
60h

Disciplina: Introdução a Hospitalidade
Ementa:
Histórico da hospitalidade e sua evolução. O conceito de hospitalidade: origem, natureza e desenvolvimento: a contribuição dos gregos, romanos e árabes; a hospitalidade do povo ibérico; primórdios da hospitalidade no Brasil e na Bahia. Características da indústria da hospitalidade e da atividade profissional.
Carga Horária:
45h

Disciplina: História da Bahia
Ementa:
Formação social e histórica do povo baiano. Movimentos sociais transcorridos na Bahia. Identidade na contemporaneidade, sob a ótica social, cultural e da diversidade étnica. Turismo histórico-cultural.
Carga Horária:
60h

Disciplina: Fundamentos de Geografia
Ementa:
Abordagem histórico-conceitual da ciência geográfica. A Geografia e a inter-relação com outras ciências. Os conceitos básicos da Geografia.
Carga Horária:
45h

Disciplina: Comunicação, Linguagem e Turismo
Ementa:
A linguagem na comunicação humana. O processo de comunicação: elementos e características. Funções da linguagem. Variações e variantes lingüísticas. Comunicação oral / escrita: o sentido das palavras; adequação vocabular.
Carga Horária:
45h


2º Semestre

Disciplina: Antropologia e Turismo
Ementa:
Conceitos básicos da Antropologia e sua história. Cultura e Interculturalidade. Antropologia do turismo. Turismo como construção sócio-cultural e pensamento antropológico. Deslocamento do homem no tempo e no espaço.
Carga Horária:
60h

Disciplina: Lazer e Recreação
Ementa:
Teoria do Lazer. Definição, fundamento e dimensões. Estudos precursores do Lazer. Sistematização do conhecimento sobre a recreação e o lazer no Brasil. Lazer e recreação e a atividade do turismo.
Carga Horária:
60h

Disciplina: História da Cultura
Ementa:
A formação sócio-cultural do povo brasileiro. A pluralidade do patrimônio sócio-cultural brasileiro. Heranças culturais dos povos indígenas, africanos e portugueses. Noção de Cultura. Cultura Popular e Linguagens Culturais Contemporâneas.
Carga Horária:
45h

Disciplina: Sistema Turístico
Ementa:
Estrutura, dinâmica e dimensões do turismo; teoria dos sistemas turísticos; conceituação, classificação, caracterização e tendências do mercado turístico nacional e internacional; impactos das viagens e do turismo; principais organismos turísticos nacionais e internacionais; O mercado de atuação dos turismólogos; código de ética do bacharel em turismo.
Carga Horária:
45h

Disciplina: Meios de Hospedagem
Ementa:
A empresa hoteleira; o produto hoteleiro e suas características. Tipologia dos meios de hospedagem. Sistemas de classificação dos meios de hospedagem; classificação hoteleira nacional. Legislação específica dos meios de hospedagem. A evolução dos meios de hospedagem no Brasil e na Bahia.
Carga Horária:
45h

Disciplina: Geografia do Turismo
Ementa:
A Espacialidade do turismo em suas diversas escalas. A Geografia e o Turismo para o desenvolvimento local-regional. Conhecimentos cartográficos para o Turismo.
Carga Horária:
60h

Disciplina: Leitura e Produção do Texto Científico (mudança da ementa)
Ementa:
Leitura: conceitos, características, tipologias e importância para a ciência e para a produção/apropriação do conhecimento científico.
Carga Horária:
45h

3º Semestre

Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico
Ementa:
Origem, noção e métodos da ciência. Estrutura e processo do método da pesquisa. Fichamento, resumo e resenha. Etapas fundamentais do trabalho científico. Introdução à elaboração de textos científicos e às normas da ABNT.
Carga Horária:
45h

Disciplina: Psicologia Social
Ementa:
Principais Sistemas de Psicologia; Os aspectos psico-socio-culturais do comportamento humano; Indivíduo, Relação e Grupo – o processo de Socialização e Interação; A Psicologia e a Subjetividade – Comportamento e Cultura.
Carga Horária:
45h

Disciplina: Filosofia e Ética Profissional
Ementa:
Introdução à Filosofia. O problema do conhecimento. Conhecimento enquanto processo simbólico e cultural. Sistemas filosóficos: principais teorias do conhecimento. Objetos de estudo da ética e da Moral. O profissional de Turismo: aspectos éticos da prática profissional; seu papel social; suas relações com as entidades de classe e outros profissionais. Código de Ética e implicações profissionais, legais e penais. Entidades de classe: competência legal e funcionamento prático.
Carga Horária:
45h

Disciplina: Economia do Turismo
Ementa:
Conceitos básicos da Economia; História econômica do turismo; Noções de demanda e oferta; Aspectos microeconômicos, elasticidade e inelasticidade; Noções de custos; Aspectos macroeconômicos da atividade turística.
Carga Horária:
60h

Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Hotelaria
Ementa:
A estrutura organizacional dos meios de hospedagem; cargos e funções na hotelaria; comparações entre os diferentes meios de hospedagem e suas estruturas organizacionais. Processos organizacionais da hotelaria: funções comerciais, hospedagem, alimentos e bebidas, eventos, administrativa e direção geral.
Carga Horária:
60h

Disciplina: Estatística Aplicada ao Turismo
Ementa:
Fases e métodos estatísticos, população e amostra, séries e gráficos, distribuição de freqüência, medidas de posição, medidas de dispersão, medidas de assimetria, medidas de curtose, Probabilidade.
Carga Horária:
45h

Disciplina: Língua Inglesa Aplicada ao Turismo e Hotelaria I
Ementa:
Introdução às estruturas básicas da Língua Inglesa em situações necessárias ao profissional da área de turismo.
Carga Horária:
60h


4º Semestre

Disciplina: Regime Jurídico ao Turismo e da Hotelaria
Ementa:
Estuda noções básicas de Direito Público e Privado com ênfase na Legislação que rege as atividades do setor turístico.
Carga Horária:
45h

Disciplina: Informática Aplicada ao Turismo e a Hotelaria
Ementa:
Evolução Histórica dos Computadores; Arquitetura Básica de um Computador; Conceituação de Hardware e Software; Modos de Armazenamento de Dados; Introdução aos Sistemas Operacionais; Sistemas de Informação; Principais Aplicativos: Processamento de Textos; Introdução à Rede de Computadores; Utilização básica do Sistema Operacional Windows; Internet e Intranet; Dinâmica Operacional da Internet. Banco de Dados.
Carga Horária:
45h

Disciplina: Contabilidade e Custos
Ementa
: Princípios Contábeis, Lançamentos Contábeis, Pressupostos e Introdução à analise; Balancete de verificação – Receita, Despesas, Custos, Controle; Gestão; Contabilização e Informatização; Sistemas de Custeios e Modos de apropriação; Importância do Patrimônio Turístico; Investimento para geração de divisas e  de emprego; Análise dos componentes do custo, benefício e sua importância no processo.
Carga Horária:
60h

Disciplina: Sistema de Transportes
Ementa:
Evolução e funcionamento do sistema de transportes. Sistema de simbiose: integração dos transportes intramodal e intermodal. Transporte como fator fundamental para o desenvolvimento das diversas atividades econômicas destacando o turismo e vice-versa.  Modalidades de turismo associado ao transporte turístico.  A supra-estrutura dos transportes, instituições públicas e privadas.
Carga Horária:
60h

Disciplina: Hospedagem I
Ementa:
O departamento de hospedagem; os setores de recepção, telefonia e reservas; sua operação e gestão; o relacionamento do departamento de hospedagem com outras áreas do hotel.
Carga Horária:
45h

Disciplina: Pesquisa e Análise do Mercado Turístico
Ementa:
Finalidade e métodos de pesquisa de mercado. Levantamentos. Interpretações quantitativas e qualitativas. Precisões e identificações de hábitos do comportamento turístico.
Carga Horária:
45h

Disciplina: Língua Inglesa Aplicada ao Turismo e Hotelaria II
Ementa:
Aprofundamento do conhecimento de Língua Inglesa relacionado com a atuação do aluno em sua futura profissão.
Carga Horária:
60h
5º Semestre

Disciplina: Gestão da Qualidade em Serviços e Produtos
Ementa: Gestão de qualidade em serviços e produtos. Fundamentos e conceitos da qualidade. Gestão de qualidade: sistema e ferramentas de finalidade. Qualidade de serviços: atributos e dimensões. Controle e certificação de qualidade.
Carga Horária:
45h

Disciplina: Gestão de Pessoas em Turismo e Hotelaria
Ementa:
Marketing pessoal. Compromisso. Responsabilidade. Ética. Solidariedade. Administração de conflitos. Desenvolvimento do ser, de habilidades e de competências. Empreendedorismo.
Carga Horária:
45h

Disciplina: Administração Financeira
Ementa:
O conhecimento da função financeira nas empresas. Ferramentas da administração financeira: o orçamento empresarial; o fluxo de caixa. Avaliação do desempenho financeiro das empresas. Análise das demonstrações financeiras e a administração do capital de giro.
Carga Horária:
60h

Disciplina: Agenciamento
Ementa:
Evolução histórica das Agências de viagens, tipologia, funcionamento, estrutura organizacional, legislação específica, promoção de vendas, planejamento estratégico. Serviços e produtos: pesquisa, promoção e comercialização. Segmentação de mercado.  Organização e etapas básicas para empreender uma agência. Tendências econômicas do mercado.
Carga Horária:
60h

Disciplina: Hospedagem II
Ementa:
Ampliação do conhecimento do departamento de hospedagem; o setor de governança, sua operação e gestão; o relacionamento do setor de governança com outras áreas do hotel; terceirização de serviços de lavanderia hoteleira.
Carga Horária:
45h

Disciplina: Turismo e Meio Ambiente
Ementa:
Antecedentes históricos sobre as questões ambientais nas diversas escalas. Conceitos e abordagens sobre meio ambiente. A relação Turismo e meio ambiente. Turismo em áreas protegidas.
Carga Horária:
45h

Disciplina: Língua Espanhola Aplicada ao Turismo e Hotelaria I
Ementa:
Estruturas fundamentais da língua espanhola, aplicadas ao curso de Turismo e Hotelaria.
Carga Horária:
60h


6º Semestre

Disciplina: Interpretação do Patrimônio
Ementa:
Definições de patrimônio: patrimônio cultural; patrimônio natural; patrimônio e turismo; preservação do patrimônio: órgãos brasileiros de preservação de patrimônio; Patrimônios da Humanidade no Brasil; interpretação do patrimônio; princípios e técnicas da interpretação do patrimônio, estratégias da interpretação para o turismo.
Carga Horária:
45h

Disciplina: Marketing Aplicado ao Turismo e a Hotelaria
Ementa:
Fundamentos, natureza, funções, conceitos, filosofia, componentes, tipologias, sistemas de informação, pesquisa, comunicação, canais de distribuição, mercado consumidor, produtos e destinos com enfoque no planejamento e na gestão de Marketing de Serviços Turísticos e de Meios de Hospedagem, analisando as relações do Marketing com a ética, o meio ambiente e o bem-estar da sociedade.
Carga Horária:
60h

Disciplina: Elaboração e Análise de Projetos Turístico
Ementa: Planejamento e elaboração de um projeto em turismo ou hotelaria. Fases de um projeto. Análises preliminares. Estudo de mercado. Estudos Técnicos: definição de tecnologia, tamanho e localização. Viabilidade econômico-financeira: custos e receitas, investimento e financiamento. Análise do mérito econômico. Avaliação social e privada de projetos.
Carga Horária:
60h

Disciplina: Alimentos e Bebidas
Ementa:
Estrutura organizacional de alimentos e bebidas; Conceitos e tipologia de nutrição; Noções de alimentos: grupos, preparo e acondicionamento; Microbiologia alimentar: controle higiênico e sanitário dos alimentos;Planejamento do menu; Tipos de serviços;Estudo das principais bebidas destiladas, fermentadas e não alcoólicas;Técnicas Técnicas aplicadas de conhecimento e serviço de vinhos – tipos, características, especialidades e combinações; Bar: estrutura física e organizacional, classificação e características; Serviço de bar: preparo, oferta, apresentação e custos de alimentos e bebidas; Cardápios: características, custos de alimentos e bebidas e apresentação.
Carga Horária:
60h

Disciplina: Estágio Supervisionado I
Ementa:
Atividades práticas desenvolvidas junto à organizações do 1º, 2º e 3º setor, visando a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas que compõem a área de formação profissional para obtenção do grau acadêmico de Bacharel em Turismo e Hotelaria.
Carga Horária:
150h

Disciplina: Língua Espanhola Aplicada ao Turismo e Hotelaria II
Ementa:
Estruturas fundamentais – nível 2 – da língua espanhola, aplicadas ao curso de Turismo e Hotelaria.
Carga Horária:
60h

7º Semestre

Disciplina: Metodologia e Técnica de Pesquisa em Turismo e Hotelaria
Ementa:
Revisão da estrutura e do processo do método de pesquisa. Definição e Elaboração do projeto de pesquisa. Normas da ABNT.
Carga Horária:
60h

Disciplina: Planejamento e Organização de Eventos
Ementa:
Conceitos, tipologia. Eventos científicos. Aspectos mercadológicos, tecnológicos, sócio-demográficos, econômicos e culturais. Mercado de trabalho, áreas de atuação e o perfil profissional exigidos pelo mercado. Técnicas de planejamento, organização, gestão e avaliação de eventos. Elaboração e acompanhamento de projetos.
Carga Horária:
60h

Disciplina: Planejamento Urbano
Ementa:
Planejamento: conceitos e aplicações em suas distintas escalas. Planejamento urbano: histórico, características e importância. O Estatuto da Cidade e o Plano Diretor: o papel do profissional de Turismo.
Carga Horária:
60h

Disciplina: Gastronomia
Ementa:
A história da alimentação e da gastronomia e sua contribuição na oferta regional. A cozinha internacional, brasileira e regional com seus rituais e influências. Composição de cardápios e menus. Noções de Análise Sensorial. Noções de segurança alimentar. Tipos de serviços e etiqueta à mesa. Estudo das principais bebidas alcoólicas e não alcoólicas e suas combinações com os alimentos. Eventos em A e B: Recursos Materiais e humanas e sua execução. Estudo dos grupos alimentares.
Carga Horária:
60h

Disciplina: Estágio Supervisionado II
Ementa:
Atividades práticas desenvolvidas junto a organizações do 1º, 2º e 3º setor, visando à aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas que compõem a área de formação profissional para obtenção do grau acadêmico de Bacharel em Turismo e Hotelaria.
Carga Horária:
150h


8º Semestre

Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Ementa:
Pesquisa orientada e elaboração de texto dissertativo sobre tema de escolha do aluno, mediante orientação e acompanhamento por parte de professor da instituição com anuência do Colegiado do Curso. Elaboração e entrega formal ao Colegiado do Curso e homologação do Professor Orientador.
Carga Horária:
60h

Disciplina: Tópicos Especiais em Turismo e Hotelaria
Ementa:
A produção do saber turístico; acadêmicos e praticantes do turismo; o ócio criativo; olhares contemporâneos sobre o turismo; turismo de inclusão e desenvolvimento local; consumo e produção do espaço urbano; problemas e temas da integração do desenvolvimento do turismo; turismo, meio ambiente e comunidade; turismo e hospitalidade no século XXI.
Carga Horária:
45h

Disciplina: Planejamento do Turismo
Ementa:
Tópicos fundamentais relacionados ao planejamento e organização do turismo: conceito, princípios, dimensões, importância, tipologia e funções, racionalização e ordenação; os contextos do planejamento; níveis de planejamento turístico no setor público; atores envolvidos no processo de planejamento; elementos de um plano turístico; o planejamento turístico na sociedade contemporânea; o planejamento turístico no Brasil e na Bahia.
Carga Horária:
60h


Optativas

Disciplina: Relações Internacionais
Ementa:
Papel do Direito nas Relações Internacionais; Fontes do Direito Internacional Institucionalização da sociedade internacional; Princípios gerais sobre o Direito; Internacional Econômico; A interação entre política e economia nas relações internacionais; As principais perspectivas teóricas sobre a economia política internacional: liberalismo, nacionalismo e marxismo. A política do comércio internacional: ganhos da divisão do trabalho e desenvolvimento desigual. As relações entre os blocos econômicos internacionais.
Carga Horária:
45h

Disciplina: Planejamento Estratégico e Governamental
Ementa:
Definição e dimensão planejamento estratégico; Ações governamentais na área do Turismo e Hotelaria; Diferenciação de ações padrão e de ações estratégicas; Planejamento estratégico governamental e a superestrutura no SISTUR; Sistema institucional de desenvolvimento integrado do Turismo, Gestão e Ação Administrativa; Definição de estratégia para atração de investimentos pelo Estado.
Carga Horária:
45h

Disciplina: Economia Internacional
Ementa:
Visão dos principais setores da economia internacional: Determinantes, Mecanismos de Funcionamento e Efeitos sobre a economia mundial e nacional; Análise da estrutura do comércio Internacional e Inter-regional. Estudo detalhado das teorias monetárias e não-monetárias contemporâneas do comércio internacional e das tentativas atuais de integração econômica nas economias centralizadas e descentralizadas.
Carga Horária:
45h

Disciplina: Conflitos e Técnicas de Negociações
Ementa:
Conceitos básicos. Conflitos definições e perspectivas. Fatores comuns a diversos conflitos organizacionais do turismo e da hotelaria Identificação de fatores de conflitos nas organizações. Técnicas de Negociação. Como conduzir os problemas de competição no dia-a-dia. Negociação: ganha-ganha. Metodologia para superação de impasses. Administrando interlocutores de mentalidade ganha-perde ou perde-perde. Fases do processo de negociação para resultados. Métodos e estratégias para facilitar a negociação. Comportamentos organizacionais ante as situações de conflito. Estudo de Casos.
Carga Horária:
45h

