POR sjunior, 28 nov 2009, 12H50

O Departamento

Departamento de Educação Campus XIII

O Departamento de Educação Campus XIII, está localizado no Município de Itaberaba- BA, região pertencente a Chapada Diamantina. Inaugurado em 23 de dezembro de 1989, com a oferta do Curso de Licenciatura em Pedagogia, o Campus XIII, vem promovendo ao longo desses anos a disseminação de um Ensino Superior de qualidade, pautado no perfil estabelecido pela Universidade do Estado da Bahia.

Atualmente o Departamento de Educação Campus XIII, dispõe dos seguintes cursos de Graduação: Licenciatura em História, Letras Vernáculas, Pedagogia e Ciências Contábeis, além de cursos como Educação Física, Letras, História, Sociologia, Geografia, Biologia e Matemática do Programa de Formação de Professores – PARFOR.

As atividades do DEDC XIII são desenvolvidas em dois prédios localizados à Avenida Luís Viana Filho, s/nº, Bairro Batalhão, com uma área construída de 1.737, 40 m² e uma área não-construída de 1.525 m². No Prédio 1 estão localizados os setores administrativos e pedagógicos, salas de aula, banheiros, auditório, Núcleo de História Local (NHL), biblioteca, laboratório de informática, sala de vídeo conferência e o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE).  No Prédio 2 encontram-se 10 salas de aula, banheiros, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Diversidade (NEPED), Núcleo Integrado de Psicologia e Psicopedagogia (NIPp), Núcleo de Leitura (NUCLEI) e o Núcleo de Alfabetização e Letramento (NUAL).

O Departamento tem estado atento às questões de acessibilidade para portadores de necessidades especiais. Assim, os banheiros dos dois prédios foram construídos de forma a permitir esta acessibilidade. O Prédio 2 possui rampas e está sendo providenciado junto à Administração Central da UNEB, um elevador cuja instalação no Prédio 1.

No aspecto da segurança dos prédios, o DEDC dispõe de dois vigilantes por turno, 06 câmeras de segurança e extintores distribuídos por todo o Campus.

Os espaços ocupados pelo Departamento são amplos, bem conservados e iluminados. Atualmente foi aprovado e liberado a construção de um novo pavilhão com 22 salas, além da residência universitária que será construída na área própria UNEB e funcionará no próprio Departamento. Recentemente foram concluídas duas novas salas de aula, uma cantina, uma sala para a reprografia, além de um quiosque que serve de espaço de convivência

A Estrutura Humana do Departamento é composta de 58 Docentes, 649 discentes e 14 técnicos do departamento.

Em Destaque