POR Baden Amorim, 29 jul 2011, 17H10

Acordo entre UNEB e universidade de Kwara vai fortalecer relações Brasil-Nigéria

Victor Seabra
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

dh1_nigeria

Cooperação tecnicocientífica contempla áreas de educação, tecnologia e inovação. Fotos: Cindi Rios/Ascom

A UNEB deu mais um passo para consolidar a sua internacionalização.

Ontem (28) à tarde, o reitor da instituição, Lourisvaldo Valentim, recebeu a visita de autoridades e diplomatas da Nigéria, para tratar de ações de relacionamento entre a UNEB e a Universidade do Estado de Kwara (Kwasu), do país africano.

No encontro, realizado no gabinete da Reitoria, Campus I, em Salvador, Valentim e o vice-reitor da Kwasu, AbdulRasheed Na’Allah, assinaram um acordo de cooperação entre as duas instituições (foto home).

A parceria prevê o intercâmbio de experiências e de pessoal no campo da investigação, do ensino, da docência, da produção técnico, científica e cultural nas áreas de educação, tecnologia, inovação e ciência.

corpo1

Reitor Valentim e vice-reitor AbdulRasheed querem intercâmbio de experiências e de pessoal

“Para a UNEB é muito importante estabelecer novas parcerias com os irmãos africanos. Nossa universidade vem se destacando no que se refere às políticas afirmativas, primeiro com as cotas, depois com licenciatura sobre cultura e história da África e oferta de línguas africanas. Por isso precisamos de acordos como esse para fortalecer essas ações”, destacou Valentim.

O reitor aproveitou para antecipar que está articulando, com o governo do estado, a instalação de um polo de ensino da universidade no Pelourinho, bairro histórico da capital, em parceria com blocos afro soteropolitanos. “O intercâmbio de professores e estudantes com a Kwasu vai qualificar nossos novos cursos”, avaliou.

Outro ponto de interesse entre as duas universidades é a troca de conhecimentos para a instalação, na Nigéria, de um centro de estudos sobre a Diáspora Africana (fenômeno histórico relacionado à imigração de negros escravizados da África para outros continentes).

“Agradeço ao reitor Valentim por esse importante acordo firmado. Nossas instituições podem ser grandes parceiras nas áreas do ensino e da pesquisa sobre a Diáspora, o que vai permitir o fortalecimento dos laços entre Brasil e Nigéria”, pontuou AbdulRasheed.

Cooperação tecnicocientífica

Na reunião, o reitor Valentim também mostrou interesse em celebrar convênios de cooperação tecnicocientífica nas áreas de energia limpa – já que a Kwasu mantém um centro de estudos sobre o tema – e de agronomia, disponibilizando o intercâmbio de conhecimentos com o mestrado em horticultura irrigada do Campus III da UNEB, em Juazeiro.

Assessora Adriana Freire (Asseci)

Adrianna Freire: demanda imediata é o envio de professores para o ensino da língua portuguesa

A assessora especial para Cooperação Internacional (Asseci) da UNEB, Adrianna Freire, adiantou que detalhes do acordo interinstitucional serão discutidos em novos encontros a serem agendados entre as partes, mas que existe “uma demanda imediata de envio de professores leitores para o ensino da língua portuguesa na universidade nigeriana”.

A coordenação das futuras ações do acordo, que terá cinco anos de vigência, ficará sob responsabilidade do professor Wilson Mattos, diretor do Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos (Cepaia) da UNEB, e da professora Nancy Hanemann, da Kwasu.

A vice-diretora do Cepaia, Cláudia Rocha, que representou Wilson Mattos no encontro, colocou o centro à disposição da universidade nigeriana, lembrando que a UNEB tem forte interesse no intercâmbio de conhecimentos com os povos africanos.

A comitiva nigeriana – composta ainda pelo senador Mohammed Lafiaji, pelo embaixador da Nigéria no Brasil, Abubakar Abduljalil-Sulaiman, e funcionários da embaixada – também conheceu a infraestrutura do Campus I da UNEB, visitando o teatro, a biblioteca central e os departamentos da unidade.

Atualmente, a UNEB possui acordos de intercâmbio acadêmico e cultural com países como Argentina, Chile, Paraguai, Estados Unidos, França, Itália, Portugal, Espanha, Costa do Marfim, Moçambique, Angola e Quênia.

Galeria de fotos




Envie uma mensagem: