POR Ascom/Wania Dias, 13 dez 2010, 15H08

82 coordenadores de colegiado são empossados e recebem formação em gestão

Wânia Dias
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


Desejo sucesso a todos os coordenadores de colegiado eleitos e reeleitos. Vocês assumem hoje uma função de grande responsabilidade para a vida acadêmica. A comunidade universitária espera que continuem com o mesmo entusiasmo que motivou suas candidaturas.”

Com essas palavras o reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, deu as boas-vindas aos coordenadores de colegiado de cursos de graduação eleitos e reeleitos para o biênio 2010-2012, durante cerimônia de posse realizada na manhã desta quinta-feira, dia 9 de dezembro, no Hotel Bahia Plaza Resort, em Camaçari.

Foram empossados 82 coordenadores de colegiado, sendo que quatro assumiram em caráter pro tempore.

Ainda faltam tomar posse 17 coordenadores − pelo fato de a atual gestão de seus colegiados se encerrar em datas diferenciadas −, dos quais 14 assumirão o cargo após cerimônia de posse a realizar-se no dia 20 de dezembro, na Reitoria da UNEB, no Campus I da universidade, em Salvador. Os três coordenadores restantes serão empossados em data a ser definida.

O pró-reitor de Graduação (Prograd) da UNEB, José Bites, saudou os coordenadores e lembrou a importância de dar continuidade às ações que os colegiados já vêm realizando.

“Os coordenadores estão na linha de frente da gestão acadêmica. Essa nova equipe assume um compromisso não só com a comunidade unebiana, mas com toda a sociedade”, ressaltou Bites.

Encontro de formação

A posse dos coordenadores de colegiado antecipou a abertura do Encontro para Formação em Gestão Acadêmica de Colegiado de Curso de Graduação da UNEB, uma realização pioneira da Prograd e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PGDP).

“É imprescindível que os procedimentos do colegiado estejam afinados. Além disso é preciso ampliar a relação com as pró-reitorias, para que juntos possamos colocar em prática todas as metas planejadas para esta gestão”, avaliou Bites.

A palestra Universidade e desenvolvimento local sustentável, ministrada pela professora da UNEB Ronalda Barreto, foi um dos destaques da manhã do primeiro dia do encontro, que segue com atividades até esta sexta-feira, dia 10.

A tarde foi a vez do professor Ivan Novaes, que abordou o tema Mediação dos colegiados na gestão dos cursos de graduação da UNEB.

“Este encontro de formação é uma forma de integrar e familiarizar os coordenadores com suas novas rotinas de trabalho”, sintetizou o pró-reitor Marcelo Ávila (PGDP).

Para Tula Ornelas, eleita coordenadora do curso de Turismo do Campus XVIII, em Eunápolis, o encontro é um excelente momento para discutir propostas e novas ideias. “Esta é uma oportunidade de pensarmos juntos sobre a gestão de colegiado”, avaliou.

“Ser coordenador não é fácil, encaramos todo tipo de problemas. Mas é muito prazeroso poder contribuir com o desenvolvimento da nossa universidade”, destacou Ney Castro, coordenador reeleito do curso de Urbanismo do Campus I, que representou os demais empossados na mesa solene.

Também participaram da mesa de abertura a vice-reitora Amélia Maraux, a pró-reitora de Extensão (Proex), Adriana Marmori, a chefe de gabinete da Reitoria, Lídia Boaventura, a gerente da Prograd, Dayse Lago, o coordenador-geral do Fórum de Diretores de Departamento, Otávio Assis, e a diretora Marta Valéria (DCET/Campus I).

O evento foi prestigiado pela quase totalidade dos diretores de departamento.

Nesta sexta-feira, a programação do encontro reserva ainda a participação da presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Alda Muniz Pepe.




Envie uma mensagem: