POR malcantara, 02 ago 2017, 09H44

2º Simpósio Internacional Educação, Trabalho e Sociedade, 23 a 25 de agosto, em Barreiras

O 2º Simpósio Internacional Educação, Trabalho e Sociedade, na perspectiva da resistência, do Campus IX/UNEB, são coordenados pelos grupos de pesquisa “Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo (CNPQ/UNEB)” e “Grupo de Pesquisa Formação de Professor e Currículo – FORPEC (CNPQ/UNEB)”, Campus de Barreiras.

O Simpósio Internacional acontecerá entre os dias 23 e 25 de agosto de 2017, como ação extensionista internacional, e têm como organizadores, além da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) a o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal); Universidade Católica de Brasília (UCB); Instituto Federal de Educação da Bahia (IFBA)– Campus Barreiras; Universidade Federal da Paraíba- UFPB; Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) e a Secretaria Municipal de Educação de Barreiras (SME).

​Educação, Sociedade, Trabalho e Formação profissional são temáticas de natureza intrínseca, que não podem ser pensadas de forma dicotômica, considerando as relações complexas que estabelecem entre si. A educação enquanto prática social não pode se furtar do debate e dos desafios decorrentes das vicissitudes da natureza política, globais e locais, que afetam as sociedades.

​Os desafios impostos contemporaneamente à educação motivam os organizadores do II Simpósio Internacional a olhar para essas questões tão cruciais para as instituições de ensino formadoras de profissionais, sujeitos históricos, a partir de outra lógica. “Uma lógica que se contraponha às exigências exclusivas do mercado, dos interesses economicistas, políticos e culturais dos grupos ou classes sociais (FRIGOTTO, 1996, p.21)”. É nessa perspectiva que envidamos esforços para a realização desses eventos, com a colaboração das instituições signatárias, a fim de atingirmos o maior número possível de professores, estudantes e demais pesquisadores interessados em discutir a temática em foco, com vistas às mudanças necessárias na educação, na formação e profissionalização dos profissionais das diferentes áreas do conhecimento, e nas relações de trabalho vigentes na sociedade brasileira.

A realização de um evento internacional no qual se agrega diversas instituições possibilitará o intercâmbio de ideias, conhecimento, questionamentos e vivências de experiências que favorecerão a produção de alternativas inovadoras para problemas enfrentados historicamente pelos profissionais da educação. Eis aí, a justificativa primordial para a sua realização.

Posto isto, os congressistas terão a oportunidade de participar de uma programação vasta, que compreende: conferências; mesas redondas; minicursos; workshop, comunicação oral; apresentação de pôsteres; atividades culturais e lançamento de livros. Toda essa programação se destina aos profissionais da Educação Básica, do Ensino Superior, aos estudantes e demais pesquisadores.

​A Organização

Acesse aqui o site do Simpósio.

Programação.




Envie uma mensagem: