POR Ascom/Kleber Palafoz, 13 ago 2010, 17H32

O Curso

O curso de Licenciatura em Química,foi criado e autorizado a funcionar pela Resolução No 176/97 do Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão – CONSEPE – de 15 de outubro de 1997,  do Diário Oficial do Estado no dia 12/11/97. O Curso foi reconhecido pelo Decreto Governamental Nº 9.297 de 04 de Janeiro de 2005. Em 2004 o curso foi reformulado como conseqüência da aplicação da LDB, trazendo em seu bojo uma nova concepção de educação voltada para a formação do professor que, além de dominar o conteúdo específico da matéria que vai ensinar, deve estar preparado para fazer a transposição deste conteúdo e estabelecer as relações necessárias para que ele possa fazer sentido para o estudante ao qual se destina, levando-o a relacionar o conhecimento específico com a sua importância para a vida, para a história, para a sociedade.

Atualmente o Curso integra o Departamento de Ciências Exatas e da Terra do Campus I, onde também se encontram os Cursos de Desenho Industrial, Sistemas de Informação, Engenharia de Produção Civil e Urbanismo. O desenvolvimento das atividades do curso acontecem nas salas de aula do prédio principal do Departamento e no Prédio Especial onde funcionam o Curso especificamente com salas de aulas, 04 laboratórios de Química, 01 laboratório de Educação em Química, 01 Laboratório de Pesquisa em Educação Química, Almoxarifado de reagentes e vidrarias, Sala de balança, Sala de preparo de reagentes, salas de professores, Colegiado do Curso e Colegiado do Programa de Pós-Graduação de Química Aplicada. O curso é composto por professores de diversas áreas, sendo que na área de Química possuímos 01 especialista, 07 mestres e 15 doutores, formando um corpo de 23 professores.O curso de Licenciatura em Química tem tido excelentes aprovações nos exames nacionais de educação (ENEM, ENADE) e já formou profissionais, que tem atuado em estabelecimentos educacionais, em instituições públicas, federais e privadas e anualmente realiza a Semana de Química que neste ano de 2010 está em sua 9ª edição, considerado um dos eventos mais esperados nesta área.

No quadro atual o curso possui o quantitativo de 15 técnicos envolvidos com o Curso, 140 discentes,  07 grupos de pesquisa e 15 discentes envolvidos com a Iniciação Científica.