POR Ascom/Toni Vasconcelos, 14 out 2016, 18H56

Consepe aprova reprogramação do semestre 2016.2 para 2017.1

Toni Vasconcelos
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

consepe_di

Reunião extraordinária foi realizada por videoconferência para todos os campi. Fotos: Toni Vasconcelos/Ascom

Em reunião extraordinária, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UNEB aprovou a reprogramação do semestre letivo 2016.2 para 2017.1 dos cursos de graduação da universidade.

Na mesma sessão, realizada no auditório do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) do Campus I, em Salvador, com transmissão por videoconferência para todos os campi e outras unidades da instituição, nessa terça-feira (11), também foram aprovadas alterações no calendário acadêmico 2016.1 e o calendário acadêmico 2017.1 (links abaixo).

A reprogramação do semestre – aprovada com 107 votos favoráveis, 12 contrários e três abstenções – não fará parte do histórico escolar do discente e não será contabilizada para integralização curricular.

Em seu parecer, o conselheiro relator desse processo, Rudval da Silva, destacou que a reprogramação “visa atender as demandas da universidade no sentido de adequação do calendário acadêmico ao calendário civil”.

Segundo ainda o relator, a medida objetiva “sobretudo evitar atraso na conclusão do curso, considerando que muitos alunos são aprovados em concursos públicos e seleções para pós-graduação e ficam na pendência da conclusão do semestre em descompasso com o calendário civil” e “evitar a incompatibilidade do calendário acadêmico da UNEB com o calendário da rede estadual e municipal de ensino, o que tem gerado impacto direto nas atividades práticas e de estágio das licenciaturas”.

A pró-reitora de Graduação (Prograd), conselheira Kathia Sales, assinalou que a proposta de reprogramação em pauta foi discutida e deliberada pela grande maioria dos colegiados de curso e conselhos departamentais, que foram consultados pela administração central da universidade.

“A reprogramação visa minimizar os problemas decorrentes do atraso do semestre para a comunidade acadêmica”, disse a pró-reitora.

A decisão do Consepe vai ser submetida à apreciação do Conselho Universitário (Consu) da UNEB, instância à qual compete a deliberação final sobre essa matéria, que estará reunido na próxima segunda-feira (17).

O reitor José Bites de Carvalho, que preside o Consepe e coordenou os trabalhos da sessão, salientou os resultados positivos desta reunião por videoconferência, “com os conselheiros aprovando uma pauta tão relevante como a da reprogramação do semestre, um processo que envolve todas as atividades da universidade”.

“Todos os esforços, tanto da gestão universitária como dos conselheiros aqui presentes, foram no sentido da reduzir os impactos negativos na vida dos estudantes, dos professores, da UNEB em geral e da sociedade”, afirmou o reitor, finalizando com um agradecimento especial aos secretários ad hoc das salas de videoconferência, “pelo suporte imprescindível que deram  para o êxito desta reunião do Conselho”

Acesse abaixo:

Alteração do Calendário Acadêmico Simplificado 2016.1

Calendário Acadêmico Simplificado 2017.1


  • No Related Post


Envie uma mensagem:



Em Destaque