POR Vandearley Borges, 11 jul 2016, 18H19

INÍCIO DAS OBRAS DA CONSTRUÇÃO DA RESIDÊNCIA ESTUDANTIL DA UNEB EM GUANAMBI

O Magnífico Reitor da UNEB, o Professor José Bites de Carvalho esteve no Departamento de Educação Campus XII no dia 26 de maio de 2016, onde participou das atividades da VI Semana de Enfermagem realizada pelo Diretório Acadêmico de Enfermagem em conjunto com o Departamento. No mesmo período o Professor José Bites de Carvalho assinou o contrato de autorização para a construção da residência estudantil do DEDC XII.

A residência assegurará moradia aos estudantes provenientes de famílias de baixa renda vindos (as) de outras localidades, regularmente matriculados em um dos cursos de graduação do Departamento. A obra tem previsão de um ano para ser concluída e terá espaço para acomodar 40 estudantes inicialmente, além de sala de estudos, sala de tv, área de lazer e espaço para refeitório.

Desde o momento do vestibular, a mudança de cidade para o início de uma nova fase e a realização de um sonho na vida dos estudantes é algo fascinante, mas para alguns, esse momento pode acabar se tornando um pesadelo. Muitos alunos que chegam à universidade não possuem condições financeiras para se manter em repúblicas e outras moradias e contam apenas com a Moradia Estudantil. O Campus XII possui atualmente três residências estudantis alugadas no centro da cidade, que acomodam 33 estudantes de outras localidades.

O Magnífico Reitor destacou que Guanambi é um dos primeiros campi a receber a residência universitária e que está muito contente por isso. A construção da residência em Guanambi reforça o compromisso da gestão com os estudantes do DEDC XII.

O Diretor do Departamento, professor José Alves destacou que a construção da residência no campus é a consolidação de uma luta da administração do Departamento em conjunto com os estudantes, em prol de melhorias de condições para os discentes advindos de outras regiões estudarem em nossa instituição. José Alves ressaltou a importância da luta dos estudantes na busca por melhorias de condições de estadia, principalmente a luta pela construção dessa residência. Ratificou que a gestão encontra-se a disposição para dialogar com todos os segmentos da instituição afim de melhorar as condições de trabalho e acesso.

A professora Fausta Porto Couto, coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão do DEDC XII, ressaltou a importância da residência estudantil para o Departamento, visto que temos muitos estudantes com pouca condição financeira, ela destacou ainda que é dever da instituição garantir a estes estudantes condições de permanência no Ensino Superior, e que os campi do interior estão empenhados em lutar por melhorias de condições de trabalho e acesso.

Gilmar Alves do Santos, analista universitário e fiscal da obra no Departamento salientou que é uma vitória para toda comunidade local, visto que este é um Campus ainda novo e já conseguiu sua residência estudantil. Gilmar lembrou do período em que foi estudante no DEDC XII e as dificuldades dos discentes de outras cidades para vir a Guanambi estudar na UNEB. Na época não existia residência universitária e os estudantes tinham que se virar como podiam. “As dificuldades eram muitas” salientou Gilmar e hoje com a assinatura deste contrato, toda comunidade sai ganhando, pois assim garantiremos que nossos estudantes tenham um espaço digno para viver enquanto estudarem no Departamento.

A estudante Joseland de Fátima, agradeceu ao Magnífico Reitor pelo empenho e disse que para os estudantes residentes é uma obra muito importante, pois morar próximo a universidade para o estudante residente é sinônimo de economia financeira, visto que os residentes são estudantes de baixa renda e a residência é uma forma deles permanecerem no Ensino Superior longe de suas moradias.

DSC09814 DSC09861 DSC09859 DSC09857 DSC09851 DSC09850 DSC09829 DSC09826 DSC09821 DSC09815




Envie uma mensagem: