POR Ascom/Kleber Palafoz, 01 mai 2010, 15H41

Programas Especiais de Graduação

Rede UNEB

O Programa REDE UNEB 2000 é como ficou conhecido o Programa Intensivo de Graduação desenvolvido pela UNEB desde 1998, em parceria com as prefeituras municipais de várias regiões do Estado da Bahia.

O desenvolvimento deste Programa se dá através de convênios com as referidas prefeituras, onde é oferecido o Curso de Pedagogia para professores em exercício da rede municipal de ensino. Com ele, a UNEB além de cumprir as exigências legais propostas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que prevê a graduação superior para todos os profissionais atuantes na educação, desenvolvendo assim uma qualificação em serviço, a UNEB enfatiza também um dos seus objetivos: a interiorização do ensino superior.

O curso de Pedagogia deste Programa é presencial, intensivo, atualmente com duração de três anos, e a diferença fundamental entre ele e os cursos de oferta contínua, é que em sua proposta pedagógica ele estabelece a obrigatoriedade da disciplina Estágio Supervisionado no decorrer de todo o curso, como forma de garantir a indissociabilidade entre a teoria e a prática, que é exercitada sobretudo pela valorização da ação docente.

Para ingressar neste Curso, o interessar deve submeter-se ao processo seletivo vestibular desenvolvido pela UNEB, quando da existência de convênio formalmente estabelecido.
Até a presente data, já foram celebrados 149 convênios, envolvendo 181 municípios. Participaram dos processos seletivos realizados pelo Programa, 33.102 professores-alunos concorrendo a 15.200 vagas, destes, 14.781 se matricularam. Até agosto de 2009 11.800 professores já haviam concluído o Curso de Pedagogia do Programa Rede UNEB 2000.

___________________________________________________________________

Programa de Formação de Professores do Estado – PROESP

O Programa de Formação de Professores do Estado – PROESP – foi criado em 2004, a partir de um convênio celebrado entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, com a interveniência do Instituto Anísio Teixeira – IAT, e a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, para desenvolver cursos de graduação para os professores que atuam na rede estadual de ensino fundamental de 5ª a 8ª séries e no Ensino Médio.

Além de proporcionar a qualificação profissional destes professores, a relevância deste Programa reside também na melhoria do ensino público e na participação do corpo docente da UNEB nas políticas públicas de melhoria do padrão educacional do Estado.

Os cursos desenvolvidos por este Programa são presenciais e exigem como requisito para deles participarem, que os alunos estejam no pleno exercício da docência na área do curso que pretende realizar, além de terem sido aprovados em processo seletivo específico, coordenado pela UNEB.

Inicialmente, este Programa foi estruturado com a participação de 70 municípios, ficando assim caracterizada a sua 1ª ETAPA. A 2ª ETAPA, iniciada em 2005, contou com a participação de 46 municípios e a 3ª ETAPA, iniciada em 2009 e ainda em funcionamento, conta com a participação de 80 municípios.
Até o momento, já foram oferecidos cursos de Licenciatura em Letras, Letras com Inglês, História, Geografia, Matemática e Biologia, Física, Química, Educação Física e Artes, distribuídos em vários Departamentos da UNEB.

___________________________________________________________________

Plataforma Freire

Licenciatura Intercultural em Educação Escolar IndígenaLICEEI

Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA

Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Indígenas – PROLIN

Ensino a Distância -  EaD

___________________________________________________________________

1º Semestre

Estudo Evolutivo das Geosferas – 60h
Ementa: Estuda os elementos relativos à origem, características e interação das geosferas, numa abordagem evolutiva

Fundamentos de Química – 60h
Ementa:
Estuda a estrutura do átomo, tabela periódica, ligações químicas, oxiredução, nomenclatura e as características físicas e químicas dos compostos de Carbono

Tópicos de Física – 30h
Ementa: Estuda os fundamentos de Física envolvidos nos fenômenos naturais

