POR Julio Cesar, 15 jul 2013, 11H09

PARFOR encerra disciplina Arte-educação com espetáculo

Assessoria de Comunicação/DEDC XII

No último dia 07 os alunos de Educação Física da Plataforma Freire (Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – PARFOR) montaram peças de teatro e dança para encerramento do componente curricular Arte e Educação com o tema: “O Gigante Acordou”. As apresentações foram realizadas no auditório do Campus XII às 15 horas e foi aberta a comunidade em geral.

O evento teve como objetivo compartilhar experiências de educação e artes a comunidade acadêmica e não acadêmica com intuito de ampliar a visão sobre o papel social, cultural e político da arte-educação em nossa sociedade. O espetáculo e figurino foram montados pelos alunos sob a coordenação da professora Drª Margarete de Souza Conrado que comenta: “Trabalhar a arte-educação com a turma do PARFOR de Pedagogia foi uma experiência única, um aprendizado de sensibilidade coletiva” e completa: “a proposta foi de tentar fazer com que os professores viessem a repensar suas práticas docentes no âmbito da arte-educação com seus alunos, compreendendo principalmente a necessidade da arte como recurso político e formativo. Neste sentido, tentamos a partir da valorização de elementos da tradição, como a festa e a lenda do boi Bumbá, reacender o senso crítico-analítico trazendo esta arte popular numa perspectiva ressignificada e atualizada”.

O contexto histórico-político atual do país foi o motivo para o desenvolvimento da proposta artística do grupo. O boi ressuscitado representou o povo brasileiro – o gigante que acordou – reivindicando nas diversas categorias e seus direitos, esclarece a Prof.ª Conrado.




Envie uma mensagem: