POR Ascom/Toni Vasconcelos, 15 dez 2016, 19H48

Nova coordenação do FEE-BA promove lançamento da Conae 2018: dia 19/12

Felipe Reis
Toni Vasconcelos
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

fee-ba_conae2018_di2

Marcius e Gilvânia (à esq.) receberam o apoio de Pitombo (SEC) e Anatércia (CEE) na coordenação do FEE-BA

A nova coordenação do Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEE-BA) vai realizar, na próxima segunda-feira (19), o lançamento da terceira edição da Conferencia Nacional de Educação (Conae 2018). O evento está agendado para as 14h, no auditório da Secretaria Estadual de Educação (SEC), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

A programação do lançamento será aberta com palestra do coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE), Heleno Araújo.

A Conae 2018 será precedida pelas conferências estaduais e municipais de educação em todo o país, que devem ser realizadas durante o ano que vem. Por deliberação do FNE, o tema central da Conae será “A consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

Segundo a nova coordenação do FEE-BA, o contexto atual é muito complexo e desafiador, sendo de fundamental importância a discussão com a sociedade quanto à definição de políticas educacionais que viabilizem a garantia do direito à educação gratuita, laica e de qualidade social para todos.

As conferências nos âmbitos municipais, estaduais e nacional terão papel relevante no monitoramento e avaliação do cumprimento do PNE, assim como dos planos estaduais e municipais de educação, considerando as respectivas metas e estratégias, e na proposição de políticas e ações que garantam o direito à educação. As edições anteriores da Conae ocorreram em 2010 e 2014.

UNEB eleita para coordenação do FEE-BA

O professor Marcius Gomes, assessor especial da Reitoria da UNEB, foi eleito coordenador do Fórum Estadual de Educação da Bahia para o biênio 2016-2018.

A eleição, realizada no final de outubro, teve a participação das representações de órgãos públicos, autarquias, entidades e movimentos sociais, totalizando 34 votantes. Com 33 votos a favor e apenas um nulo, foi escolhida a chapa composta por Marcius, como coordenador, e Gilvânia Nascimento, como vice-coordenadora.

A nova coordenação do fórum tomou posse no último dia 2, em ato prestigiado pelo subsecretário estadual de Educação (SEC), Nildon Pitombo, coordenador anterior do fórum, e pela presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Anatércia Contreiras.

Na avaliação de Marcius Gomes, “estar à frente do FEE-BA representa, para a UNEB, um espaço muito importante para o fortalecimento do debate sobre os direitos sociais e a garantia da implantação das políticas públicas relacionadas à educação no estado da Bahia”.

Em sua posse, o novo coordenador, lembrando o atual contexto de crise vivido no país, destacou que “os princípios que orientam a nossa universidade estão apoiados na defesa institucional dos valores democráticos e na livre expressão de manifestação dos movimentos sociais”.

“A UNEB, historicamente, tem em sua gênese o compromisso com a população menos favorecida, com as causas inclusivas e o direito social dos negros, indígenas, quilombolas, povos do campo, cotistas, comunidade LGBT e das mulheres”, completou.

Entre as ações do plano de trabalho da nova coordenação, destacam-se o fortalecimento do FEE-BA por meio da construção coletiva e do diálogo permanente entre seus membros; a organização das conferências municipais e estadual de educação em 2017 e participação da Bahia na Conae 2018; e a articulação com os municípios para acompanhamento dos planos municipais, estadual e nacional de educação.

Compete ao Fórum Estadual de Educação participar do processo de concepção, implementação e avaliação da política estadual de educação, entre outras finalidades.

Foto e imagem: Divulgação


  • No Related Post


Envie uma mensagem:



Em Destaque