POR Henrique Bastos, 16 jul 2014, 10H15

NHL – Núcleo de História Local

Fundado em Dezembro de 2006, como projeto de dedicação Exclusiva da professora do Gilmara Ferreira de Oliveira Pinheiro do curso de Licenciatura em História, o Núcleo de História Local (NHL) do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia, Campus XIII, Itaberaba, tem como objetivo incentivar e divulgar pesquisas sobre História Local e regional entre os estudantes e pesquisadores da Universidade. Para tanto, desde sua implantação está cadastrado no NUPE e vêm desenvolvendo ações que vão desde a higienização, organização e catalogação, através do CEDOC, até a disponibilização de acervos existentes na região para a pesquisa histórica.

A partir do semestre 2008.1, o NHL passou a contar com voluntários e bolsas de monitoria de extensão, que trabalharam na digitalização e inventário do antigo jornal da cidade O Itaberaba (1926-1954), de posse do memorialista da cidade Sr. Epitácio Cerqueira e em bom estado de conservação. Com o jornal digitalizado, o NHL disponibilizou uma cópia impressa para consulta contribuindo para a realização de muitos trabalhos de TCCs de alunos do curso de Licenciatura em História do Campus XIII, alguns inclusive, aprovados em programas de pós-graduação Stricto Senso em Universidades do Estado da Bahia.

Uma das atividades de extensão, implantada pelo NHL, é o DIÁLOGOS COM A PESQUISA. Esta consiste em, a cada dois meses, levar um convidado para debater sobre sua pesquisa com os alunos da graduação e tem como objetivo, possibilitar aos estudantes, contato com pesquisas que estejam sendo desenvolvidas ou que já tenham sido concluídas por pesquisadores da área de História e afins.

O Núcleo de História Local possui duas vertentes para suas atividades: uma voltada para a Pesquisa Histórica (CEDOC) e outra para o Ensino de História (LABORATÓRIO DE ENSINO E MEMÓRIA – LABEM), entretanto, as duas vertentes buscam comunicação através das organizações de OFICINAS, SEMINÁRIOS, GRUPOS DE ESTUDOS E DE PESQUISAS.

Na vertente voltada para a pesquisa o NHL/CEDOC objetiva:

  • Incorporar fontes e dados documentais que estimulem e propiciem pesquisas sobre Itaberaba e região, além de preservar e difundir documentos textuais, orais e iconográficos gerados por Instituições Públicas e Privadas, por grupos e indivíduos do contexto geo-histórico de Itaberaba.

Também é de interesse:

  • O fomento à pesquisa da história cultural, do meio rural e urbano, das relações sociais na família, na vizinhança, no trabalho, na vida política e econômica da região.
  • A relação da Pesquisa ocorre na medida em que um dos objetivos do CEDOC é organizar Arquivos Públicos Municipais e digitalizar documentos para estimular nos estudantes do curso, a pesquisa historiográfica sobre a região de Itaberaba.

Interessa que este acervo seja reunido e organizado por professores e alunos, mas que também seja espaço de pesquisa sobre a região e suas diferentes práticas sociais. Para tanto, o Núcleo de Pesquisa NHL está cadastrado no CNPQ como grupo de pesquisa com três linhas de pesquisa:

  • História da Educação na Bahia;
  • História, Poder e região;
  • Religião e religiosidades;
  • Escravidão e experiências de liberdade;
  • História e Cultura: linguagens e memórias.

Coordenadores:

  • 12/2006 à 02/2010 – Profa. Ma. Gilmara Ferreira de Oliveira Pinheiro;
  • 02/2010 à 12/2013 – Profa. Ma. Lígia Conceição Santana;
  • 01/2014 – Profa. Ma. Gilmara Ferreira de Oliveira Pinheiro

Histórico e cronologia do NHL:

  • Fundação: Dezembro de 2006 pela profa. Gilmara Ferreira de Oliveira Pinheiro;
  • (2007 -2009) Digitalização e catalogação do Jornal O Itaberaba;
  • 2008 – Implantação da atividade Diálogos com a Pesquisa;
  • 2010 – Organização do espaço físico do NHL/CEDOC;
  • 2014 – Reativação do LABEM sob a coordenação da profa. Tatiane de Jesus Chates;

Pesquisadores do NHL:

Profa. Gilmara Ferreira de Oliveira Pinheiro

Link lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C763817

Profa. Ma. Lígia Conceição Santana

Link lattes: http://plsql1.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=6437119671652370

Em Destaque