Biologia Celular e Molecular – 75h
Ementa: Estuda as bases moleculares da célula abordando os conteúdos, o histórico e métodos de estudo da célula com ênfase na microscopia, a diferenciação em nível organizacional entre os procariontes e eucariontes, a estrutura e função de membranas celulares, dinâmica do citoesqueleto. Processos referente a manutenção da informação genética e funcionamento celular. Estudo da Célula. A composição química das células, biomoléculas, bioenergética, material genético, transcrição, tradução, transito de proteínas dentro das células, engenharia genética e suas implicações

Laboratório de Leitura e Produção de Texto – 45h
Ementa: Estuda as diferentes técnicas de leitura, interpretação e apresentação de textos, sua aplicação na identificação e elaboração de trabalhos acadêmicos (fichamento, resumo, resenha, artigo e relatório) e sua apresentação (citação de autores, organização bibliográfica, como apresentar trabalhos e pôster).

Prática Pedagógica I – 90h
Ementa: Estuda e relevância e os efeitos do Uso da História e Filosofia da Ciência na formação dos professores e na aprendizagem dos conteúdos científicos; a função da escola; Tendências político-pedagógicas e sócio-históricas da Educação e das Ciências Naturais como campo de conhecimento escolar, extra-escolar e acadêmico-científico. As concepções de ensino, de aprendizagem e do papel do professor. Analisa e confronta as concepções previstas na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Identifica, discute e analisa os diversos espaços e contextos de aprendizagem.

Seminários Temáticos I – 15h
Ementa:
Componente voltado para discutir as questões norteadoras de cada semestre definidas a partir de uma problematização, enfatizando aspectos técnicos, científicos e culturais.

___________________________________________________________________

2º Semestre

Bioquímica – 60h
Ementa: Estuda os princípios da química envolvidos nos fenômenos naturais. Estuda as técnicas bioquímicas

Biofísica – 45h
Ementa:
Estuda os aspectos biofísicos das Ciências Biológicas – a energia, os fluídos e os fenômenos elétricos nos sistemas biológicos animais e vegetais.

Biologia dos Protoctistas – 45
Ementa: Origem, biologia e evolução do Reino Protoctista. Protozoários, Algas uni e pluricelulares.

Prática Pedagógica II – 90h
Ementa: Analisa a educação na Constituição e nas bases legais do ensino. Identifica o Ensino Médio no histórico-social a partir da década de 60. Aborda a educação geral, suas características e desafios. Analisa o sistema escola, a organização regimental e seus elementos constitutivos; articula os conhecimentos específicos do curso com sua aplicação pedagógica.

Sistemática Filogenética – 45h
Ementa: Histórico da sistemática, normas nomenclaturais, métodos e técnicas utilizados em sistemática

Biologia Vegetal I – 45h
Ementa: Desenvolve o estudo prático/teórico da organografia e anatomia, sistemática e reprodução das Briófitas e Pteridófitas.

Laboratório de Leitura e Produção de Imagens – 45h
Ementa: Uso de tecnologias educacionais, INTERNET, softwares específicos para ciências e biologia, a informática como apoio aos projetos pedagógicos, fotografias e do desenho relacionados com leitura e produção de imagens como recurso para atuação profissional.

Seminários Temáticos II – 15h
Ementa: Componente voltado para discutir as questões norteadoras de cada semestre definidas a partir de uma problematização, enfatizando aspectos técnicos, científicos e culturais.

Apicultura – op – 45h
Ementa: Obtenção de produtos de Apis mellifera, recursos troficos; biologia das abelhas; organização social nas atividades apícolas, como elemento ambiental solidário

Introdução à Biodiversidade – op – 45h
Ementa: Conceitos de diversidade biológica. Diversidade de espécies, de ecossistemas e genética. Medidas e estimativas locais, regionais e mundiais. Diversidade funcional. Fatores geradores e mantenedores de diversidade. Conservação de biodiversidade: estratégias e alternativas. Bioprospecção, conhecimento tradicional e direitos de uso. Biodiversidade no Brasil

Parasitologia – op – 45h
Ementa: Estuda as noções básicas sobre as principais doenças parasitarias, seus agentes etiológicos, ciclos biológicos, processos de transmissão, epidemiologia, patogenia, profilaxia e diagnostico

___________________________________________________________________

3º Semestre

Prática Pedagógica III – 90h
Ementa: Analisa a organização do trabalho docente (aspectos teóricos e metodológicos), evidenciando a importância do planejamento. Discute a relação existente entre a função da escola hoje e a definição/elaboração dos objetivos de ensino. Estuda o conceito e os tipos de conteúdos. Evidencia os diversos conceitos, procedimentos e atitudes que são ensinados e aprendidos de formas diferentes na práxis pedagógica, articula os conhecimentos específicos do curso com sua aplicação pedagógica.

Genética – 75h
Ementa: Apresenta as idéias do pensamento humano sobre a hereditariedade, o nascimento e a consolidação da genética como ciência. O componente curricular é estruturado em quatro formatos possíveis em torno de temas específicos. O primeiro refere-se às primeiras idéias do homem sobre a hereditariedade até o florescer da genética, dando ao aluno a possibilidade de compreender a ciência como algo dinâmico e de fazer humano. O segundo tema diz respeito à genética mendeliana, aos mecanismos responsáveis por alterações das proporções de Mendel e à herança extranuclear, fundamental para o domínio das bases da transmissão hereditária. O terceiro é dedicado ao estudo molecular do gene, incluindo a regulação gênica e as bases moleculares dos resultados de Mendel. No quarto tema propõe-se estudar a relação entre herança genética e sexo.

Biologia dos Invertebrados I – 75h
Ementa: Estudo ecológico-evolutivo dos animais com ênfase nos filos Poríferas, Cnidaria, Platyhelminthes, Nematoda (Aschelminthes), Molusca, Annelida

Anatomia e Organografia Vegetal – 75h
Ementa: Desenvolve o estudo prático/teórico da organografia e anatomia dos órgãos vegetativos e reprodutivos das gimnospermas e angiospermas.

Biologia do Desenvolvimento – 75h
Ementa: Estudo ecológico-evolutivo dos animais com ênfase no desenvolvimento embrionário e histológico.

Seminários Temáticos III – 15h
Ementa: Componente voltado para discutir as questões norteadoras de cada semestre definidas a partir de uma problematização, enfatizando aspectos técnicos, científicos e culturais.

Bioquímica Metabólica – op – 45h
Ementa: Estuda a química celular, os diversos processos metabólicos e suas interrelações, salientando os aspectos de Bioquímica fisiológica, mais necessários a compreenção do funcionamento normal dos tecidos, órgãos e sistemas.

Educação Ambiental – op – 45h
Ementa: Educação ambiental e Cidadania. Percepção da realidade ambiental. A relação Educação Ambiental – Qualidade de Vida. Projetos, roteiros, reflexões e práticas de Educação Ambiental. Integração Escola-Meio Ambiente-Comunidade.

Laboratório de Química para Ensino Fundamental e Médio – op – 45h
Ementa: Elabora experimentos aplicáveis ao programa do ensino fundamental e médio.

Química Ambiental – 45h
Ementa: Introduz ao estudo dos processos químicos de maior impacto nos ambientes aquáticos, terrestre e sistema aéreo, influencias e conseqüências destes processos para as populações humanas.

Zoonoses Urbanas – op – 45h
Ementa: Estudo das principais enfermidades dos animais transmissíveis ao homem, abordando sua etiologia, patogenia, medidas de prevenção e controle.

___________________________________________________________________

4º Semestre

Biologia dos Invertebrados II – 75h
Ementa: Estudo ecológico-evolutivo dos animais com ênfase nos filos Arthropoda e Echinodermata

Bioestatística – 60h
Ementa: Introduz a Biologia quantitativa, com ênfase na coleta, arrumação, descrição e análise de dados biológicos. Introdução à probabilidade e inferência estatística.

Sistemática Vegetal – 60h
Ementa: Desenvolve o estudo prático/teórico sobre sistemas filogenéticos, com determinação taxonômicas das Gimnospermas e Angiospermas com técnicas de campo e herborização de espécimes vegetais

Biologia dos Fungos – 45
Ementa: Estuda a Biologia e Ecologia dos fungos. Importância econômica.

Genética e Evolução – 75h
Ementa: Apresenta as bases genéticas da evolução biológica. Para tanto estuda a Teoria da Evolução pela Seleção Natural e os mecanismos genéticos que a explicam atuando como geradores e amplificadores da variabilidade genética. Assim, propõe-se estudar: as freqüências gênicas e genotípicas nas população, o modo matemático de determiná-las (o princípio de Hardy-Weinberg) e os fatores que alteram essas freqüências (seleção, deriva genética e fluxo gênico). Também se contempla nessa proposta o estudo da espécie biológica, a discussão sobre seu conceito, a organização do mundo vivo em espécies, os modos de especiação, o Princípio do fundador e os sistemas de acasalamento. Analisa-se também a evolução molecular e transespecífica.

Prática Pedagógica IV – 90h
Ementa: Aborda a gestão e organização do trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula e fora dela, de modo a permitir a elaboração de conhecimentos sobre como planejar e administrar situações de ensino de acordo com as possibilidades de aprendizagem dos alunos. Estuda o modelo de ensino por resolução de problemas e situações de aprendizagem, articula os conhecimentos específicos do curso com sua aplicação pedagógica. Concebe e elabora materiais didáticos.

Seminários Temáticos IV – 15h
Ementa:
Componente voltado para discutir as questões norteadoras de cada semestre definidas a partir de uma problematização, enfatizando aspectos técnicos, científicos e culturais.

Morfologia Floral Aplicada a Estudos Ecológicos – op – 45
Ementa: Estudo da morfologia floral. Recursos florais – atrativos à polinização, diversidade e evolução. Fenologia da floração. Métodos de estudos

Limnologia – op – 45h
Ementa: Introduz a Limnologia, propriedades físicas, químicas das águas continentais, estudo dos ecossistemas lacustres e lótico, eutrofização natural e artificial, tratamento de ecossistemas lacustres.

Imunologia – op – 45h
Ementa: Mecanismos naturais de resistência.Células e órgãos da resposta imune.Regulação da resposta imune. Resposta humoral. Resposta celular. Reações antígeno-anticorpo. Imunopatologia.

Citogenética – op – 45h
Ementa: Estuda a divisão celular, a morfologia cromossômica, o cariótipo, as técnicas de cultura e de bandeamento e noções de fotomicroscopia e técnicas fotográficas.

___________________________________________________________________

5º Semestre

Biologia dos Cordados – 75h
Ementa: Estudo ecológico-evolutivo dos animais com ênfase no filo Chordata.

Fisiologia Vegetal – 75h
Ementa: Estuda os processos fisiológicos que ocorrem nos vegetais superiores: germinação, reprodução, desenvolvimento, absorção, perda de água, translocação de solutos, nutrição mineral, fotossíntese, respiração, relação entre os diversos processos fisiológicos.

Microbiologia – 60h
Ementa: Estuda a biologia, importância e distribuição dos microorganismos sua importância

Ecologia Geral - 75h
Ementa: Estuda a estrutura e funcionamento dos ecossistemas: utilização e transformação da energia, ciclagem de materiais e transformações no ecossistema. Ecologia de populações e comunidades

Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado I – 120h
Ementa: Estuda o planejamento enquanto instrumento essencial para assegurar a coerência da práxis pedagógica, a partir dos diferentes níveis do planejamento (anual, semanal e diário). Discute a relação entre o planejamento e o livro didático (Ciências e Biologia), a gestão do tempo e a organização do espaço físico. Vivencia a sala de aula enquanto monitor, sob orientação/observação dos professores regente e supervisor de estágio no Ensino Fundamental. Elabora e desenvolve projeto de extensão para a comunidade, abordando conteúdos de Ciências Naturais.

