POR Julio Cesar, 14 mai 2012, 09H59

II Semana do Calouro no Campus XII

Julio Cesar Lemos

Assessoria de Comunicação/DEDC XII


Uma série de atividades aconteceu no Campus XII em Guanambi, durante a II Semana dos Calouros 2012, de 24 a 27 de abril com grande sucesso e trouxe sua importante contribuição para orientação do ingressante nesta Universidade. O tema deste ano foi: Universidade: Que bicho é esse? A Recepção foi organizada pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX) e unificada pelas unidades do departamento como: Colegiados; Coordenação de Informática; Secretaria Acadêmica; Núcleo da Plataforma Freire; Biblioteca; e os Diretórios Acadêmicos. Estes movimentaram-se para mostrar aos alunos ingressantes o DEDC XII, seu funcionamento e os projetos desenvolvidos pelo corpo docente e principalmente, universitário.

As atividades tiveram início na terça-feira (24), com a belíssima apresentação de jazz da Escola de Balé Itana Abreu em parceria com o Centro de Estudo e Pesquisa Artístico-Cultural (CEPAC) coordenado pela Professora Ana Cláudia de Oliveira Freitas, também como projeto do CEPAC o Coro Vozes se apresentou no Auditório.

Ainda na terça (24), mediada pela Profª Drª Berta Leni Costa Cardoso Coordenadora do NUPEX, aconteceu a Roda de Conversa: “O Papel da Universidade Pública no Brasil: um olhar para a UNEB – DEDC / CAMPUS XII – Guanambi”, debatida com extrema competência, diga-se de passagem, tal o gabarito dos docentes: Prof. Ms. Warley Kelber Gusmão de Andrade, Prof. Esp. Jorge Adilson Gondim Pereira e Profª Dr. Maria Elvira Nogueira Laranjeira Scolaro, esses dois últimos já atuaram com Diretores do Departamento.

Na manhã da quarta-feira (25), foi realizada a apresentação dos Setores do Campus XII. O Sistema de Bibliotecas da Universidade do Estado da Bahia – SISB/UNEB foi apresentado em laboratório de informática sob a coordenação de Iolândia da Silva Santos Araújo, coordenadora do setor. Os estudantes puderam acessar a rede de bibliotecas e já se cadastrarem para uso dos volumes disponíveis. Outra oficina acontecia com o coordenador de Informática, Gilmar Alves dos Santos, com orientações de como utilizar os laboratórios e disponibilização dos logins de acesso à rede. Fechando o dia, a servidora Geide Moreira de Azevedo, promoveu oficina de confecção de Currículo lattes.

Seguindo a programação do dia 26, mediados pela Professora Larissa Silva de Abreu Rodrigues (Coordenadora do NUPEX), foram apresentados os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no departamento pelos estudantes pesquisadores.

A sexta-feira (27) ficou por conta dos Diretórios Acadêmicos.

Em cada dia de atividades foram promovidos trotes solidários como doação de produtos de higiene, de alimentos, de brinquedos e de sangue.

O objetivo da Semana foi mostrar aos jovens ingressantes como funciona a universidade, o papel dos setores do Campus e sua disponibilidade no auxílio aos acadêmicos, bem como conhecer as produções nos campos da pesquisa e extensão como incentivo a estes, já que os projetos apresentados na programação são frutos das inquietações dos próprios estudantes ao longo do curso.

Na sua segunda edição, a Semana de Recepção aos Calouros fecha com balanço positivo, com a frequência dos calouros e dos veteranos também, todos participaram, e deram uma parcela de colaboração. Todo o departamento foi envolvido no programa, empenhando-se na sua realização.

225 23 22 21

20 18 17 16

14 13 12 11

09 07 06 05

03 02 01 56

01 gf 02 03

* Fotos: Julio Cesar Lemos




Envie uma mensagem: