POR Ascom/Kleber Palafoz, 17 abr 2012, 09H30

Dúvidas freqüentes

1. É possível um professor dar aula em duas turmas da plataforma freire ao mesmo tempo? Quanto ele recebe por isso?

Nos curso da  Plataforma Freire é possível um mesmo professor dar aula em duas turmas  diferentes concomitantemente . Neste caso, ele receberá o pagamento conforme constante no seguinte quadro de relação entre o número de componentes / período de realização e número de bolsas

2. O estudante do parfor tem direito a auxílio permanência?

O Auxílio para os estudantes só está definido para os professores-alunos efetivos da rede estadual, os quais receberão uma bolsa fornecida pela Secretaria de Educação, conforme Lei 11.473/09.
Para os professores-alunos da rede municipal caberá ao Município definir a melhor forma de apoiar e financiar as despesas do seu professor durante a realização das aulas.
O MEC está estudando a possibilidade de aprovar a concessão de um auxílio permanência para os professores-alunos matriculados no PARFOR e que residem fora do pólo de realização das aulas.

3. É possível realizar aproveitamento de estudos nos cursos da plataforma freire?

Não. Os cursos de Formação de Professores da Plataforma Freire são de Primeira Licenciatura, portanto se destinam inicialmente, aos professores em serviço que ainda não possuem nenhum curso de nível superior. Caso tenha ocorrido a matrícula de professores já graduados, estes terão que cursar todos os componentes previstos no Projeto do Curso.

4. Como deve ocorrer a oferta dos componentes curriculares dos cursos da plataforma freire?

No curso SEMESTRAL a oferta dos componentes curriculares é feita no semestre letivo de 6 meses. As aulas ocorrem durante a semana conforme planejamento do Departamento. Cada componente curricular deve ser ofertado com no máximo 4 horas por dia, cumprindo-se os dias letivos previstos no Projeto do Curso.

O horário do professor pode ser organizado quinzenalmente, observando as 4 horas  aulas por dia.

No curo MODULAR-ANUAL a oferta dos componentes é feita por módulo com duração de  8 dias, com 10 horas/aula por dia, perfazendo um  total de 80 horas/aula a cada mês. Cada componente curricular só pode ser ofertado com no máximo 5 horas por dia. A realização do módulo deve ocorrer conforme planejamento do Departamento.

O Coordenador Local deve planejar e acompanhar o desenvolvimento das ATIVIDADES COMPLEMENTARES após o término de cada MÓDULO/SEMESTRE, assim como o preenchimento do Relatório de Atividades.

5. Durante a realização dos módulos é necessária a presença do coordenador local do curso?

Sim. Durante a realização de cada módulo é  imprescindível a presença do Coordenador Local de Curso para acompanhamento das atividades acadêmicas desenvolvidas no mesmo.