Tópicos Especiais em Ecologia – op – 45h
Ementa: Organiza seminários envolvendo leitura e discussão de artigos sobre temas específicos de Ecologia.

Métodos em Ecologia – op – 45h
Ementa: Fatores quantitativos e categóricos. Métodos de observação, mensuração e experimentais. Organização e tratamento gráfico e estatístico de dados ecológicos. Modelos teóricos e experimentais. Aplicações à avaliação de impacto e monitoramento.

Carcinologia – op – 45h
Ementa: Introdução ao conhecimento dos crustáceos. Estudos da anatomia interna e morfologia externa das diversas classes do filo. Métodos e técnicas para coleta, conservação e estudo da taxonomia dos grupos de crustáceos. Dados biológicos, ecológicos e distribuição geográfica dos principais grupos de crustáceos.

Biogeografia – op – 45h
Ementa: Conceito de Biogeografia como ciência, origem da vida e o mecanismo da evolução,história geológica da vida, fatores que concorrem para a distribuição da vegetação, associações vegetais e animais, os ecossistemas, a interferência do homem nas paisagens biogeográficas

Botânica Da Caatinga – op – 45h
Ementa: Estuda os aspectos taxonômicos, morfológicos, fisiológicos e ecológicos relativos aos vegetais da caatinga

___________________________________________________________________

6º Semestre

Fisiologia Animal Comparada – 90h
Ementa: Abordagem dos aspectos filogenéticos e integrativos na manutenção da homeostase, dinâmica do funcionamento e controle das funções reprodutiva, circulatória, respiratória, digestiva, excretora e osmorreguladora na série animal

Anatomia dos Vertebrados – 60h
Ementa: Estuda a anatomia comparada dos vertebrados enfatizando aspectos evolutivos e filogenéticos

Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado II – 120h
Ementa: Reflete sobre a relação aluno x professor no processo ensino-aprendizagem. Discute a relação entre o planejamento e os diversos recursos, materiais, instrumentos, procedimentos didáticos usados nos diversos espaços de atuação pedagógica. Discute os instrumentos de avaliação. Vivencia a sala de aula enquanto monitor, sob orientação, observação e supervisão dos professores regente e supervisor de estágio em turma do Ensino Médio. Elabora e desenvolve projeto de extensão para a comunidade, abordando conteúdos de Biologia

Bioética – 45h
Ementa: A bioética surge como uma resposta a problemas gerados pelo avanço da biotecnologia; é uma reflexão-ação com base na realidade, sendo atualmente considerada como a Ética Aplicada às questões da saúde e da pesquisa em relação aos seres humanos e meio ambiente. O componente curricular Bioética faz se necessário como parte integrante da formação profissional nas áreas da biologia promovendo a discussão dos futuros profissionais a cerca da utilização de culturas transgênicos, clonagem humana, terapia gênica, bem como a aplicabilidade de procedimentos na investigação científica.

Projeto de Pesquisa I – 45h
Ementa: Orienta a elaboração de trabalhos científicos. Caracterização de pesquisa. Elementos básicos, instrumentos e metodologias de coleta e análise de dados.
Aspectos essenciais para elaboração de um projeto; A relevância do planejamento prévio de uma pesquisa

Biologia Marinha – op – 45h
Ementa: Estuda o habitat dos organismos marinhos, sua distribuição, caracterização dos ambientes marinhos, adaptação dos organismos marinhos; osmo e termorregulação, reprodução, fecundação e desenvolvimento da larva, alimentação, crescimento, patologia e parasitismo marinhos, mortalidade no mar: causa da mortalidade, produtividade primaria e secundaria.

Ecologia de Campo – op – 45h
Ementa: Estudo dos principais métodos de amostragens para inventários florísticos e faunísticos para o conhecimento das comunidades e das suas espécies. Métodos de estudos de ecologia de campo aplicado às matas, restingas, cerrados e caatingas

Etnobotânica – op – 45h
Ementa: Classificação sistemática das plantas medicinais. Importância das plantas medicinais. Coleta e métodos. Ação farmacológica. Pesquisa aplicada.

Saneamento Básico
– op – 45h
Ementa: Estuda sistema de saneamento, tratamento de água, esgoto e destino do lixo, doenças causadas pela falta de saneamento, estudo de problemas de saneamento na região

Microbiologia dos alimentos
– op – 45h
Ementa: A importância da microbiologia dos alimentos. Contaminação e crescimento de microrganismos em alimentos. Principais intoxicações e infecções de origem alimentar. Métodos de conservação dos alimentos. Avaliação da qualidade microbiológica dos alimentos. Práticas de limpeza e sanitização. Alimentos produzidos por microrganismos

___________________________________________________________________

7º Semestre

Ecologia e Meio Ambiente – 60h
Ementa: A interferência antrópica, suas conseqüências e os aspectos filosóficos, políticos e sociais. Ecologia aplicada, poluição e conservação dos recursos naturais; Legislação Ambiental.

Paleontologia
– 60h
Ementa: Estudo dos conceitos básicos, objetivos, métodos e técnicas usadas em Paleontologia e da relação com outras disciplinas. Estudo da Tafonomia, Paleicnologia e princípios da Micropaleontologia. Estudo taxonômico e morfológico dos fósseis animais e vegetais que apresentam importante registro fossilífero e a relação destes com os paleoambientes. Estudo ecológico-evolutivo e bioestratigráfico dos principais grupos fósseis nas diferentes Eras Geológicas. Estudo das principais teorias relativas à origem e evolução humana. Noções básicas sobre conservação e legislação a cerca do patrimônio paleontológico brasileiro

Projeto de  Pesquisa II
- 45h
Ementa:
Orientações técnicas para elaboração de projeto de monografia
Aprofundamento teórico e operacional dos projetos de monografia em biologia

Estágio Supervisionado I – 100h
Ementa:
Reflete sobre a relação aluno x professor no processo ensino-aprendizagem. Discute a relação entre o planejamento e os diversos recursos, materiais, instrumentos e procedimentos didáticos usados nos diversos espaços de atuação pedagógica. Discute os instrumentos de avaliação; Vivencia a sala de aula enquanto regente, sob orientação, observação e supervisão dos professores regente e supervisor de estágio em turma do Ensino Fundamental. Elabora e desenvolve projeto de ensino, abordando conteúdos de Ciências

Iniciação Científica em Educação – op – 45h
Ementa: Introdução às atividades de pesquisa em educação sob a supervisão de um professor.

Botânica Econômica
– op – 45h
Ementa: Aspectos botânicos (taxonômicos, fisiológicos, genéticos e ecológicos) de plantas cultivadas e de potencial econômico. A botânica aplicada e sua importância em diversos campos de interesse econômico. Análise da ação humana no meio ambiente.

Biologia e Sociedade
– op – 45h
Ementa: Aspectos históricos, filosóficos e sociais da Biologia. O efeito social de teorias biológicas. Polêmicas recentes em Biologia; Discussão de casos concretos. Relações da Biologia com outras ciências e com necessidades sociais
___________________________________________________________________

8º Semestre

Estágio Supervisionado II – 100h
Ementa: Reflete sobre a relação aluno x professor no processo ensino-aprendizagem. Discute a relação entre o planejamento e os diversos recursos, materiais, instrumentos e procedimentos didáticos usados nos diversos espaços de atuação pedagógica. Discute os instrumentos de avaliação; Vivencia a sala de aula enquanto regente, sob orientação, observação e supervisão dos professores regente e supervisor de estágio em turma do Ensino Médio. Elabora e desenvolve projeto de ensino, abordando conteúdos de Biologia

Monografia – 60h
Ementa: Elaboração de um trabalho de cunho científico com tema específico da habilitação
Treinamento em pesquisa científica pelo desenvolvimento de um plano de trabalho