POR Paulo Fernandes, 18 jun 2012, 18H22

PROJETO FONTES PARA ENSINO DE GEOGRAFIA E CIÊNCIAS EM JACOBINA E REGIÃO

APRESENTAÇÃO

O Projeto “Fontes para o ensino de geociências na Região de Jacobina” tem por objetivo tornar disponíveis materiais escritos, mapas e imagens referentes ao estudo de geografia especialmente geografia física e de ciências das regiões próximas a Jacobina, incluindo a Chapada Diamantina Setentrional, a Serra de Jacobina e as regiões adjacentes, as quais fazem parte, grosso modo, do que se denomina “Pediplano Sertanejo”.

Neste espaço poderão ser encontrados textos históricos, relatos de viajantes, textos técnico-científicos em periódicos especializados, relatórios inéditos e anais de eventos científicos, bem como trabalhos acadêmicos (monografias de conclusão de curso, dissertações de mestrado, teses de doutorado), materiais estes que se encontram ainda dispersos, em locais de difícil acesso e com poucas condições de serem utilizados.

Considerando que uma das razões para a elaboração deste projeto foi fornecer materiais para docentes de geografia e de ciências do Ensino Básico, sempre que possível, ao comentar os textos e sua utilização, o faremos com vistas a despertar nos usuários destes dados a utilização da metodologia de análise geossistêmica da paisagem (BERTRAND, 1970). Uma discussão sobre os Geossistemas e sua utilização na análise ambiental e no ensino de geografia poderá ser encontrada neste site.

Da mesma forma, por entendermos que a abordagem geossistêmica é uma importante ferramenta para o estudo das paisagens, os materiais serão assim agrupados em várias compartimentações, que constituem, de maneira genérica, unidades de paisagem:

SERRAS RESIDUAIS DAS JACOBINAS
O PEDIPLANO SERTANEJO
OS TABULEIROS INTERIORANOS
A CHAPADA DIAMANTINA SETENTRIONAL
A DEPRESSÃO MARGINAL À CHAPADA DIAMANTINA

Dado o grande volume de materiais referentes ao Município de Jacobina, e pelo fato das paisagens deste município terem sido estudadas pelo valioso trabalho de Pinheiro (2004), uma das seções deste website será o Município de Jacobina.

Os materiais que trazem dados sobre mais de uma unidade de paisagem, tais como os estudos de bacias hidrográficas, foram agrupados segundo as bacias hidrográficas das quais fazem parte:

BACIA DO ITAPICURU
BACIA DO JACUÍPE-PARAGUAÇU
BACIA DO SALITRE
BACIA DO RIO VERDE

Finalmente, uma seção com trabalhos sobre a história da ocupação da região estará disponível.

________________________________________________________________________

Paulo César Dávila Fernandes
Professor Assistente – Campus IV – UNEB
pfernandes@uneb.br, paulodavilafernandes@gmail.com
Yiolanda Fagundes Melo
Discente de Geografia, Bolsista de Iniciação Científica
yfmell@gmail.com