POR Julio Cesar, 31 mai 2012, 11H15

Beleza e sensibilidade em exposição de Artes Visuais: Sentidos: Tocar para Ver

Julio Cesar Lemos*

Assessoria de Comunicação/DEDC XII


BANNER - EXPO

Fotos: Julio Cesar Lemos

A abertura da exposição Sentidos: Tocar para Ver, realizada no dia 25 de abril, no espaço “Beco das Artes” no pátio do Campus XII da UNEB em Guanambi foi marcada pela beleza e criatividade das obras desenvolvidas pelos estudantes do Curso de Artes Visuais da Plataforma Freire e alunos dos cursos de Pedagogia Matutino e Vespertino turmas 2011.1, com apoio do CEPAC (Centro de Estudo e Pesquisa Artístico-Cultural).

Por meio desta exposição os alunos propagam o conhecimento adquirido em sala de aula, reafirmando a importância e a riqueza da arte na sua capacidade de pr0porcionar experiências únicas no entendimento do mundo e de nós mesmos.

Marieta diante de uma das obras

Marieta diante de uma das obras

A mostra em sua linguagem faz a comunicação entre pessoas e épocas distintas da história, direcionando o olhar e o pensamento para uma questão: A inclusão dos deficientes visuais nas artes visuais, com releituras que vão das pinturas rupestres, passando pela arte paleolítica, seguindo pela bizantina, gótica, romântica, instalações modernas, contemporâneas até o grafite.

Nesta mostra, a inovação começou pelo título: “Tocar para ver”, excluindo o aviso tão comum em museus e exposições: “Não toque nas obras”. Fazendo a felicidade de quem tem deficiência visual, como a estudante do Curso de Pedagogia Marieta de Jesus Morais, que sorriu, comentou, descreveu obras e com o “toque” de seus dedos leu as legendas de cada uma. “Muito bonito”, disse sobre uma tela.

A professora Ana Cláudia de Oliveira Freitas, Professora do componente curricular que incitou o trabalho e Coordenadora do CEPAC, informa que a exposição estará sendo levada a outros departamentos da UNEB, e aos Institutos Federais da Bahia.

*Com informações da professora Ana Cláudia de Oliveira Freitas.

01 02 03 04

05 06 07 08

09 10 11 12

13 14 15 16

17 18 21 27

22 24 25 26




Envie uma mensagem: