POR gasantos, 07 jun 2011, 17H53

Curso de Pedagogia do DEDC XII recebe 5 anos de reconhecimento.

Direção/NUPEX/Comunicação
Di Paula Prado

Curso de Pedagogia da UNEB/ Campus XII Guanambi recebe 5 anos de reconhecimento pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

Foi publicado hoje (07/06) no Diário Oficial do Estado, o reconhecimento do Curso de Licenciatura em Pedagogia, oferecido pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, no Departamento de Educação, Campus XII – Guanambi, pelo período de cinco (5) anos.

No mês de Abril de 2011, a UNEB Campus XII recebeu a visita da Comissão de Avaliação para Reconhecimento do Curso de Pedagogia, verificando “in loco”, o corpo docente, discente, projetos de pesquisa e extensão, projeto pedagógico e infraestrutura da instituição.

A UNEB, este ano, encaminhou ao Conselho Estadual de Educação (CEE) diversos projetos de redimensionamento de cursos de graduação para que sejam reconhecidos, uma vez que a busca da excelência acadêmica é um desafio constante para a Universidade. Além disso, a reformulação dos cursos vem para atender às diretrizes do MEC e novas demandas do mercado de trabalho.

A validação dos diplomas pelos órgãos competentes é muito importante e bastante aguardada pela comunidade acadêmica, pois passa a contar com o respeito e reconhecimento do mercado para desenvolver suas atividades profissionais. Além disso, pode prestar concursos, trabalhar e se apropriar de todos os benefícios e prerrogativas inerentes à sua formação.

Para a Profª. Joseni Meira, coordenadora do Colegiado de Pedagogia, “o reconhecimento do curso veio atender às expectativas de todos que aguardavam ansiosamente, regularizando a situação de alunos que concluíram o curso desde 2008 e estão aguardando o diploma para efetivarem sua atuação nas escolas e diversos espaços em vários municípios da região e outros Estados, bem como para aqueles que ainda vão ingressar no mercado de trabalho”.

Parabéns! A conquista é resultado do empenho e dedicação de todos que trabalham pelo desenvolvimento da Universidade.

Ato aprovado na 614ª Sessão do Conselho Pleno, em 06 de junho de 2011
Câmara de Educação Superior
Relator: Conselheiro Salvador Dal Pozzo Trevizan
Processo CEE Nº 0070182-0/2010 – Reconhecimento do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Município de Guanambi – Bahia

PARECER CEE Nº 152/2011
VOTO

Ante o exposto, somos de parecer que este Conselho Estadual de Educação da Bahia aprove o Reconhecimento do Curso de Licenciatura, inicialmente denominada, Pedagogia: Docência e Gestão de Processos Educativos (Resolução CONSU nº 273/2004 e Resolução CONSEPE nº 864/2007), para os alunos que ingressaram no período 2004 a 2007, com carga horária de 3.185 horas e Licenciatura em Pedagogia (Resolução CONSEPE n° 1.069/2009), para os alunos que ingressaram a partir de 2008, com carga horária de 3.470 horas, oferecido pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, no Departamento de Educação, Campus XII – Guanambi-Bahia, com 100 vagas anuais, na modalidade presencial, oferta regular, pelo período de 05 (cinco) anos encaminhando-se o presente Ato ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, em cumprimento aos fins estabelecidos no § 2º do Art. 3º da Lei nº 7.308, de 02 de fevereiro de 1998.

VOTO DO CONSELHO PLENO
O Conselho Estadual de Educação, em Sessão de 06 de junho de 2011 resolveu acolher o Parecer da Câmara de Educação Superior.

Aylana Alves dos Santos Gazar Barbalho
Presidente do CEE/BA




Envie uma mensagem:

One Response to “Curso de Pedagogia do DEDC XII recebe 5 anos de reconhecimento.”1

  1. César, julho 12th, 2011 at 14:02

    É o momento de se repensar a educação em nossa região para que seja voltada para o mercado de trabalho e para o desenvolvimento regional inclusive industrial de nossa região, carente de mão de obra qualificada o que impede que seja instalada qualquer grande indústria em nossa região. Fiz uma análise sobre o mercado de trabalho e as potencialidades de Guanambi e região voltados para o nosso desenvolvimento e cheguei aos cursos técnicos e superiores que poderiam ser implantados em Guanambi tanto no Centro Estadual de Educação Profissional de Guanambi (CEEP) quanto no Instituto Federal Baiano – campus Guanambi e na UNEB. Cursos técnicos: TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA; TÉCNICO EM MINERAÇÃO; TÉCNICO EM MECÂNICA; TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA; TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES; TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES; TÉCNICO EM QUÍMICA; TÉCNICO EM REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO; TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL; TÉCNICO EM MÓVEIS; TÉCNICO EM ALIMENTOS; TÉCNICO EM FARMÁCIA; TÉCNICO EM SISTEMAS DE TRANSMISSÃO; TÉCNICO EM DESENHO DE CONSTRUÇÃO CIVIL; TÉCNICO EM CARPINTARIA; TÉCNICO EM VESTUÁRIO; TÉCNICO EM CERÂMICA; TÉCNICO EM FABRICAÇÃO MECÂNICA; TÉCNICO EM TECELAGEM; TÉCNICO EM CURTIMENTO; TÉCNICO EM RECURSOS MINERAIS; TÉCNICO EM ELETRICIDADE; TÉCNICO EM ANÁLISES QUÍMICAS; TÉCNICO EM DESIGN DE MÓVEIS; TÉCNICO EM AGRIMENSURA Cursos superiores: ENGENHARIA DE MINAS; ENGENHARIA AGRÍCOLA; GEOLOGIA; ENGENHARIA ELÉTRICA; QUÍMICA INDUSTRIAL; ENGENHARIA QUÍMICA; ENGENHARIA METALÚRGICA; ENGENHARIA DE ALIMENTOS; ENGENHARIA DE MATERIAIS; LICENCIATURA EM FÍSICA Justificativa: A região de Guanambi está se tornando um centro de grande projeto de mineração, possui muitas fábricas de produtos cerâmicos, grande produção têxtil e de algodão, um grande centro de produção de energia eólica está em implantação, fábricas de móveis e de produtos químicos de pequena dimensão entre outras empresas que têm imensas dificuldades em conseguir mão de obra especializada. Por isso esses cursos listados poderiam contribuir em muito com o desenvolvimento de nossa região. Atualmente o há o CEEP de saúde e gestão, mas em Guanambi há um grande excedente de trabalhadores em áreas voltadas para trabalho administrativo e comercial que não são absolvidas pelo mercado de trabalho e esses cursos ofertados pelo CEEP já eram oferecidos por várias instituições privadas. Esperamos que haja uma mudança nos paradigmas da educação local o que constituiria uma grande avanço para o nosso desenvolvimento.