24/08/2009Institucional

A Universidade do Estado da Bahia – UNEB é uma instituição pública, gratuita, mantida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, que em 2004 fez 21 anos, está presente geograficamente em todas as regiões do Estado, estruturada no sistema multicampi.

A complexidade de sua estrutura está diretamente ligada ao seu papel social, pois possui 29 Departamentos sediados na capital e em 24 centros regionais de médio e grande porte. Além disso, a Rede UNEB 2000, um programa especial em convênio com prefeituras municipais, faz-se presente em aproximadamente 137 municípios, para graduar professores em exercício na rede pública. Nos seus diversos cursos de graduação, o aluno tem acesso a um sistema de biblioteca informatizada, laboratórios e equipamentos de informática, que garantem as atividades de ensino.

A UNEB desenvolve também Pesquisa em todas as regiões em que atua, possuindo programas de iniciação científica e bolsa de monitoria para os seus estudantes, em pleno funcionamento.

Desenvolve ainda, projetos de Extensão universitária, através de convênios e parcerias com órgãos governamentais e da iniciativa privada. A Extensão, com a participação estudantil, aproxima a universidade da vida comunitária, proporcionando a troca de conhecimento.

Ampliando suas ofertas e serviços em benefício das comunidades acadêmica e externa das regiões de sua abrangência, procurando imprimir-lhes qualidade, produtividade, valoração pessoal e profissional, a UNEB vem trabalhando na busca do exato cumprimento dos seus objetivos.

Para tanto, não lhe têm faltado apoio e prestígio do Governo do Estado, que promove o desenvolvimento da Instituição, dando-lhe o suporte imprescindível à concretização de seus programas.

Ressaltamos também a substancial colaboração dos corpos docente, discente e administrativo, que, com ação persistente, construtiva e solidária têm contribuído, de modo eficaz, para consolidar, cada vez mais, o renomado desempenho da UNEB.

A busca da excelência nos serviços desenvolvidos na universidade é também fundamental. Neste sentido, a UNEB propõe ser uma Universidade de qualidade, procurando desenvolver de modo harmônico e planejado, a educação superior no Estado da Bahia, promove a formação e aperfeiçoamento acadêmico, científico e tecnológico dos recursos humanos, a Pesquisa e a Extensão de modo indissociável, voltada para as questões do desenvolvimento sócio-econômico, cultural e do meio ambiente das diversas regiões econômicas do Estado onde está inserida.

http://www.uneb.br/institucional/