POR Julio Cesar, 16 jul 2013, 12H00

Turma de Educação Física apresentará “Ritmos da Capoeira”

Assessoria de Comunicação/DEDC XII

A turma do terceiro Semestre do Curso de Educação Física do Departamento de Educação Campus XII, promoverá a apresentação cultural: “Ritmos da Capoeira” no dia 19 a partir das 08:00h no pátio do departamento. Tendo como objetivo a integração entre os alunos da referida turma.

A apresentação abarcará as manifestações culturais relacionados à capoeira: Maculelê; puxada de rede; samba de roda e ao final uma grande roda de capoeira. Todos os ritmos foram abordados durante o semestre letivo 2013.1 no componente curricular Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Capoeira ministrada pelo professor Marlon Messias Santana Cruz.

O Maculelê é uma manifestação de forte expressão dramática, destinava-se a participantes do sexo masculino que dançavam em grupo, batendo as bastões/facões ao ritmo dos atabaques e ao som de cânticos em linguagem popular, ou em dialetos africanos. A Puxada de rede é uma atividade comum no litoral do Brasil sendo praticada por pescadores sendo responsável pelo sustento das famílias e praticado por um grupo de homens que preparam as redes usando calças curtas e chapéu de palha, comandados pelo Mestre do mar. Já a Roda de Samba, assim como a capoeira, é de raízes africanas tornou-se parte do nosso folclore. Hoje em dia o samba de roda é muito praticado no final de rodas onde os capoeiristas relaxam dançando.

As apresentações serão para toda a comunidade acadêmica e guanambiense e a roda de capoeira é aberta a todos que se sentirem a vontade para participarem.




Envie uma mensagem: