22/12/2009Reitor planeja abrir unidades da Livraria Universitária no interior

Victor Seabra
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

 

Exatos 50 livros foram lançados na última sexta-feira, dia 18 de dezembro, pela Editora UNEB (Eduneb), em iniciativa que teve aporte de R$ 150 mil da administração central da universidade.

Gestores, professores, estudantes, funcionários e familiares dos autores se confraternizaram no Lançamento Coletivo de 2009, em solenidade que teve início às 19h, no Teatro UNEB, no Campus I da universidade, em Salvador.

O reitor Lourisvaldo Valentim, que prestigiou o evento e emocionou-se com a história de luta e dedicação de cada autor, prometeu novos investimentos para a área em 2010.

“Nossa proposta é aumentar anualmente a nossa produção científica, para oferecer à sociedade com o conhecimento produzido pela comunidade acadêmica da UNEB. Por isso, vamos intensificar os esforços para, em 2010, investir R$ 500 mil (aumento de 200%) em publicações, dobrando o número de obras lançadas, além implantar unidades da Livraria Universitária nos campi do interior”, anunciou o reitor Valentim.

A primeira unidade da Livraria Universitária da instituição foi inaugurada, pela Reitoria e Eduneb, no último mês de junho, no Campus I.

Diretora da Eduneb, Nadja Nunes agradeceu ao reitor pelo apoio dado ao lançamento e pela sensibilidade e opção política de priorizar investimentos “em área tão importante da universidade”.

“Foi nos confiada a missão de transformar ideias em livros e livros em bens de consumo, e hoje comemoramos a socialização das nossas publicações, criando um espaço democrático para congregar o conhecimento produzido por professores, estudantes e pesquisadores da UNEB”, contou a diretora.

A vice-reitora Amélia Maraux enfatizou que o lançamento alça a universidade a um patamar de excelência diferenciado: “A UNEB consolidando-se na sociedade baiana como um centro de produção de conhecimento científico”.

Pluralidade de temas

Entre os 50 títulos publicados pela UNEB, 16 versam sobre trabalhos de cunho artístico ou temas relacionados à cultura da Bahia.

Segundo Adriana Marmori, pró-reitora de Extensão (Proex), esses trabalhos, somados às produções acadêmicas com metodologias científicas rigorosas, denotam a diversidade de ideias existente dentro da universidade.

“Precisamos continuar divulgando o saber unebiano, que é plural e rico em cultura e história da Bahia”, observou Adriana.

As obras lançadas estarão disponíveis para comercialização na livraria universitária do Campus I da UNEB, em Salvador. Também serão disponibilizados 100 exemplares de cada título para o sistema de bibliotecas da universidade.

A cerimônia de lançamento contou ainda com a apresentação musical de Cristina D’Ávila, professora do DEDC do Campus I, e com exposição de obras de arte, no Foyer do teatro, dos autores Marco Aurélio Luz, Januária Patrocínio e Ronaldo Martins, as quais estão reunidas em três catálogos publicados pela Eduneb.

http://www.uneb.br/2009/12/22/reitor-planeja-abrir-unidades-da-livraria-universitaria-no-interior/