POR admin, 18 fev 2011, 09H49

Prograd recebe propostas de disciplinas EaD para cursos presenciais até dia 28

Iza Florentino
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


A UNEB pretende ampliar, ainda no primeiro semestre letivo, a oferta de disciplinas na modalidade a distância (EaD) nos cursos presenciais de graduação.

Até o próximo dia 28 de fevereiro, os departamentos e colegiados dos 24 campi podem encaminhar, via memorando, para a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da universidade, propostas de novos componentes curriculares em EaD.

Essas propostas devem estar de acordo com os procedimentos e condições definidos pela Prograd.

A iniciativa está amparada na Portaria 4.059/2004 do Ministério da Educação (MEC), que autoriza, às instituições de ensino superior, o oferecimento de disciplinas EaD em cursos presenciais − integral ou parcialmente −, desde que a oferta não ultrapasse 20% da carga horária total do curso.

De acordo com o pró-reitor José Bites (Prograd), a medida, que é facultativa aos departamentos e colegiados, faz parte da política tecnológica e acadêmica adotada pela atual gestão.

“Considerando a multicampia da UNEB, a oferta desses componentes, que já é uma realidade em diversas universidades do país, vem para qualificar a formação dos nossos discentes, possibilitando o acesso às novas tecnologias de informação e comunicação”, analisa o pró-reitor.

Ampliação da oferta

Esta não é a primeira vez que a universidade vai disponibilizar componentes curriculares em EaD para cursos presenciais de graduação.

Em 2010, a Prograd junto com os colegiados dos cursos de letras e pedagogia dos campi de Juazeiro, Caetité, Xique-Xique, Irecê, Jacobina e Paulo Afonso formaram 10 turmas da disciplina libras em EaD.

Atualmente, seis turmas de diferentes disciplinas estão sendo ministradas nos cursos de ciências contábeis (Senhor do Bonfim), sistemas de informação e biologia (Alagoinhas), letras com inglês (Conceição do Coité) e de engenharia de pesca (Paulo Afonso).

De acordo com a professora Káthia Sales, coordenadora de cursos de educação a distância da Prograd, essas experiências forneceram subsídios para a ampliação da oferta.

“Fizemos uma avaliação com os estudantes da disciplina de libras e observamos que 53% dos participantes reconheceram que a modalidade EaD contribui para a qualificação profissional. Outros 26% concordaram com ressalvas e apenas 3% discordaram dessa análise”, revelou Káthia.

Na avaliação, também foram identificados aspectos negativos relacionados às deficiências tecnológicas e de espaço físico nos departamentos. Segundo a docente, essas demandas já estão sendo atendidas, por meio de uma parceria entre os departamentos, a Prograd e a Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO) da instituição.

José Bites acrescentou ainda que a ampliação da oferta desses componentes curriculares está sendo feita de forma cautelosa: “A Prograd está acompanhando todo o processo de planejamento, execução e avaliação, como forma de garantir a qualidade do ensino oferecido pela universidade”.

Uma das exigências feitas pela Prograd para os departamentos e colegiados interessados é que os docentes pautados para ministrar as disciplinas tenham formação ou experiência em educação a distância.

Informações: Prograd/Campus I – tel. (71) 3117-2223.

Imagem (home): Divulgação




Envie uma mensagem: