POR Vandearley Borges, 09 fev 2017, 17H41

CAMPUS XII DA UNEB EM GUANAMBI OFERECERÁ CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

O Campus XII da UNEB em Guanambi irá ofertar um curso de Pós-graduação lato sensuEspecialização em Educação do Campo. O projeto foi aprovado e publicado no Diário Oficial do dia 24 de janeiro por meio da RESOLUÇÃO Nº 1.253/2017, que destaca em seu Art. 1º. Autorizar a criação do Curso de Pós-Graduação lato sensu – Especialização em Educação do Campo, a ser ofertado pelo Departamento de Educação/Campus XII – Guanambi/BA, no âmbito da Universidade do Estado da Bahia. Parágrafo Único. O Curso de que trata o caput deste artigo, apresenta carga horária total de 480 (quatrocentas e oitenta) horas e 50 (cinquenta) vagas.

Para o diretor do DEDC XII, o professor José Aparecido Alves Pereira, “a vinda de mais um curso de Especialização, vem reforçar a política de formação continuada de nossos egressos e comunidade, e dessa vez, o curso é direcionado aos profissionais que atuam no campo em diversos municípios da região. Em 2015, concluímos o Curso de Psicopedagogia Institucional e Clínica vinculado ao Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE), coordenado pela Profª. Dra. Sônia Maria Alves de Oliveira Reis do curso de Pedagogia. Em 2016, concluímos o Curso de Especialização em Atividade Física e Saúde, organizado pela Linha de Estudo, Pesquisa e Extensão em Atividade Física (LEPEAF) coordenada pelo Prof. Claudio Bispo de Almeida do curso de Educação Física. Agora, a linha de Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais, coordenada pelo Prof. Dr. Domingos Rodrigues da Trindade, vinculada ao Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE), ofertará o curso de Especialização em Educação do Campo”.

José Alves ainda destacou que os cursos de Pedagogia e Educação Física já têm uma tradição na oferta de Cursos de Especialização no Campus XII. Já estamos pensando em outras pós-graduações para os cursos de Administração e Enfermagem. O curso de Enfermagem já tem grupos e linhas de pesquisa com muita produção, e acreditamos que com o término da qualificação dos professores que estão atualmente nos cursos de mestrado e doutorado, possamos ofertar mais uma especialização na área de saúde.  Quanto ao curso de Administração, o prof. João Hélio Reale da Cruz, atual coordenador do curso, vem articulando a submissão de um projeto ainda esse ano.

Segundo o professor Domingos Rodrigues da Trindade, coordenador do curso de especialização em Educação do Campo, “o debate da Educação do Campo nos municípios dos Territórios de Identidade Sertão Produtivo e Velho Chico ainda é bastante incipiente. O curso irá contribuir com a formação dos educadores e educadoras das escolas do campo e de outros profissionais que desenvolvem ações nas comunidades rurais.”

O edital para inscrição poderá ser acessado através do link.

www.uneb.br/guanambi/dedc

Para maiores informações: (77) 3451-1535 – Ramal 222.




Envie uma mensagem: