POR admin, 21 dez 2009, 12H17

A Pró-Reitoria de Extensão

No Regimento Geral da Universidade Do Estado da Bahia – UNEB, Art. 38, a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) se constitui como um órgão da Administração Superior da Universidade, responsável pelo gerenciamento, assessoramento, acompanhamento e avaliação das ações relacionadas com as funções sociais, culturais e artísticas de natureza extensionista da Universidade.

A concepção de Extensão Universitária presente em documentos oficiais da instituição – Regimento geral, Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Plano de Ações Prioritárias (Gestão 2014-2017) – evidencia o órgão com funções que congregam ações e diálogos da Universidade com a sociedade, abrangendo o “processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e sociedade” (FORPROEX, 2012, p. 42). Articulado a isto, a PROEX se constitui como ação acadêmica e institucional que revela a multicampia e as especificidades do contexto em que está inserida a universidade, privilegiando o diálogo, a troca de saberes e a produção do conhecimento em parceria com a sociedade.

Sob o princípio da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, as ações se pautam na interação entre os saberes acadêmicos e disciplinares articulados às demandas do entorno social, considerando sempre a rede de interações onde a formação adquire maior efetividade a partir do diálogo e do intercâmbio com a sociedade, produzindo conhecimento com escopo interdisciplinar. Desta compreensão, a Extensão Universitária é vista como uma dimensão indispensável à formação de profissionais qualificados e capazes de construir-se profissionalmente, ética e politicamente dentro do contexto em constantes mudanças.