POR malcantara, 16 nov 2017, 10H27

Agência UNEB de Inovação participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com oficinas sobre robótica educacional

Autor: Núcleo de Comunicação da Agência UNEB de Inovação, com edição da Ascom   | Postado por: Wânia Dias às 11:38 hrs

A Agência UNEB de Inovação participará da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC), através do projeto Mini Maker Lab, desenvolvido pelos docentes Eduardo Jorge e Hugo Saba, e pelos estudantes Peterson Lobato, do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (Gestec), Matheus Tanure e Erik Ferreira, ambos do bacharelado em Sistemas de Informação da universidade.

A equipe participará do evento com estandes em dois espaços: nos dias 25 e 26, na quadra poliesportiva, no Campus I da UNEB, em Salvador, e entre os dias 26 e 29, no Salvador Shopping. A programação reserva oficinas de robótica educacional, que terão como público-alvo estudantes universitários, alunos de ensino médio e crianças.

O objetivo geral é aplicar um método de aprendizagem através do Kit de Robótica Educacional, desenvolvido pelo projeto Mini Maker Lab, com o qual se pode aprender e executar, de modo simples e prático, atividades de automação e eletrônica. O kit é baseado em um conjunto de estratégias, tais como: cognição, aprendizagem significativa e problematizada motivadas por Robótica Educacional para o ensino da matemática.

“A proposta do kit é ensinar eletrônica básica e conceitos de programação, por meio da construção de atividades práticas, tais como obter a temperatura do ambiente, ligar uma luz com o bater de palmas, comandar um robô usando celular, tudo isso sem a necessidade de conhecimentos aprofundados”, explica o professor Eduardo Jorge, que também coordena a agência.

A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o país.

Agência de Inovação e Mandacaru Lab no Eninepe

No dia 25 de outubro o laboratório de fabricação digital, automação e robótica educacional Mandacaru Lab irá promover um minicurso sobre modelagem e impressão 3D – impactos da tecnologia no processo de inovação da UNEB. A atividade, que contará com o suporte da Agência UNEB de Inovação, integra a programação do II Encontro Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Eninepe), que iniciou sua programação nesta terça-feira (24) e segue até o dia 26.

O minicurso será na sala do Espaço de Inovação, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e apresentará os principais fundamentos associados à fabricação digital, utilizando impressão 3D, com atividades práticas de busca de modelos e modelagem SketchUp.




Envie uma mensagem: