POR malcantara, 01 out 2014, 10H50

UNEB inicia processo de Avaliação de Desempenho Funcional nesta quarta (1º)

Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

A UNEB, por meio da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), vai iniciar as etapas da Avaliação de Desempenho Funcional (ADF) nesta quarta-feira (1º), com a abertura do prazo para a “autoavaliação”.

A Avaliação de Desempenho Funcional é uma apreciação sistemática do desempenho de cada profissional, em função das atividades que desempenha no seu local de trabalho, das metas acordadas com o chefe imediato e a equipe, e dos resultados a serem alcançados. A ADF é um dos requisitos obrigatórios para os servidores que desejam pleitear a promoção funcional.

A Gerência de Desenvolvimento de Pessoas (GDP) da PGDP solicita que todos os técnicos administrativos realizem as etapas da avaliação, mesmo os que estejam em estado probatório ou que não desejam a promoção funcional.

Além de acompanhar a contribuição do servidor para a melhoria da UNEB, os dados colhidos com a ADF servirão para planejar e organizar de forma mais clara as atividades do cotidiano, permitir que o servidor conheça seus pontos fortes e fracos e identificar as necessidades de treinamento.

Prazos e responsabilidades

Para êxito da Avaliação de Desempenho Funcional, deverão ser cumpridas quatro etapas:

1 - Autoavaliação;
2 - Avaliação do chefe imediato;
3 - Alinhamento das notas;
4 - validação do chefe mediado da avaliação.

Todos os passos devem ser executados pela internet, por meio do Sistema de Avaliação de Desempenho Funcional (SADF).

O prazo para a autoavaliação tem início nesta quarta-feira (1º) e vai até o dia 10 de outubro. Durante esse período, os servidores devem preencher formulário online. Entre 13 e 22 do mesmo mês, o chefe imediato avaliará o técnico administrativo e vai registrar o resultado também no SADF. Após as duas primeiras etapas, o servidor e o chefe imediato devem alinhar as notas entre os dias 23 de outubro e 3 de novembro. Depois da conclusão de todos os passos, o chefe mediato validará a avaliação.

Com o objetivo de orientar os técnicos e analistas universitários, a PGDP lançou o manual sobre o processo de Avaliação de Desempenho Funcional (ADF) dos Servidores Técnico-Administrativos da UNEB no último mês de julho e realizou videoconferências nos dias 6, 7 e 12 de agosto, com participação de representantes dos Departamentos da Instituição na capital e no interior do estado.

Promoção funcional

A promoção funcional é fruto da publicação dos decretos 15.143 e 15.144, que regulamentaram as carreiras de analista e técnico universitário, e consiste na mudança de grau da carreira. Um dos seus requisitos obrigatórios é a conclusão da ADF.

Para pleitear a promoção, os servidores devem estar atentos a seis fatores apresentados pelo Manual de Instruções Básicas sobre a Promoção Funcional:

1 - Avaliação de Desempenho Funcional (ADF);
2 - Tempo Efetivo de Exercício da Função;
3 - Realização de Atividades Prioritárias;
4 – Comprovação de Cargos em Comissão ou Coordenação;
5 –Participação como Instrutor em Cursos de Capacitação;
6 – Titulação Acadêmica Adquirida.

A equipe da PGDP salienta ainda a importância dos servidores atualizarem seus dados e da participação dos chefes imediatos e mediatos para a validação das avaliações de desempenho funcional.

Informações: GDP/PGDP: (71) 3371-0107 (ramais 217, 218 e 219) ou desempenho@uneb.br.




Envie uma mensagem: