POR Baden Amorim, 09 dez 2011, 14H45

A3P (NOVO)

AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – A3PA3P ADESIVO

Em 2011 o Departamento de Educação (DEDC) Campus XII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) aderiu, através de seus Técnicos sob a coordenação de Gilmar Santos, a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), onde por meio desta vêem executando diversas ações de mudança de hábitos e desenvolvimento da consciencia ecológica. Conheça um pouco da A3P no texto abaixo e ajude o DEDC XII a preservar o o meio ambiente e o bem público.

Histórico

A A3P surgiu em 1999 como um projeto do Ministério do Meio Ambiente que buscava a revisão dos padrões de produção e consumo e a adoção de novos referenciais de sustentabilidade ambiental nas instituições da administração pública.

A3P - 01

Doação de material reciclável para a Cooperativa de trabalho dos Agentes Ecollógicos de Guanambi (COTAEG)

Dois anos após o lançamento do projeto, foi criado o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública, cujo objetivo era sensibilizar os gestores públicos para a importância das questões ambientais, estimulando-os a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental em suas atividades rotineiras.

Em 2002, a A3P foi reconhecida pela UNESCO devido á relevância do trabalho desempenhado e dos resultados positivos obtidos ao longo do seu desenvolvimento, ganhando o prêmio ”O melhor dos exemplos” na categoria Meio Ambiente.

A partir de 2007, com a reestruturação do Ministério do Meio Ambiente, a A3P passou a integrar o Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental (DCRS), da Secretaria de Articulação institucional e Cidadania Ambiental (SAIC). Nesse Novo Arranjo Institucional, a A3p foi fortalecida enquanto Agenda de responsabilidade Socioambiental do Governo e passou a ser uma das principais ações para a proposição e estabelecimento de um novo compromisso governamental ante as atividade da gestão pública, englobando critérios ambientais, sociais e econômicos a tais atividades.

A3P - 04

Coleta de material para reciclagem.

Diante de sua importância a implantação A3P no Departamento de Educação (DEDC XII) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), tem como o principal desafio a promoção da Responsabilidade Socioambiental como política governamental, auxiliando na integração da agenda de crescimento econômico concomitantemente ao desenvolvimento sustentável, por meio da inserção de princípios e práticas de sustentabilidade socioambiental no âmbito da Administração pública.

OBJETIVOS DA A3P

A A3P tem como principal objetivo estimular a reflexão e a mudança de atitude dos servidores para que os mesmos incorporem os critérios de gestão socioambiental em suas atividades rotineiras. A A3P também busca:

  • Sensibilizar os gestores públicos para as questões socioambientais;
  • Promover o uso racional dos recursos naturais e a redução de gastos institucionais;
  • Contribuir para revisão dos padrões de produção e consumo e para a adoção de novos referenciais de sustentabilidade no âmbito da administração pública;
  • Reduzir o impacto socioambiental negativo direto e indireto causado pela execução das atividades de caráter administrativo e operacional;
  • Contribuir para a melhoria da qualidade de vida.

O Princípio dos 5 R’s

A política dos 5R´s tem sido abordada em projetos de Educação Ambiental (EA) que trabalham a questão dos resíduos sólidos como tema gerador. Em relação à política dos 3R´s, amplamente difundida e anterior a essa última, a política dos 5R’s apresenta a vantagem de permitir aos administradores uma reflexão crítica do consumismo, ao invés de focar na reciclagem.

A3P - 05

Reutilização da sucata tecnológica (Doação de equipamentos para projetos sociais)

Segundo o Manual de Educação para o Consumo Sustentável, “a reciclagem é uma das alternativas de tratamento de resíduos sólidos mais vantajosas, tanto do ponto de vista ambiental como do social. Ela reduz o consumo de recursos naturais, poupa energia e água e ainda diminui o volume de lixo e a poluição. Além disso, quando há um sistema de coleta seletiva bem estruturado, a reciclagem pode ser uma atividade econômica rentável.

Pode gerar emprego e renda para as famílias de catadores de materiais recicláveis, que devemser os parceiros prioritários na coleta seletiva”.

Click aqui para realizar o download da cartilha A3P do Ministério do Meio Ambiente

Repensar

Repensar a necessidade de consumo e os padrões de produção e descarte adotados.

A3P - 07

Aquisição de Carrinhos de Limpeza (Melhora da qualidade de trabalho para funcionários associado ao melhor aproveitamento dos materiais de Limpeza)

Recusar

Recusar possibilidades de consumo desnecessário e produtos que gerem impactos ambientais significativos.

Reduzir

Reduzir significa evitar os desperdícios, consumir menos produtos, preferindo aqueles que ofereçam menor potencial de geração de resíduos e tenham maior durabilidade.

Reutilizar

Reutilizar é uma forma e evitar que vá para o lixo aquilo que não é lixo reaproveitando tudo o que estiver em bom estado. É ser criativo, inovador usando um produto de diferentes maneiras.

A3P - 10

Distribuição de Canecas para a comunidade acadêmica (redução do disperdício de copos descartáveis)

Reciclar

Reciclar significa transformar materiais usados em matérias primas para outros produtos por meio de processos industriais ou artesanais.

É importante destacar a diferença entre Reutilizar e Reciclar.

Reutilizar significa usar novamente um material antes de descartá-lo.

Reciclar é transformar os produtos em matéria prima para se iniciar um novo ciclo de  produção consumo-descarte. Qualquer cidadão pode auxiliar no processo de reciclagem.

A3P - 09

Troca dos condicionadores de ar (redução do consumo de energia elétrica)

A3P - 08

Disponibilização de "Ecopontos" para coleta seletiva de resíduos