Disciplina: Políticas Públicas
Ementa:
Conceitos e transformação do Estado Moderno. Conceito e trajetória das políticas públicas no Brasil; Marco regulatório das políticas vinculadas ao setor de Turismo e Hotelaria. Relação entre agentes do Estado a Sociedade e o Mercado. Os processos de descentralização, participação, municipalização, regionalização, privatização, regulação e os modelos de gestão das políticas públicas. Arranjos federativos e estruturas administrativas nas diretrizes dos planos e programas do setor. Processo de formulação, implantação e avaliação das políticas.
Carga Horária:
45h

Disciplina: Tópicos Especiais em Hospitalidade
Ementa:
A natureza da hospitalidade e dos atos associados à condição da hospitalidade. O campo de estudo da hospitalidade: as abordagens privada, social e comercial. Hospitalidade como acolhimento. Hospitalidade como “hospitabilidade” ou como administração da hospitalidade.
Carga Horária:
45h

Disciplina: Turismo Religioso
Ementa:
Estudo e análise dos conceitos de religião e religiosidade popular. Concepções sobre santuários, procissões, romarias, peregrinações e caminhadas religiosas. Manifestações de religiosidade populares e festas religiosas. O catolicismo popular e a religiosidade afro-brasileira. Fluxos turísticos e espaços religiosos. Roteiros do turismo religioso.
Carga Horária:
45h

Disciplina: Turismo e Homossexualidade
Ementa:
História e aspectos sócio-culturais da sexualidade. Compreensões psicológicas dos processos mentais. Definição de Psicologia Sexual. Identidade e comportamento sexual. Educação sexual. Pessoas com características sexuais, psicosexuais ou sociosexuais diferenciadas. Sexo, preconceito e estigma. Sexo e direitos humanos. Viagem de lazer e Turismo diante da homossexualidade. Turismo GLBT.
Carga Horária:
45h

Disciplina: Planejamento Ecoturístico
Ementa:
Histórico do Ecoturismo considerando o cenário internacional e nacional brasileiro. Ecoturismo: conceitos e objetivos. Agentes sociais. Perfil do ecoturista. O planejamento, a administração e o manejo dos espaços ecoturisticos (áreas protegidas). Infra-estrutura turística e sua integração a paisagem. Estudo de caso.
Carga Horária:
45h

Disciplina: Turismo em Áreas Naturais
Ementa
:
Carga Horária
: 45h

Disciplina: Festas e Tradições Populares
Ementa
:
Carga Horária
: 45h

Disciplina: Cerimonial e Protocolo
Ementa
: Conceitos – Cerimonial, Etiqueta, protocolo e Ética. Funções do Cerimonial. Visão histórica do Cerimonial, Ordem de precedência. Execução e avaliação do Cerimonial. O tratamento, Trajes, Símbolos. Diversas solenidades – especificidades.
Carga Horária
: 45h

Disciplina: Enologia
Ementa
: A Cultura do Vinho e o Enoturismo. O Velho e o Novo Mundo do Vinho. Rotas Enoturísticas: Enoturismo no Brasil: Vale dos Vinhos. Enoturismo na Bahia: Integração Regional.
Carga Horária
: 45h

Disciplina: Organização e Análise de Espaços para Hotelaria
Ementa:
Carga Horária
: 45h

Disciplina: Técnicas Publicitárias para Turismo e Hotelaria
Ementa:
Conceituação, função e objetivos. Atendimento ao público: fatores básicos e alternativos. O agente de Relações Públicas e suas funções junto aos meios hospedagens e agentes de turismo.
Carga Horária
: 45h

Disciplina: O segmento Populacional da 3ª Idade
Ementa:
Apresenta e caracteriza a população da 3ª idade, através do seu conhecimento psico-social específico e da reflexão da sua inserção na realidade social atual. Estuda esta fase da vida e suas constituições gerais e específicas. Prepara alunos para uma atuação mais adequada com o segmento populacional da 3a Idade. Discute o turismo como proposta de re-inclusão do idoso através da redescoberta da motivação e novas propostas de vida a partir de atividades culturais e de lazer.   
Carga Horária
: 45h

Disciplina: Comportamento Organizacional em Hotéis
Ementa:
Carga Horária
: 45h

Disciplina: Economia da Cultura, Turismo e Desenvolvimento
Ementa
: A ciência econômica no contexto cultural. A valoração econômica dos bens e serviços culturais: valor econômico e valor cultural. Turismo Cultural e Desenvolvimento: caracterização e experiências internacionais. Turismo Cultural no Brasil e na Bahia.
Carga Horária
: 45h