POR Ascom/Kleber Palafoz, 12 jan 2011, 16H32

Pesquisa

Grupo nº1 -  Desenvolvimento de Sistemas e Processos de Análise Química

É liderado pelos professores Dr. Mauro Korn e Dra. Marta Andrade e é composto por mais sete professores pesquisadores – Arnaud Victor dos Santos, Leonardo Sena Gomes Teixeira (UNIFACS), Luciana Oliveira dos Santos, Madson de Godói Pereira, Marcos Malta dos Santos, Maria das Graças Andrade Korn (UFBA) e Mariângela Vieira Lopes Silva, além de 26 estudantes e um técnico. Atualmente o grupo desenvolve quatro linhas de pesquisa: Análise de espécies químicas em amostras ambientais; Aplicações analíticas de ultra-sons; Desenvolvimento de processos e sistemas de análise por injeção em fluxo e Desenvolvimento de sistemas e processos para controle de qualidade de alimentos.

Grupo nº 2 – Núcleo de Pesquisa em Catálise Heterogênea

Tem como líderes os professores Dra. Marluce Oliveira da Guarda Souza e Dr. Cesário Francisco das Virgens. Está composto por mais quatro outros professores doutores – Antônio Luiz de Almeida, Fabiano Vargas Pereira, Idália Helena Santos Estevam e Teresa Cristina Guimarães, todos da UNEB, além de nove estudantes, de graduação, mestrado e doutorado. O grupo está envolvido em cinco linhas de pesquisa, quais sejam: Caracterização de catalisadores, Estudo de adsorção de cátions metálicos em sólidos, Estudo de reações em fase líquida, Mecanismo e modelagem de catalisadores usados em catálise heterogênea e Preparação de catalisadores.

Grupo nº 3 – Materiais Avançados e Poliméricos – GMAP

Tem como lideres os professores Dr. Fabiano Vargas Pereira e Dr. Arnaud Victor dos Santos e está composto por mais três professores doutores Antonio Ferreira da Silva, Marcos Malta dos Santos e Marluce Oliveira da Guarda Souza, além de sete estudantes. Este Grupo trabalha em cinco linhas de pesquisa: Cristais líquidos poliméricos, Desenvolvimento de materiais nanoestruturados, desenvolvimento de nanocompósitos de matriz polimérica, Eletroquímica e Investigação por técnicas de análise térmica. Com estas linhas de pesquisa busca-se controlar a morfologia e a relação estrutura-propriedade de óxidos de metais de transição, nanopartículas metálicas e polímeros.

Grupo nº 4 – Estudo em Análise Forense

Tem como lideres as professoras Dra. Bárbara Cristina Tavares Moreira e Dra. Marly Fernandes Araújo Carvalho, estando composto por mais dois professores: Abraão Félix da Penha e Ana Cecília Cardoso Bandeira, além de três estudantes e um técnico graduado em Química. As suas linhas de pesquisa são: Desenvolvimento de metodologia analítica para toxicologia forense e Educação Química.

Grupo nº 5 – Pesquisa e Desenvolvimento em Química Analítica,

Liderado pelos professores Dr. Walter Nei Lopes dos Santos e Dr. Cesário Francisco das Virgens, é composto por mais dois pesquisadores: Sérgio Luis Costa Ferreira e Fábio de Souza Dias e sete estudantes. As linhas de pesquisa deste Grupo são: preparação e caracterização de catalisadores a base de óxido de zircônio dopados com diferentes metais e com óxidos inorgânicos; espectrometria atômica, estratégias analíticas de tratamento de amostras para determinação de espécies inorgânicas; estudo da composição mineral em ervas medicinais; técnicas de separação e pré-concentração de espécies inorgânicas.

Grupo nº 6 -  Química Analítica e Ambiental,

Apesar desse grupo ter sido formado desde 2007, seu cadastramento no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (CNPQ) deu-se recentemente, no segundo semestre do ano em curso. É um grupo formado por dois pesquisadores, ambos professores da UNEB, Professores Marta Valéria Almeida Santana de Andrade e Madson de Godói Pereira. O grupo conta ainda com a participação de dez estudantes, de graduação e pós-graduação. Os trabalhos do grupo são desenvolvidos considerando três linhas de pesquisa: Monitoramento de ecossistemas aquáticos, atmosféricos e terrestres; Poluição de ambientes internos e Tratamento de efluentes.