30/08/2011Colóquio sobre práticas pedagógicas inovadoras inscreve para trabalhos

Henrique Soares
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


Para trocar experiências pioneiras desenvolvidas por professores do ensino superior em sala de aula, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UNEB e o grupo de pesquisa Docência universitária e formação de professores (Dufop), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da universidade, vão realizar nos dias 23 a 25 de novembro o II Colóquio de Práticas Pedagógicas Inovadoras.

Os interessados em apresentar trabalhos no evento, que acontecerá no Campus I, em Salvador, podem se inscrever até esta quinta-feira (1°). As orientações para inscrição encontram-se no site do evento.

Os estudantes podem participar como ouvintes (aqueles que quiserem apresentar trabalho devem constar como coautores de um professor). Para a comunidade interna, as inscrições são gratuitas. Professores de fora da UNEB pagam a taxa de R$ 70 e estudantes de outras instituições, R$ 35.

Para a coordenadora do colóquio, Sandra Soares, a proposta do evento é assegurar um espaço privilegiado de trocas e aprofundamento dos saberes e práticas da docência universitária.

“Esperamos receber trabalhos e debater experiências sobre práticas docentes que rompam com a lógica da monodisciplina, oportunizando aos estudantes um processo mais ativo de aprendizado”, sinaliza Sandra.

Como exemplos de práticas inovadoras, a coordenadora cita “o ensino que leve o aluno a desenvolver a prática da pesquisa, rompendo com a recepção passiva do conteúdo, projetos de ensino interdisciplinar e o uso de tecnologias como blogs”.

Na avaliação da coordenadora, a realização do colóquio, que já faz parte do calendário da UNEB, mostra a preocupação da universidade em investir na qualidade do ensino de graduação e a valorizar o docente.

A abertura da programação será no Teatro UNEB, no campus. Em outras salas, acontecerão as comunicações e oficinas.

A mesa de abertura será composta pelo reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, pelo pró-reitor José Bites (Prograd), pela coordenadora do colóquio, Sandra Regina Soares, além dos diretores dos departamentos de Educação (DEDC), Antônio Amorim, de Ciências da Vida (DCV), Atson Fernandes, de Ciências Exatas e da Terra (DCET), Marta Valéria, e de Ciências Humanas (DCH), Antônio José Azevedo, todos do Campus I.

A conferência que dará início ao colóquio será ministrada pela professora Léa Anastasiou, que falará sobre a pesquisa como estratégia privilegiada de ensino na formação profissional.

“É um tema importante, pois a universidade forma profissionais que se caracterizam por lidar com situações inusitadas da prática docente. O professor precisa vivenciar práticas pedagógicas como investigar, criticar, encontrar soluções para problemas. Não é só conteúdo”, explica Léa.

Já o encerramento estará a cargo do docente Antônio Joaquim Severino, que ministrará conferência sobre a ética na docência universitária.

Os organizadores esperam um público de aproximadamente 500 pessoas. “Na primeira edição do colóquio, recebemos 200 participantes. Eles saíram impressionados e motivados a fazer com que outros participem desta nova edição. Estamos fazendo uma boa divulgação nas instituições de ensino superior da Bahia e de outros estados. Já temos inscrições de trabalho até da Universidade Federal de Pelotas”, entusiasma-se Sandra.

O evento está sendo apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e pelos quatro departamentos do Campus I.

Informações: PPGEduC/campus I − tel. (71) 3117-5359 e site www.uneb.br/praticaspedagogicasinovadoras.

http://www.uneb.br/2011/08/30/coloquio-sobre-praticas-pedagogicas-inovadoras-inscreve-para-trabalhos/