POR falcantara, 30 nov 2009, 12H22

O Departamento

O Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) – Campus XVIII – se situa no município de Eunápolis, que se localiza na região do Extremo Sul baiano, mais especificamente na Costa do Descobrimento, e limita-se, ao norte, com a região cacaueira e, ao sul, com a Costa da Baleia. Suas principais atividades econômicas são a agricultura, a agropecuária e a produção de celulose.

O DCHT, de início, era o Núcleo de Ensino Superior de Eunápolis (NESE) vinculado ao Departamento de Educação (DEDC) – Campus X –, localizado em Teixeira de Freitas, através da Lei n° 5.975, do Governo do Estado, publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia do dia 21 de setembro de 1990. Considerando a projeção de desenvolvimento da comunidade eunapolitana, o NESE desvinculou-se do Campus X, tornando-se um Departamento autônomo, o Campus XVIII, por força da Resolução CONSAD 005/2000, de 29 de agosto de 2000.

Atualmente, existem no Departamento os Cursos de Licenciatura em Letras e História e o Curso de Bacharelado em Turismo, estando matriculados neste Campus 306 (trezentos e seis) alunos nos curso regular, distribuídos em doze turmas, cinco no turno matutino, duas no vespertino e cinco no noturno. O DCHT formou três turmas, ainda vinculadas ao Campus X, e oito turmas, como Departamento autônomo.

O corpo docente é constituído por 44  professores efetivos e 03 professores substitutos, que, além das atividades de ensino, desenvolvem atividades de pesquisa e de extensão universitária.