POR Ascom/Gilson Dultra, 26 nov 2013, 14H47

Docentes

DOCENTES MPEJA

1. TÂNIA REGINA DANTAS (COORDENADORA)

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5865545035517443

Última atualização do currículo em 19/11/2013

Professora Titular B da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (1972) , Mestrado em Ciências da Educação pela Université de Paris VIII – França (1981), Mestrado em Didática e Organização Escolar pela UAB- Espanha (2004) e Doutorado em Educação pela Universidad Autonóma de Barcelona (UAB) – Espanha, em 2009, Especialista em Educação de Jovens e Adultos. Especialista em Planejamento de Recursos Humanos pela Universidade de Paris I- IEDES. Atualmente é Editora Geral da Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade desde 2010. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nas seguintes sub-áreas: formação de professores, educação e alfabetização de adultos, educação do jovem trabalhador, desenvolvimento sustentável, formação continuada de professores, planejamento de recursos humanos e avaliação educacional. Integrante do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE) na ANPED. Membro do Fórum EJA Bahia desde 2000. Representante nato do Conselho Superior de Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UNEB. Membro do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPRED) na ANPED. Pesquisadora sobre Memória da Educação, Autobiografia como estratégia de pesquisa, formação de professores, Formadora em Programas sobre Alfabetização e Educação de Adultos. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação e Educação e Contemporaneidade- PPGeduc. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos-Mestrado Profissional em EJA do Departamento de Educação- Campus I da UNEB.

2. ANA PAULA SILVA DA CONCEIÇÃO

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1046523714656312

Última atualização do currículo em 09/09/2013

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (1999), graduação em Licenciatura Plena em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (1997), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004) e Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faced, na Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos Mestrado Profissional- MPEJA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, currículo, ludicidade, pesquisa e prática pedagógica, EJA, formação docente e ensino superior.

3. ANTONIO AMORIM

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9993429400708011

Última atualização do currículo em 03/02/2013

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nove de Julho (1990), graduação em Formação Especial em Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1978), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Barcelona (2003). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado da Bahia. Foi Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Diretor do Departamento de Educação e Membro titular do Conselho Estadual de Educação da Bahia. Tem experiência na área de gestão escolar e educacional, políticas públicas em educação, avaliação e legislação educacional.

4. CARLA LIANE NASCIMENTO DOS SANTOS

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8993601955059012

Última atualização do currículo em 12/08/2013

Doutora em Ciências Sociais (UFBA), com Mestrado e Bacharelado em Ciências Sociais (UFBA). É Especialista em Direito Constitucional dos Afro-descendentes (UNEB). Professora Adjunto do Departamento de Educação (DEDC- I) da Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Professora Permanente do Programa de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (Gestec)- UNEB, atuando na área de concentração de Gestão da Educação e Redes Sociais, Professora Permanente do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos- MPEJA (UNEB), atuando na Linha Educação e Trabalho. Pesquisadora associada ao Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional -CPEDR da UNEB. Atua como pesquisadora no Grupo de Pesquisa Gestão, Organização e Políticas Públicas em Educação – GP-GEPE, Lidera os grupos de pesquisa : Educação, Etnicidade e Desenvolvimento Regional e Educação, Sociedade, Politica e Desenvolvimento, certificados pelo CNPQ. Diretora do Departamento de Educação – Campus I – UNEB. Compõe a Coordenação Executiva do Fórum de Diretores da UNEB. Atuou como Assessora de Programas e Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Planejamento – PROPLAN, substituindo o Pró-Reitor nas ausências e impedimentos, Foi Gerente de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão, substituindo a Pró-Reitora nas ausências e impedimentos. Tem experiência nas áreas Sociologia, Antropologia, História e Cultura Afro-Brasileira e Relações Raciais, Metodologia da Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Trabalho, Violência, Vulnerabilidades e Desigualdades, Representações e Reconhecimento Social, Redes sociais, informalidade, Cultura Politica, Etnicidades e Desenvolvimento Regional.

5. EMILÍA MARIA TRINDADE PRESTES

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8104627122146105

Última atualização do currículo em 19/08/2013

Possui graduação em Licenciatura Em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1971), graduação em Bacharelado Em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1972), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1984) e doutorado em Estudios Latinoamericanos – Universidad Nacional Autonoma de Mexico (1992). Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educaçao de jovens e adultos, avaliação de políticas públicas para o trabalho, avaliação de políticas públicas, educação e trabalho e educação de adultos.

6. ERICA VALERIA ALVES

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7143903404972931

Última atualização do currículo em 04/09/201

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Psicologia da Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, solução de problemas, psicologia da educação matemática, formação de professores, ensino de matemática, habilidades matemáticas e avaliação de habilidades.

7. MARIA GONÇALVES CONCEIÇÃO SANTOS

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6023939609372412

Última atualização do currículo em 10/10/2013

Maria Gonçalves é Licenciada e Bacharel em Geografia, pela Universidade Federal da Bahia (1987/1988), é especialista em Urbanização Brasileira, Universidade do Estado do Ceará, concluiu o “Máster of Sciense” em Ciências da Educação, na Universidade Internacional de Lisboa (2003) e doutorado em Geografia, na Universidade de Coimbra, Portugal, em 2009, com diploma convalidado pela Universidade Federal da Bahia, registro nº 2.537, livro 37-C. É professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos. Tem dedicado atenção aos estudos sobre as mobilidades territoriais, juventudes, Educação, periferias e mundo do trabalho. Participa do Grupo de Pesquisa Recôncavo, inscrito no diretório do CNPq, certificado pela instituição, onde coordena a linha de pesquisa intitulada Juventudes, Educação, Mobilidades e Mundo do Trabalho. Têm alguns artigos publicados em forma de periódicos nacionais e internacionais, de livros e outros produtos tecnológicos. No mestrado desenvolveu a dissertação sobre a inserção dos desempregados nas cidades médias e no doutoramento defendeu a tese sobre a inserção de trabalhadores brasileiros no mundo do trabalho, na Região Centro de Portugal. Participou do processo de fundação da Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros em Coimbra, APEBCoimbra, e do Fórum de Estudantes e Pesquisadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. No plano institucional tem buscado interlocução com pesquisadores de vários centros: Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Coimbra (UC), Centro de Estudos Sociais (UC), Centro de Estudos sobre Migrações da Universidade Técnica de Lisboa (CEMI), Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa.

8. MARIA OLIVIA DE MATOS OLIVEIRA

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2580843977452138

Última atualização do currículo em 05/11/2013

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1982) e Mestrado em Calidad Educativa pela Universidade Autónoma de Barcelona (2001). Doutorado em Calidad y Procesos de Innovación Educativa – Universidad Autonoma de Barcelona (2003). Pós-doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (2012). Professora na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (UNEB) e do Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC). Vice- coordenadora do Mestrado Profissional em EJA ( MPEJA_ UNEB/DEDCI). Pesquisadora de processos formativos a distância e tecnologias aplicadas a Educação. Áreas e temas de interesse: Educação online; Mídia; Formação de professores; Educação de Jovens e Adultos. Grupo de pesquisa: Sociedade em Rede, Pluralidade Cultural e Conteúdos Digitais Educacionais.

9. MARIA SACRAMENTO AQUINO

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3018841174916557

Última atualização do currículo em 30/08/2013

Possui Graduação em HISTÓRIA / PREMEM /pela Universidade Federal da Bahia (1971), Graduação em Nutrição e Dietética Licenciatura Plena pela Universidade do Estado da Bahia (1983), Especialização em Educação de Adultos pela UFPb (1985), Especialização em Administração e Saúde Pública pela Faculdade São Camilo (1990). Mestrado em Ciências Agrárias (Área de Concentração em Desenvolvimento Rural) pela Universidade Federal da Bahia (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Professora da Universidade do Estado da Bahia -UNEB desde 1987 através de Concurso para atuação no Curso de Pedagogia com habilitação em Educação de Adultos, atuou como professora de Práticas Pedagógicas nas Licenciaturas de História, Geografia e Letras Vernáculas no campus V. Atualmente é Titular no Campus I, com atividades na Graduação (Curso de Pedagogia)e na Pós-Graduação no Mestrado Profissional para Educação de Jovens e Adultos (MPEJA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: Planejamento, Currículo, Avaliação Educacional, Estágio Supervisionado; Práticas Pedagógicas, Educação de Adultos; Questões Ambientais, Currículo e Transversalidade de Conteúdos Ambientais, Metodologia da pesquisa, Investimento em Educação (capital humano) com Estratégia de Desenvolvimento Urbano e Rural; Pesquisa com a Temática: escolaridade e renda; Memória da educação como estratégia de pesquisa para a formação de professor. Trabalhou como docente nos diferentes segmentos da Educação Básica. Atuação em Projetos e Programas de Capacitação de professores do Estado (CDRH, IAT) promovidos pela Secretaria de Educação no interior e na capital. Associada da ANPED – GT de Educação Ambiental.

10. PATRICIA LESSA SANTOS COSTA

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4801862422650145

Última atualização do currículo em 07/11/2013

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2010). Área: Sociologia Política. Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2003). Graduação e Licenciatura em Ciências Sociais, com área de concentração em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (2000). É professora da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação onde atua como docente e pesquisadora do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação e do Mestrado Profissional em EJA. É pesquisadora do Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional. Tem experiência na área de Sociologia Política e Metodologia da Pesquisa. Temas de interesse: Estado, Democracia, Movimentos Sociais, Universidade, Educação, Ciência e Tecnologia.

11. ROBERTO SIDNEI ALVES MACEDO

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4548303459275924

Última atualização do currículo em 11/11/2013

Possui graduação em Psicologia Clínica e Educacional pelo Centro Ensino Unificado de Brasília (1975), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1988) e Doutorado em Ciências da Educação – Universidade de Paris VIII (1995), Pós-doutorado em Currículo e Formação pela Universidade de Fribourg-Suiça (2007). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal da Bahia, credenciado nos Programas de Mestrado e Doutorado em Educação e Doutorado Multidisciplinar e Multi-institucional em Difusão do Conhecimento. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes áreas: currículo; formação docente; formação; infância e educação; epistemologia da educação, etnopesquisa crítica e etnopesquisa-formação.

*FONTE: Curriculo Lattes dos Docentes.

Em Destaque