POR Ascom/Kleber Palafoz, 12 jan 2011, 18H05

Extensão

O Encontro de Educação em Química da Bahia – EDUQUI, um evento anual, que teve início no ano de 1997 e que tem como objetivo reunir alunos e professores de Química do Ensino Médio e das Universidades para discutir e trocar experiências, bem como para realizar cursos de reciclagem/aperfeiçoamento, ministrados por renomados professores de todo o país. No evento são abordados assuntos de interesse em Educação Química através de palestras e mesas temáticas. Este evento vem se consolidando, ano após ano, e muitos alunos e professores de escolas públicas e particulares de todo o Estado e até de outros estados, principalmente do Nordeste, têm participado ativamente. Esse evento é de caráter interinstitucional, tendo como parceiros a UNEB, a UFBa, a UESC e a UESB. Alguns dos professores do Curso de Licenciatura em Química têm atuado na comissão organizadora desde o primeiro destes eventos.

No ano de 2007, o Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus I, sediou o 8o EDUQUI, cuja coordenação esteve a cargo dos professores Bárbara Tavares Moreira, Carmen da Silva Sá e Abraão Félix da Penha. Também participam da comissão organizadora professores de outras Instituições.

Anualmente ocorre a realização da Semana de Química da UNEB, no período entre novembro ou dezembro, atividade organizada por estudantes de 2o semestre até prováveis concluintes, bem como ex-alunos. Esta atividade conta com efetiva participação e apoio dos professores, do Colegiado de Química e do Departamento. O evento propicia a integração da comunidade estudantil e professores do ensino médio e superior, registrando atividades diversas como mini-cursos, palestras e mesas redondas. Em 2008, o evento ocorreu entre 28 a 31 de outubro, contando com uma participação cada vez mais crescente de público.