POR Ascom / Danilo Oliveira, 02 jun 2017, 17H51

PIBID: Bolsistas apresentam experiências em seminário de avaliação

George Andrade
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

“O Pibid é um programa essencial para o processo formativo do estudante de licenciatura. Através dele temos a oportunidade de vivenciar o ambiente escolar e conhecer a dinâmica da rede pública de ensino. Nos ajuda a crescer como futuros professores para que possamos contribuir com a nossa comunidade, nosso país.”

Adelvan: O Pibid é um programa essencial para o processo formativo do estudante de licenciatura

Essas foram as palavras do estudante do curso de Geografia do Campus IV da UNEB, em Jacobina, Adelvan Ferreira, que dividiu a sua experiência como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência durante o III Seminário de Avaliação Institucional do PIBID UNEB, realizado entre os dias 24 e 26 de maio, no Hotel Vilamar, em Salvador.

O evento teve como objetivo oportunizar trocas de experiências e reflexões sobre a iniciação à docência na contemporaneidade e análises acerca da profissionalização e políticas públicas educacionais no contexto brasileiro.

Participaram do seminário, bolsistas (estudantes de licenciatura e professores/supervisores da educação básica) e coordenadores de área do programa.

De acordo com coordenadora institucional do programa, Eliene Silva, a iniciativa é muito importante para efetivar o diálogo entre a universidade e as escolas do ensino básico. “O Pibid é desenvolvido na UNEB há sete anos e atualmente temos 48 subprojetos espalhados em diversas cidades baianas’’, destacou  a coordenadora.

A ação reservou em sua programação palestras, mesas-redondas, rodas de conversas e atividades culturais.

A pró-reitora Káthia Marise presidiu a mesa de abertura do evento, representando o reitor José Bites

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), Káthia Marise Sales, que representou o reitor da UNEB José Bites de Carvalho, destacou a importância do seminário.

“Esse é um momento de troca muito rico para todos. É um espaço de interação, de partilha das experiências e conhecimentos adquiridos no programa”, frisou Káthia Marise.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) oferece bolsas para que alunos de licenciatura exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de educação básica, contribuindo para a melhoria de qualidade da educação brasileira.

PROGRID

Durante o evento, a pró-reitora Káthia Marise apresentou a proposta do Programa Institucional de Iniciação à Docência da UNEB (Progrid), que está sendo desenvolvido pela universidade.

A iniciativa tem como objetivo promover o processo de iniciação à docência a graduandos dos cursos de licenciatura da universidade por meio da inserção orientada no cotidiano da escola básica.

‘’A proposta prevê um programa gerido pela Prograd articulando a universidade e as escolas de educação básica baseado nos moldes do Pibid, aprimorando o processo de formação de docentes e fortalecendo os vínculos da graduação com a educação básica’’, explicou a pró-reitora.

O novo programa, que aguarda apreciação do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UNEB, visa ainda vitalizar as dimensões acadêmicas, pedagógicas e científicas da licenciatura, além de ampliar a interlocução entre colegiados.


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