POR Ascom/Wania Dias, 24 jul 2013, 16H55

Seminário debate sexualidade e educação em Capela do Alto Alegre: dias 3 e 4/08

Sirleia Araújo
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


Estudantes do curso de licenciatura em pedagogia do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor), do Ministério da Educação (MEC), ofertado por meio da UNEB, promovem, nos dias 3 e 4 de agosto, um seminário temático sobre o tema Sexualidade e Educação.

A iniciativa, que é aberta ao público, será realizada na Escola Municipal Manoel Geraldo, localizada no município baiano de Capela do Alto Alegre.

“O objetivo do evento é desenvolver estudos que possibilitem a compreensão da sexualidade no âmbito escolar”, explica a coordenadora local da Parfor no município, Jociene Oliveira.

De acordo com a coordenação do projeto, a proposta do evento surgiu a partir das análises dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (PCNs) que, trouxe a indagação acerca da temática sexualidade na educação básica e a urgência em tratar desse assunto na escola.

O evento terá como palestrante Jorge Fernandes, doutor em filosofia pela University of Cambridge. O docente abordará os temas Sexualidade: valores e preconceitos, O desenvolvimento da sexualidade no ciclo vital, e Sexualidade e as relações de gênero.

Oficinas interarticulares

Os estudantes de pedagogia do programa também realizarão, entre os dias 5 e 7 do mesmo mês, oficinas interarticulares sobre atividades lúdico-criativas de origem Afro-Brasileira na alfabetização.

A atividade será orientada pela professora Karla Tieko Moraes e vai debater os temas Resgatando a cultura afro-brasileira por meio da ludicidade, Desmistificando a cultura afro-brasileira, e Vivenciando a cultura afro-brasileira por meio do lúdicos.

Ação será realizada nas escolas municipais Dr. Jacir Carneiro (dia 5), no município,  Bernardo Feliciano de Cerqueira (dia 6), na Comunidade Loja Mota, e Darcy Ribeiro (dia 7), no Povoado Conceição.

Segundo os organizadores, essas atividades possibilitam professores e alunos o desenvolvimento teórico-prático de assuntos que são de interesse da turma e da comunidade, abordando temas de cunho cultural, político e social.

Informações: e- mail parforcapela@yahoo.com.br.

Imagem (home): Reprodução da internet/Site Pace English Academy, com edição de Anderson Freire/Ascom




Envie uma mensagem: