POR sjunior, 27 nov 2009, 13H11

O Departamento

Maior instituição pública de ensino superior da Bahia, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), está presente geograficamente em todas as regiões do Estado, estruturada no sistema multicampi. A capilaridade de sua estrutura e abrangência de suas atividades está diretamente relacionada à missão social que desempenha. A UNEB – Campus VIII – Paulo Afonso é pioneira no acesso ao ensino superior no Município de Paulo Afonso. Com foco no desenvolvimento da região, o principal objetivo do Departamento é formar profissionais cada vez mais qualificados e com capacidade técnica, proporcionando o intercâmbio entre o ensino, a pesquisa e extensão.

Na área de graduação o Campus de Paulo Afonso oferece atualmente os cursos de Ciências Biológicas, Direito, Pedagogia, Arqueologia, Matemática e Engenharia de Pesca e o LICEEI (Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena) e os cursos de Educação a Distância (geografia, letras matemática, química e história). Além dos cursos de Graduação, possui dois Cursos de Pós-Graduação Strictu sensu (Mestrado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental e o Mestrado em Biodiversidade Vegetal), promovendo a interiorização da Pós-Graduação gratuita e de qualidade.

Apresenta também o Plano Nacional de Formação de Professores em Educação Básica (PARFOR) em parceria com MEC/CAPES, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid), que atende a alunos de graduação e às redes públicas de educação da região, o Programa Todos pela Alfabetização (TOPA) e o Programa Universidade para Todos (UPT).

Desenvolve diversos projetos de pesquisa e extensão, com perspectivas a produção e socialização do saber, as discussões das demandas sociais, o desenvolvimento tecnológico e científico, a formação de recursos humanos e prestação de serviços à comunidade, contribuindo assim para o desenvolvimento socioeducacional e econômico do município e região.