POR Ascom/Toni Vasconcelos, 25 abr 2016, 20H25

Reunião plenária do Consepe repudia ataques à comunidade acadêmica

Toni Vasconcelos
Núcleo de Comunicação
Assessoria de Comunicação

x

Reitor José Bites destacou ações da gestão para transparência e modernização administrativa. Fotos: Juliana Cardoso/Ascom

Em sua reunião plenária anual, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UNEB aprovou nota de repúdio aos “ataques levianos e irresponsáveis promovidos por programa de rádio do município de Jacobina, e nas redes sociais, contra a imagem desta universidade, e contra os atos públicos realizados por estudantes, docentes e servidores da instituição”.

Os conselheiros também apoiaram posicionamento da Reitoria, que, por meio de nota pública, manifestou indignação frente às agressões sofridas pela docente Cláudia Ferreira e a sua turma do bacharelado em Enfermagem ofertado no Campus VII, em Senhor do Bonfim, durante atividades de estágio no Hospital Dom Antônio Monteiro, naquele município.

Nessa nota, “a universidade reitera o firme posicionamento contra qualquer tipo de preconceito e discriminação e/ou qualquer ação que fira a dignidade humana ou profissional na comunidade acadêmica ou externa”.

consepe_menor1

Câmaras técnico-acadêmicas também se reuniram

Já na análise da pauta da reunião, o Consepe referendou o calendário acadêmico para o semestre 2015.2, aprovado por resolução (link abaixo) publicada em janeiro deste ano. Foi constituída, entretanto, uma comissão para acompanhar e propor alterações, caso necessário, durante o período letivo.

O encontro, realizado em Salvador no último dia 13, reuniu cerca de uma centena de conselheiros, em sua maioria coordenadores de curso dos 29 departamentos da universidade.

Na abertura da sessão, o reitor da UNEB, José Bites, presidente do Consepe, lembrou aos conselheiros o período de campanha (dias 20 a 29) para a eleição direta de diretores(as) de departamento nos 24 campi da universidade.

consepe_menor2

Novos conselheiros tomaram posse na sessão

“Conforme expressamos em nota recentemente divulgada, esperamos que esse processo eleitoral seja marcado por discussões amadurecidas e pautadas em projetos de gestão contextualizados às especificidades e vocações territoriais, de modo a favorecer a consolidação da universidade em todos os territórios da Bahia”, destacou o reitor.

Professor José Bites salientou também ações da gestão voltadas a assegurar total transparência das decisões e uso dos recursos públicos, bem como que visam modernizar e qualificar as administrações central e setorial da instituição.

Outra resolução referendada pelo Consepe foi a que aprova o projeto pedagógico e o funcionamento do curso de pós-graduação lato sensu em Contabilidade e Desenvolvimento Regional, ofertado pelo Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus IX, em Barreiras.

As três câmaras técnico-acadêmicas que compõem o Conselho se reuniram no mesmo dia para analisar outros processos da pauta, cujas deliberações foram submetidas à plenária final para aprovação.

Acesse aqui Resolução 1.843/2016

Acesse aqui nota de repúdio referente a Jacobina

Acesse aqui nota pública referente a Senhor do Bonfim


  • No Related Post


Envie uma mensagem: